Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Você tem medo de envelhecer? Ageing in Brazil and around the world!

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver a habilidade de compreender informações específicas de textos, bem como ampliar seu vocabulário a respeito do tema “idoso e envelhecimento”.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Para iniciar as discussões do tema proposto nestas aulas, o envelhecimento da população do Brasil e do mundo, os alunos assistirão ao vídeo “Poema do Idoso” (Fig. 1), que tem a duração de dois minutos e trinta segundos (2:30).

RECURSO
Poema do Idoso
http://www.youtube.com/watch?v=vVEvMI4g_Qg&feature=related  

Vídeo Idoso

Figura 1 – Imagem do Recurso

Observação: o vídeo poderá ser salvo em DVD e exibido para todos os alunos ao mesmo tempo!

A partir da exibição do vídeo o professor deverá promover uma discussão em aula aberta visando levar o educando a refletir sobre fase evolutiva do ciclo de vida, a terceira idade – que é natural, pois praticamente todos passarão por ela – e sobre a importância do respeito aos idosos, que são como eles, mas vivem uma fase da vida diferente. Para tanto, sugerimos as seguintes questões norteadoras:

1. What age do you want to live to? Why? / Você quer viver até qual idade? Por quê?
2. Are you afraid of getting old? / Você tem medo de envelhecer?
3. What is your ideal old age to live to? / Até qual idade é ideal se viver?
4. Where do you see yourself when you are 70 years old? / Onde você se vê aos setenta anos de idade?

Questões adaptadas de: http://iteslj.org/questions/age.html Acesso em: 15 de novembro de 2009.

ATIVIDADE 1

Neste momento o professor pedirá aos alunos que acessem o link abaixo, e proporá a leitura do poema “O Velho do Espelho” de Mário Quintana e a análise do quadro “Old Man in Sorrow (On the Threshold of Eternity)” de Van Gogh (Fig. 2).

Old Man

Figura 2 - Vincent van Gogh - Old Man in Sorrow (On the Threshold of Eternity) Disponível em:
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vincent_van_Gogh_-_Old_Man_in_Sorrow_(On_the_Threshold_of_Eternity).jpg  Acesso em: 06 de novembro de 2009.

RECURSO
Poema “O Velho do Espelho”

Por acaso surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e que é tão mais velho do que eu?
Porém seu rosto é cada vez menos estranho…
Meu Deus, meu Deus…Parece meu velho pai – que já morreu!
Como pude ficarmos assim?
Nosso olhar – duro – interroga:
“O que fizeste de mim?!”
Eu, pai? Tu é que me invadiste,
lentamente, ruga a ruga… Que importa?
Eu sou ainda
aquele mesmo menino teimoso de sempre
E os teus planos enfim lá se foram por terra.
Mas sei que vi, um dia – a longa e inútil guerra!-
Vi sorrir, nesses cansados olhos, um orgulho triste…

Mario Quintana

Disponível em: http://amizadepoesia.wordpress.com/2008/01/25/o-velho-do-espelho/  Acesso em 06 de novembro de 2009.

Neste momento os alunos poderão expor seus pontos de vista e opiniões livremente, sobre o poema de Mário Quintana e sobre a tela de Van Gogh, conforme se sentirem à vontade para tanto. É importante que o professor favoreça a participação dos alunos e a exposição de suas impressões e opiniões acerca do que foi lido e visto.

Dando sequência a atividade anterior, os alunos deverão ser divididos em duplas para debaterem sobre o tema “Getting old – Envelhecer”. Para tanto, sugerimos a seguinte atividade, que está na Folha de Atividade 1 (Fig. 3):

RECURSO
Atividade Getting Old
http://www.slideshare.net/jugense/o-velho-do-espelho

GETTING OLD: Do you worry about getting old? Rate these and share your ratings with your partner: 10 = this is a huge worry; 1 = I’m not at all worried about this.
• graying hair / going bald
• loss of physical strength
• memory loss
• money
• loneliness
• boredom
• looking old
• personal safety

Atividade adaptada de: http://www.breakingnewsenglish.com/0907/090721-senior_citizens.html Acesso em 06 de novembro de 2009.

Atividade Velho do Espelho

Figura 3 – Imagem do Recurso

Para realização desta atividade o professor poderá sugerir o uso de dicionários inglês-português. As duplas poderão ser trocadas duas ou três vezes, favorecendo a interação e a troca de opiniões sobre o tema debatido entre os alunos.
Ao final deste momento, o professor deverá propor uma breve discussão em aula aberta, na qual os alunos que se sentirem à vontade poderão se manifestar em Inglês ou em Português acerca da referida temática, concluindo a atividade.

ATIVIDADE 2

Novamente em duplas os alunos receberão a Folha de Atividade 2 (Fig. 4), conforme link abaixo. A atividade propõe, a partir de expressões relacionadas ao tema “envelhecer”, formar frases, usando as palavras das duas colunas, conforme postado abaixo:

PHRASE MATCH: Match the following phrases from the article (sometimes more than one. combination is possible):
1. The world is getting                            a. over-65s
2 growing at its fastest                          b. for the aged
3. just over half a billion                         c. much higher taxes
4. the number of elderly will soon           d. people company
5. The workforce will have to pay            e. older and older
6. Aging is affecting every country in      f. as being young
7. changing the social and economic       g. rate ever
8. a booming industry in Japan to cater   h. nature of the planet
9. companions on sale to keep old          i. outnumber the young
10. We now often view a 60-year-old     j. every part of the world

O intuito deste momento é ampliar o vocabulário dos alunos preparando-os para a leitura do artigo “The world is getting older and older” que trata da questão do envelhecimento das população mundial e seus impactos na vida em sociedade, que acontecerá em seguida. Caso necessário dicionários inglês-português poderão ser usados. O artigo proposto segue abaixo:

