01/12/2009
José Luiz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Vivenciar o pique linha e o pique limeba enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Ampliar a capacidade de sistematização dos jogos populares, criando novas possibilidades de variações.
Reconhecer o brincar como meio de transmissão de valores sociais, por meio do respeito as suas regras, e da criação de estratégias do jogo.
Aplicar o plano de aula “pique ameba e suas variações”.
Está aula terá que ser aplicada em uma quadra com marcação das linhas, ou deverá ser demarcado com giz algumas linhas no espaço que estará sendo utilizado na aula.
Atividade 1
O pique linha é um jogo bastante disseminado nas escolas, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental, por ser um jogo que possibilita inúmeras vivências aos alunos, uma atividade muito dinâmica.
O jogo se apresenta da seguinte forma: Um aluno será o pegador ou estará no pique. As outras crianças fugirão do pegador, mas só poderão correr sobre as linhas da quadra e não poderão pular de uma linha para a outra, quando forem tocados pelo pegador deverão sentar imediatamente na linha, bloqueando a passagem para os outros alunos.
Como sugestão de estratégia, o professor poderá sugerir aos alunos que não estiverem pegos que deverão criar caminhos alternativos para não ficarem encurralados entre os colegas sentados e o pegador.
O pegador também terá que andar sobre as linhas, a única diferença na
movimentação entre o pegador e os outros alunos, é de poder passar onde tem alunos sentados.
Atividade 2
Realizar o pique ameba para lembrar de suas regras.
Consulta o portal do Professor a aula "pique ameba e suas variações".
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Nesta atividade o professor deverá questionar com os alunos que foram pegos (colados) no começo da atividade 1, o que eles achavam? Torna a atividade monótona?
Com certeza os primeiros a serem pegos não gos tam da situação de esp erar o pegador dar co nta de todos os outros alunos. Então o professor deverá propor uma saída (mudança de regra) para esse desconforto e tornar o jogo mais dinâmico para todos.
O pique continua com o pique ameba, mas agora ele se chamará pique limeba, pois os alunos que forem pegos (colados) no começo da atividade, poderão usar do artifício do pique ameba, ou seja, quando uma outra pessoa que não esteja colada passar próximo aos colados, elas poderão ser coladas pelos colegas sentados, que ficarão livres em seu lugar.
Atividade 4
Realizar o pique com dois pegadores.
Verificar se os alunos reconhecem os piques enquanto categoria de jogos e brincadeiras populares.
Reconhecer as possibilidades de criar variações nos jogos e brincadeiras populres.
Reconhecer o brincar como meio de transmissão de valores sociais, por meio do respeito as suas regras, e da criação de estratégias do jogo.
Sobre a realização das atividades conversar com a turma sobre as estratégias utilizadas para encontrarem caminho nas linhas, que cada vez vai ficando mais complicado. Quais foram as maiores dificuldades encontradas? Era válido criar alguma estratégia individual ou em grupo? A primeira atividade era interessante para todos até o ultimo ser pego? Os que eram pegos no início reclamaram de ficar muito tempo sentados? Com a segunda atividade, esses problemas foram sanados?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!