27/11/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
- Materiais necessários para atividade:
- Papel branco ou colorido;
- Tesoura;
- Lápis ou lapiseira;
- Par de esquadros;
- Régua;
- Compasso (material opcional);
- Cola branca.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula falando sobre o tema que será abordado.
Pergunte aos alunos se eles têm ideia do que a palavra SIMETRIA quer dizer.
Mostre para os alunos algumas imagens que sejam simétricas. Seguem sugestões de imagens simétricas:
Imagem 1 – Borboleta. Link: http://populo.weblog.com.pt/arquivo/borboleta.jpg
Imagem 2 – Foto de Teatro da Paz, Belém do Pará. Link: http://ima.dada.net/image/medium/7356389.jpg
Imagem 3 – Memorial a Jefferson, Estados Unidos. Link: http://www.visitingdc.com/images/jefferson-memorial-picture.jpg
Instigue-os a perceber que, em uma forma simétrica, há uma reta que “divide” a imagem ao meio, a qual se dá o nome eixo de simetria. Trace essa reta em uma ou mais figuras apresentadas.
Destaque ainda alguns pontos da figura e solicite a turma que aponte onde estão os pontos simétricos, que têm a mesma distância para o eixo de simetria. Explique aos alunos que a união dos pontos simétricos formam um segmento de reta perpendicular ao eixo de simetria. A imagem abaixo ilustra a explicação.
Veja a imagem acima em resolução maior no link http://www.4shared.com/file/154922960/d17cc80e/MEMORIAL_JEFFERSON_COM_EIXO_E_PONTOS.html
- Atividade
Distribua aos alunos folhas de papel branco ou colorido.
Solicite aos alunos que façam dobras na folha em forma de sanfona (vide imagem abaixo).
Em seguida, peça para que façam um desenho em uma parte da folha dobrada, de modo que esse desenho mantenha uma ligação com as extremidades dobradas na folha.
Terminado o desenho, os alunos cortarão a forma desenhada. Se possível, mostre aos alunos um exemplo de trabalho pronto para que eles possam ter uma melhor noção de como resolver o desenho de maneira que, ao cortar a forma, permaneça uma ligação entre elas.
A intenção dessa atividade é que o aluno perceba que, ao cortar a folha, obteve figuras simétricas à desenhada anteriormente.
Veja um exemplo na imagem abaixo:
Feita a multiplicação das formas através da dobradura e do corte, oriente os alunos para que colem as formas em uma folha de papel e marque tod os os eixos de simetria possíveis.
Avalie os alunos através dos trabalhos confeccionados e do bom entendimento do conteúdo.
Quatro estrelas 4 calificaciones
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15/08/2012
Cinco estrelasotima a aula me ajudou muito
29/09/2011
Cinco estrelasachei interessante a aula.
27/07/2011
Cinco estrelasisso fas que as crianças aprendao muito aulas de simetria geometria e muito mais
24/03/2010
Quatro estrelasUma boa aula para aplicar tanto em desenho como artes para apreciação de formas de artes.