Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


salto em distância.

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
OSWALDO PEREIRA TORREZIO JÚNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Introdução ao salto em distância.

Verificar e vivenciar as etapas básicas necessárias a realização de um bom salto em distância.

Duração das atividades
100 minutos; 2 (duas) aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento anterior para esta aula
Estratégias e recursos da aula

O professor deverá preferencialmenteutilizar um espaço gramado ou possuir colchões para amortecer o impacto dos exercícios nos alunos.

Atividade 1

Através de uma conversa com os alunos, pedir que apontem o que seria necessário para saltar mais longe. Elencar os elementos que serão utilizados em atividades nas aulas que levem a saltar mais longe: correr em velocidade, impulsão e queda.

O professor deverá explicar como se executa o salto em distância.

O salto em distância é um salto relativamente simples se comparado com salto com vara e o salto triplo.

Os atletas correm certa distância para tomar o maior impulso possível até chegar na tabua de impulsão. Ali eles dão um grande impulso para frente, tendo cuidado para não queimar (passar o pé da tabua de impulsão), e caem sobre uma caixa de área ou saibro. preferencialmente com os dois pés unidos.

Para realizar-se um salto o atleta necessita de algumas capacidades físicas importantes: velocidade, explosão e força,

O salto tem algumas fases bem marcantes, a primeira delas é a corrida onde o atleta atinge a maior velocidade possível.

A segunda é a impulsão onde o objetivo é conseguir a máxima altura sem perder velocidade horizontal, onde o seu centro de gravidade é aumentado. A fase seguinte é a aérea, onde o atleta usará a técnica necessária para fazer o melhor salto possível, e por último, a aterrissagem, onde ele tentará cair com o glúteo mais próximo aos calcanhares.

Mostrar as figura abaixo para os alunos:

Fases do salto

http://3.bp.blogspot.com/_qAKinKI0qVk/Sp7obpKsULI/AAAAAAAAAFE/Ut0H9-42yYo/s400/FASES+DO+SALTO+EM+DISTANCIA.jpg

http://oglobo.globo.com/fotos/2008/08/22/22_MVG_ESP_MAURREN_2208.jpg

http://www.cbat.org.br/imagens_news/1847.jpg

Atividade 2

 Propor aos alunos que saltem a partir de um ponto determinado (um risco com giz no chão ou um pedaço de corda).

Pedir que experimentassem dar o impulso com a perna direita e com a esquerda.

Explicar que temos uma perna de impulsão, na qual oferece mais potencia no impulso para o salto. Pedir que eles tentem identificar qual é esta perna, realizando alguns saltos alternando a perna utilizada para impulsão.

Atividade 3

Após identificarem a perna de impulsão, pedir que determinem uma distância para realistarem a corrida de modo a chegar ao local da impulsão com máxima velocidade.

Realizar o salto pedindo que confirmem se:

Estão saltando próxima a marca de impulsão.

Estão chegando com máxima velocidade antes de realizar a impulsão

Se não estiverem conseguindo alcançar estes objetivos, o professor deverá orientar os alunos que mudem o local de onde iniciaram a corrida;

Atividade 4

Apontar a necessidade de se ganhar um pouco de altura na fase aérea do salto para que se obtenha uma maior distância.

A aproximadamente 1 metro de distancia da marca de impulsão dos saltos, segurar uma corda a aproximadamente 50cm do chão.

Pedir para que realizem o salto ultrapassando a corda, buscando também realizar a queda com os dois pés.

Atividade 5

Realizar os saltos marcando a distância saltada pelos alunos. Poderá marcar com giz, caso esteja realizando os salto em uma quadra, ou utilizar um espeto de bambu caso esteja realizando em local de terra ou areia. Cada aluno deverá saltar três vezes buscando superar suas marcas. Ao final, cada aluno terá sua marca estabelecidas podendo identificar os melhores saltadores. Caso tenha uma trena, pode-se medir neste momento a distância que cada um atingiu.

Recursos Complementares

O Professor poderá consultar o SITE da Confederação Brasileira de Atletismo.

http://www.cbat.org.br/

Avaliação

O professor deverá verificar se os alunos conseguiram entender sobre os principais elementos necessário para que se realize um bom salto.

 Pedir ao melhor saltador que realize um salto para observações da turma sobre a utilização dos conceitos empregados na aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.