25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
A partir desta aula o estudante deverá saber que substâncias químicas estão presentes na aplicação de tatuagens, o que são pigmentos, tintas e corantes, conhecer que tipo de reações tem origem com a aplicação de tatuagens e saber os cuidados são necessários com a pele.
Não há pré requisito.
A tatuagem tem sido utilizada para expressar e ou comunicar algo ou algum fato. Antes de optar por uma aplicação é preciso saber: o que são e que tipo de reações podem provocar na pele? O que são e de onde derivam os pigmentos? Que Substância química é utilizada para a remoção de tatuagens?
Organize a turma em grupos, solicite que acessem e respondam o quiz que está no link: http://www.abril.com.br/pagina/tatuagem_quiz.shtml
Em seguida a partir da leitura deverão fazer a um debate. Ao desenvolver as atividades cada equipe deverá ir construindo suas próprias anotações que posteriormente deverão ser disponibilizada em um blog.
Grupo 1 - Este grupo apresentará as definições, conceitos, métodos de aplicação enfim os detalhes relativos a aplicação de tatuagens.
Grupo 2 - Esta equipe deverá se posicionar contra a aplicação de tatuagens bem como apontar seus malefícios.
Grupo 3 - Deverá defender que a aplicação de tatuagens é benéfica para o homem e para sua saúde bem como para os profissionais que atuam neste mercado.
Grupo 4 - Esta turma fará a defesa sob a ótica do comportamento social.
Os estudantes deverão acessar, pesquisar e fazer suas próprias anotações no texto que selecionamos.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/tatuagens.htm
http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=55
Os estudantes deverão fazer pesquisa sobre corantes, tintas e pigmentos. As anotações deverão ser inseridas no blog.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/dye/corantes.html
Todos os resultados das anotações produzidas pelas equipes deverão ser disponibilizadas em um blog.
Os grupos poderão produzir panfletos que orientem a comunidade sobre os riscos da aplicação de tatuagens e ainda tratar sobre a necessidade de se respeitar as diferentes opiniões sobre o tema
Como surgiram e como funcionam as tatuagens
http://quimicaeducacao.blogspot.com/2008_10_01_archive.html
http://libertosdoopressor.blogspot.com/2009/09/quimica-das-tatuagens.html
http://socialtatoo.blogspot.com/2008/02/vou-estrear-ento.html
http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/a-quimica-tatuagem.htm
http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/quando-surgiu-a-tatuagem
http://mundoestranho.abril.com.br/cultura/pergunta_286265.shtml
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/13072
http://uniclabjor.wordpress.com/category/tatuagem/
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3679506-EI8399,00.html
A avaliação poderá ser feita a partir das anotações que efetuarão no blog. Seria interessante observar a redação e apresentação das informações que irão produzir e nas atividades sugeridas nas aulas. O (A) professor(a) pode utilizar a rubrica para avaliar. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ocorrer ou não no laboratório de informática.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!