30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Verificar a origem do Basquetebol; reconhecer o projeto NBB como uma tentativa de transformar o referido esporte em espetáculo (seguindo o modelo norte-americano).
Nenhum
Espaço: uma quadra ou um pátio grande
Material: uma bola de basquetebol, uma cesta de lixo com fundo e um balde sem fundo.
Atividade 1
Apresentar a origem do Basquetebol e vivenciar o jogo como foi criado(nove jogadores de cada lado,numa quadra que seria a metade do tamanho do espaço atual,a cesta, colocada a 3.05 m, num primeiro momento será a de lixo com fundo, para se perceber a dificuldade de se retirar a bola quando se fazia ponto. Num segundo momento utiliza-se o balde sem fundo).
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php
Atividade 2
Vivenciar, de forma adaptada, o esporte com sua regras atuais
Regras do basquete em:
http://esportes.br101.org/basquete/regras-basquete.html
Atividade 3
Perguntar aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar em NBB (Novo Basquete Brasil). Apresentar a eles alguns pontos importantes desse projeto: a regra é a mesma do basquete convencional (regulamentada pela FIBA). Foram realizadas algumas alterações como: a participação da TV (que ocupa lugar central, ou seja, interfere diretamente nos acontecimentos que rodeiam os jogos); a dinâmica do campeonato - dando premiações pessoais aos jogadores que forem destaque em: pontuação, rebotes, assistências, recuperação de bolas, bloqueios (toco), enterradas e eficiência geral, a realização do campeonato em cinco fases: fase de classificação, playoff (melhor de 5 partidas) do 5º ao 12º colocado, quartas-de-final, semi-final e final, o que torna o campeonato mais disputado e extenso.
Fonte(em regulamento):
http://www.liganacionaldebasquete.com.br/interna.php?s=arquivo&p=301
Realizar com a turma uma disputa de enterradas e de rebotes. Posteriormente, realizar o jogo, adaptando a cesta de basquete (com uma cesta de lixo ou balde sem fundo, pendurado em uma altura menor que a cesta convencional) de forma que seja possível fazer as enterradas durante o jogo. O professor deve fazer o scout (levantamento estatístico) da partida para dar destaque aos alunos que desempenharam melhor os fundamentos pontuação, rebotes, assistências, recuperação de bolas, bloqueios, ente rradas e eficiência em geral.
Ativida de 4
Perguntar aos alunos quais as principais diferenças entre as três práticas, (direcionar a discussão para que a turma compreenda que no primeiro caso o jogo era mais recreativo, lúdico; que no segundo momento as regras são mais rígidas e uniformizadas pelas federações caracterizando-o como esporte; que no terceiro momento o esporte tem sua dinâmica modificada para atrair o público aos ginásios e divulgar o marketing esportivo)
Atividade 5
Mostrar trechos de partidas de Basquetebol nos EUA (NBA) e no Brasil e nos moldes do NBB.
http://www.basquete.tv/videos-de-basquete.php
http://www.youtube.com/watch?v=hkvAbh50Rss
http://ww w.youtube.com/watch?v=u9qkVScMHPs
http://www.youtube.com/watch?v=9St9CTZxXi0
Discutir com a turma quais as semelhanças e as diferenças encontradas entre as duas partidas.
Levar os alunos a compreender o NBB como uma tentativa de divulgar o esporte como produto do mercado esportivo envolvendo grandes empresas e a mídia, assim como acontece nos EUA.
Pedir aos alunos que façam uma pequena redação relatando a evolução do Basquetebol desde a sua criação até o projeto NBB, destacando os objetivos que embasam o esporte em cada momento.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!