Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O Basquete voltando a cena: O NBB (o Novo Basquete Brasil)

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Verificar a origem do Basquetebol; reconhecer o projeto NBB como uma tentativa de transformar o referido esporte em espetáculo (seguindo o modelo norte-americano).

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma quadra ou um pátio grande

Material: uma bola de basquetebol, uma cesta de lixo com fundo e um balde sem fundo.

Atividade 1

Apresentar a origem do Basquetebol e vivenciar o jogo como foi criado(nove jogadores de cada lado,numa quadra que seria a metade do tamanho do espaço atual,a cesta, colocada a 3.05 m,  num primeiro momento será a de lixo com fundo, para se perceber a dificuldade de se retirar a bola quando se fazia ponto. Num segundo momento utiliza-se o balde sem fundo).

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Basquetebol

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/basquete/historia-do-basquete.php

Atividade 2

Vivenciar, de forma adaptada, o esporte com sua regras atuais

Regras do basquete em:

http://esportes.br101.org/basquete/regras-basquete.html

Atividade 3

Perguntar aos alunos se eles conhecem ou já ouviram falar em NBB (Novo Basquete Brasil). Apresentar a eles alguns pontos importantes desse projeto: a regra é a mesma do basquete convencional (regulamentada pela FIBA). Foram realizadas algumas alterações como: a participação da TV (que ocupa lugar central, ou seja, interfere diretamente nos acontecimentos que rodeiam os jogos); a dinâmica do campeonato - dando premiações pessoais aos jogadores que forem destaque em: pontuação, rebotes, assistências, recuperação de bolas, bloqueios (toco), enterradas e eficiência geral, a realização do campeonato em cinco fases: fase de classificação, playoff (melhor de 5 partidas) do 5º ao 12º colocado, quartas-de-final, semi-final e final, o que torna o campeonato mais disputado e extenso.

Fonte(em regulamento):

http://www.liganacionaldebasquete.com.br/interna.php?s=arquivo&p=301

Realizar com a turma uma disputa de enterradas e de rebotes. Posteriormente, realizar o jogo, adaptando a cesta de basquete (com uma cesta de lixo ou balde sem fundo, pendurado em uma altura menor que a cesta convencional) de forma que seja possível fazer as enterradas durante o jogo. O professor deve fazer o scout (levantamento estatístico) da partida para dar destaque aos alunos que desempenharam melhor os fundamentos pontuação, rebotes, assistências, recuperação de bolas, bloqueios, ente rradas e eficiência em geral.

Ativida de 4

Perguntar aos alunos quais as principais diferenças entre as três práticas, (direcionar a discussão para que a turma compreenda que no primeiro caso o jogo era mais recreativo, lúdico; que no segundo momento as regras são mais rígidas e uniformizadas pelas federações caracterizando-o como esporte; que no terceiro momento o esporte tem sua dinâmica modificada para atrair o público aos ginásios e divulgar o marketing esportivo)

Atividade 5

Mostrar trechos de partidas de Basquetebol nos EUA (NBA) e no Brasil e nos moldes do NBB.

http://www.basquete.tv/videos-de-basquete.php

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM976151-7824-NBB+SE+PREPARA+PARA+O+JOGO+DAS+ESTRELAS,00.html

http://www.youtube.com/watch?v=hkvAbh50Rss

http://ww w.youtube.com/watch?v=u9qkVScMHPs

http://www.youtube.com/watch?v=9St9CTZxXi0

Discutir com a turma quais as semelhanças e as diferenças encontradas entre as duas partidas.

Levar os alunos a compreender o NBB como uma tentativa de divulgar o esporte como produto do mercado esportivo envolvendo grandes empresas e a mídia, assim como acontece nos EUA.

Avaliação

Pedir aos alunos que façam uma pequena redação relatando a evolução do Basquetebol desde a sua criação até o projeto NBB, destacando os objetivos que embasam o esporte em cada momento.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.