Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A química das tatuagens

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o estudante deverá saber que substâncias químicas estão presentes na aplicação de tatuagens, o que são pigmentos, tintas e corantes, conhecer que tipo de reações tem origem com a aplicação de tatuagens e saber os cuidados são necessários com a pele.

Duração das atividades
2 horas aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré requisito.

Estratégias e recursos da aula
  

A tatuagem tem sido utilizada para expressar e ou comunicar algo ou algum fato. Antes de optar por uma aplicação é preciso saber: o que são e que tipo de reações podem provocar na pele? O que são e de onde derivam os pigmentos? Que Substância química é utilizada para a remoção de tatuagens?

Organize a turma em grupos, solicite que acessem e respondam o quiz que está no link: http://www.abril.com.br/pagina/tatuagem_quiz.shtml

Em seguida a partir da leitura deverão fazer a um debate. Ao desenvolver as atividades cada equipe deverá ir construindo suas próprias anotações que posteriormente deverão ser disponibilizada em um blog.

Grupo 1 - Este grupo apresentará as definições, conceitos, métodos de aplicação enfim os detalhes relativos a aplicação de tatuagens.

Grupo 2 - Esta equipe deverá se posicionar contra a aplicação de tatuagens bem como apontar seus malefícios.

Grupo 3 - Deverá defender que a aplicação de tatuagens é benéfica para o homem e para sua saúde bem como para os profissionais que atuam neste mercado.

Grupo 4 - Esta turma fará a defesa sob a ótica do comportamento social.

Os estudantes deverão acessar, pesquisar e fazer suas próprias anotações no texto que selecionamos.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/tatuagens.htm

http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=55

Os estudantes deverão fazer pesquisa sobre corantes, tintas e pigmentos. As anotações deverão ser inseridas no blog.

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html

Todos os resultados das anotações produzidas pelas equipes deverão ser disponibilizadas em um blog.

  • Biologia: pode discutir os tipos de peles e a tipagem de sangue.
  • Etica: pode-se discutir valores e comportamentos sociais.
  • Matemática: fazer um levantamento na escola para saber quantos já se envolveram na aplicação de tatuagens.

praticafinal

Os grupos poderão produzir panfletos que orientem a comunidade sobre os riscos da aplicação de tatuagens e ainda tratar sobre a necessidade de se respeitar as diferentes opiniões sobre o tema

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser feita a partir das anotações que efetuarão no blog. Seria interessante observar a redação e apresentação das informações que irão produzir e nas atividades sugeridas nas aulas. O (A) professor(a) pode utilizar a rubrica para avaliar. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ocorrer ou não no laboratório de informática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.