THE ARTICLE
The world is getting older and older. Not the planet, but the people who live on it. A new report reveals the global population of older people is growing at its fastest rate ever. The United States Census Bureau calculated there were just over half a billion over-65s in 2008. Officials predict this number will more than double to 1.3 billion by 2040. Around 14 per cent of the world’s population will be retirement age. Researchers say the number of elderly will soon outnumber the young for the first time in human history. This will have a big impact on our societies, economy, and the way we live. An older population will push up pension and healthcare costs. The workforce will have to pay much higher taxes to look after more old people.
America’s National Institute of Aging reports: "Aging is affecting every country in every part of the world....Global aging is changing the social and economic nature of the planet and presenting difficult challenges." Japan is already dealing with these problems and they are expected to get worse. By 2040, experts predict one per cent of the Japanese population will be over 100 years old. There is a booming industry in Japan to cater for the aged. Engineers are developing robots to feed and clean up after the elderly. There are now robot companions on sale to keep old people company. One positive effect of our aging population is tha t we need to think again when middle age and old age is. We now often view a 60-year-old as being young.

RECURSO
Folha de Atividade 2 - Phrase Match
http://www.slideshare.net/jugense/the-article-ageing

Atividade Idoso

Figura 4 – Imagem do Recurso

Neste momento, o professor deverá passar pelas duplas, orientando e supervisionando os trabalhos.

Ao final deste momento o professor deverá corrigir a atividade solicitando que algumas duplas dirijam-se à lousa e escrevam algumas expressões que conseguiram formar, dizendo seu significado. Logo após que todas as expressões estiverem na lousa, o professor revisará o trabalho dos alunos, solicitando, caso necessário a repetição das mesmas. Reforçamos que tais expressões fazem parte do texto.

ATIVIDADE 3


Cada aluno receberá uma cópia do texto, conforme postado no recurso abaixo, para a leitura, respondendo a atividade, a qual consiste em identificar quais informações das frases propostas na atividade são verdadeiras e quais são falsas, de acordo com o texto “The world is getting older and older.”

RECURSO
Folha de Atividade 2 – Texto e Atividade True or False
http://www.slideshare.net/jugense/the-article-ageing


TRUE / FALSE: Look at the article’s headline and guess whether these sentences are true (T) or false (F):
a. The planet’s population is getting older faster than ever before. T / F
b. There are around a billion people aged 65 or older alive today. T / F
c. The number of elderly people will increase by 14% by the year 2040. T / F
d. More old people in society will mean higher taxes for working people. T / F
e. There is not a part of the world that doesn’t have an aging population. T / F
f. One percent of Japan’s population will be over 100 years old by 2040. T / F
g. Japanese companies are developing robots to be friends for the elderly. T / F
h. Societies will have to rethink what middle-aged and old age mean. T / F

Os alunos poderão debater as respostas em duplas neste momento (Fig.5).

Duplas
Figura 5 – Alunos em Duplas
Fonte: http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/4969/4969165/7025/aulaemdupla.JPG  Acesso em: 08 de novembro de 2009.

Para correção sugerimos que o professor peça para que as duplas que se sintam à vontade digam suas respostas e promova um pequeno debate das mesmas em aula aberta, confirmando por fim se a resposta está adequada ou não em relação ao que foi apresentado no texto.

ATIVIDADE 4

Neste momento, os alunos, ainda em duplas,debaterão sobre a influência do envelhecimento da população no Brasil, tais como efeitos na economia e o, preenchendo a tabela da última atividade proposta na Folha de Atividade 2 (Fig. 6).


AGING POPULATION: How will more old people change Brazil? Complete this table with your partner. Change partners and share what you wrote. Change again and share what you heard.
Challenges Good or bad? - Why?
Economy
Television shows
Shops
Government spending
Roads and transport
Jobs

RECURSO
Folha de Atividade 2 – Complete This Table With a Partner
http://www.slideshare.net/jugense/the-article-ageing

Atividade Idoso
Figura 6 – Imagem do Recurso

Sugerimos que os seguintes sites sejam consultados durante a realização da atividade (Fig. 7):

RECURSO
Sites Sugeridos
1. http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/idoso/politica_do_idoso_no_brasil.html
2. http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/brasileiros_mais_velhos.html
3. http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-idoso.htm
4. http://www.serasa.com.br/guiaidoso/18.htm
5. http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=306961
6. http://direitodoidoso.braslink.com/01/artigo011.html

Site sobre Idoso
Figura 7 – Imagem do Site Direito do Idoso

Ao final deste momento o professor promoverá um pequeno debate em aula aberta sobre as respostas dadas dialogando com os alunos sobre a questões tais como o respeito aos idosos e a perspectiva de vida da população brasileira.

Sugestões

1. Escrever textos em Inglês sobre a situação do idoso no Brasil a partir das leituras feitas. Tais textos poderão ser postados nos murais da escola.

2. Pesquisar sobre o projeto “Adopt a Granddad”, com base nas seguintes questões norteadoras:

“What can you do? - Adopt a granny or granddad”

In the UK there’s an organisation called Adopt a Granny. It is an introduction agency and will match up families with Grandparents who would like to be ‘adopted’ by a family.
This means they take on the role of Grandparents to a family who don’t have grandparents nearby.

1. Do you think ‘adopting’ a Granny or Grandad is a good idea?
2. H ow do you think a family could benefit by adopting a Granny?
3. How do you think an old person could benefit by being ‘adopted’ by a family?
4. Is there anything similar Brazil?

Questões adaptadas de: http://www.teachingenglish.org.uk/language-assistant/essential-uk/getting-old  Acesso em: 06 de novembro de 2009.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de ler o texto e debatê-lo, engajando-se nas atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.