Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso de textos informativos e observação: práticas de pesquisa com terrários na escola.

 

25/02/2009

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver um experimento relacionado ao meio ambiente, abordando o ciclo da água. Desenvolver procedimentos de pesquisa utilizando diferentes fontes de informação. “Ler para aprender” – utilizar textos informativos. Produzir textos- legendas, integrando imagem e texto. Produzir texto informativo. Desenvolver trabalho colaborativo.
Duração das atividades
1 mês
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento de conhecimentos prévios: o que os alunos já sabem sobre o ciclo da água na natureza? Esse levantamento é importante para que o educador lance questionamentos ao grupo desencadeie as pesquisas, bem como, desperte o desejo de saber mais.
Estratégias e recursos da aula

Pergunte aos alunos o que supõem que acontece com a água da chuva em nosso ambiente e anote as hipóteses do grupo. Garanta que todas as idéias sejam acolhidas, anotando todas elas.


Proponha-lhes a realização de um experimento sobre o tema. Forme grupos de quatro alunos e, na sala de informática da escola, peça que acessem o conteúdo Terrário, disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9863/Terrario/index.html. Esse material, produzido sob a consultoria de Maria de Lourdes Barreto, mostrará, passo a passo, como cada grupo deverá construir seu terrário. Combine uma data para que tragam os materiais necessários à aula.

 

 

Montem os terrários e deixem em lugar acessível para que outras turmas da escola os vejam. Criem um painel, sinalizando o local com o título e o objetivo da atividade: observar o meio ambiente em micro-escala e o ciclo da água nesse contexto.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/terrario1.jpg                                       http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/terrario2.jpg                                   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/terrario3.jpg

Disponibilize uma máquina digital para que, diariamente, os grupos fotografem seus terrários, bem como, oriente-os a discutir o que observaram e combinar o texto legenda para as fotos. É importante garantir que os quatro integrantes do grupo tenham tarefas definidas: fotografar e salvar a foto em pasta digital do grupo, registrar o texto legenda elaborado pelo grupo, organizar imagem e texto no processador de texto...


Após alguns dias, retome com os grupos as hipóteses iniciais da turma sobre o que acontece com a água da chuva e discutam-nas mediante as observações. Provoque-os a ter novas perguntas a partir das constatações. Proponha que os grupos pesquisem na Internet , usando a sala de informática da escola, e em livros dos próprios alunos e da biblioteca da escola a mesma questão. Acompanhe essa busca para intervir durante a seleção de informações relevantes, pois saber extraí-las de textos informativos é uma aprendizagem a ser desenvolvida. Para isso estimule-os a:


• procurar no índice ou no sumário o número da página em que está o texto com a informação buscada, no caso dos livros;


• antecipar o que pode estar escrito, observando imagens, legendas, gráficos, títulos e subtítulos para ter uma idéia geral do conteúdo;


• definir palavras-chave relacionadas (água - chuva, ciclo da água, “ o que acontece com a água da chuva”...) e refinar a busca na internet, usando ferramentas que modificam a busca, tais como procurar resultados “com todas as palavras” ; “com a expressão” ; “com qualquer uma das palavras “. Para isso, mostre-lhes que os buscadores oferecem a opção pesquisa avançada. Veja nos exemplos abaixo a opção à direita da barra de pesquisa:

http://br.busca.yahoo.com/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/yahoo1.jpg

Esse link os levará à página com as opções de busca. É possível também limitar a busca a uma parte específica da página: título, endereço, qualquer lugar da página...

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/yahoo_avancada.jpg

 http://br.search.yahoo.com/web/advanced?ei=UTF-8&fr=yfp

 

Veja também em http://www.google.com.br/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/google1.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1337/imagens/google2.jpg

http://www.google.com.br/advanced_search?hl=pt-BR


Peça que os alunos façam anotações ou resumos das idéias principais encontradas. Depois solicite que organizem as informações pesquisadas em texto do  tipo “Você sabia?...”


Promova a socialização dos textos produzidos pelos grupos, reproduzindo-os ou promovendo a apresentação dos mesmos com um projetor multimídia para leitura compartilhada.

Escolham as curiosidades que desejam disponibilizar junto aos terrários, complementando, assim, o painel informativo junto ao experimento com textos e imagens, coletivamente.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Terrário Experimento prático
Recursos Complementares
Para saber mais... Com um terrário é possível observar muitas outras relações presentes no meio ambiente. Conheça os principais tipos de terrário: http://www.labcon.com.br/livreto/terrario/principais.htm . Veja também uma animação sobre o ciclo da água em http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_animacao/gal_animacao_242895.shtml .
Avaliação
Durante o processo verifique se os alunos conseguem elaborar textos que se integrem às imagens produzidas no registro de observação do terrário; se fazem uso das estratégias de busca e seleção de informação e como produzem os textos para socializarem as curiosidades recém descobertas. Ao final, promova a auto–avaliação dos grupos: Atingimos nosso objetivo? Como foi feita a distribuição de tarefas? Todos puderam participar? O que aprendemos nesse trabalho? Compartilhe com aos grupos suas observações sobre o processo.
Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Tamara Santos , uesc , Bahia - disse:
    tamsant@hotmail.com

    21/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a forme de trabalho com textos informativos, nos docentes em formação temos sempre a concepção de que textos informativos devem tratar apenas de noticiariso criticos de forma séria em sala de aula. a dinâmica posta além de ser divertida ( pois a prática quando possivel é essencial) é também significante para a avaliação tanto do docente ao ensinar quanto a aprendizagem dos alunos


  • cecilia, cantinho feliz , Minas Gerais - disse:
    cecilie@hotmail.com

    05/04/2010

    Duas estrelas

    as atividades tem que ser mais dinâmicas, partindo da curiosidade do alunoe não prontas pelo professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.