Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO – SIMETRIA

 

27/11/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá a definir simetria, identificar eixo de simetria e desenhar figuras simétricas.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá conhecer retas perpendiculares, ter noção de distância e saber utilizar os instrumentos de Desenho.
Estratégias e recursos da aula

- Materiais necessários para atividade:

            - Papel branco ou colorido;

            - Tesoura;

            - Lápis ou lapiseira;

            - Par de esquadros;

            - Régua;

            - Compasso (material opcional);

            - Cola branca.

- Introdução ao tema

            Professor, inicie a aula falando sobre o tema que será abordado.

            Pergunte aos alunos se eles têm ideia do que a palavra SIMETRIA quer dizer.

            Mostre para os alunos algumas imagens que sejam simétricas. Seguem sugestões de imagens simétricas:

undefinedundefinedundefined

Imagem 1 – Borboleta. Link: http://populo.weblog.com.pt/arquivo/borboleta.jpg

Imagem 2 – Foto de Teatro da Paz, Belém do Pará. Link: http://ima.dada.net/image/medium/7356389.jpg

Imagem 3 – Memorial a Jefferson, Estados Unidos. Link: http://www.visitingdc.com/images/jefferson-memorial-picture.jpg

Instigue-os a perceber que, em uma forma simétrica, há uma reta que “divide” a imagem ao meio, a qual se dá o nome eixo de simetria. Trace essa reta em uma ou mais figuras apresentadas.

 Destaque ainda alguns pontos da figura e solicite a turma que aponte onde estão os pontos simétricos, que têm a mesma distância para o eixo de simetria. Explique aos alunos que a união dos pontos simétricos formam um segmento de reta perpendicular ao eixo de simetria. A imagem abaixo ilustra a explicação.

Veja a imagem acima em resolução maior no link http://www.4shared.com/file/154922960/d17cc80e/MEMORIAL_JEFFERSON_COM_EIXO_E_PONTOS.html

- Atividade

Distribua aos alunos folhas de papel branco ou colorido.

          Solicite aos alunos que façam dobras na folha em forma de sanfona (vide imagem abaixo).

Em seguida, peça para que façam um desenho em uma parte da folha dobrada, de modo que esse desenho mantenha uma ligação com as extremidades dobradas na folha.

            Terminado o desenho, os alunos cortarão a forma desenhada. Se possível, mostre aos alunos um exemplo de trabalho pronto para que eles possam ter uma melhor noção de como resolver o desenho de maneira que, ao cortar a forma, permaneça uma ligação entre elas.

            A intenção dessa atividade é que o aluno perceba que, ao cortar a folha, obteve figuras simétricas à desenhada anteriormente.

            Veja um exemplo na imagem abaixo:

Feita a multiplicação das formas através da dobradura e do corte, oriente os alunos para que colem as formas em uma folha de papel e marque tod os os eixos de simetria possíveis.

Avaliação

Avalie os alunos através dos trabalhos confeccionados e do bom entendimento do conteúdo.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.