27/11/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Debater sobre os motivos causadores de episódios de violência no futebol.
Estimular a visão crítica sobre o futebol de rendimento ou profissional.
Criar situações dentro da aula de educação física que transforme o futebol em uma atividade menos competitiva.
Desenvolver a capacidade de ser solidário com os colegas.
Experimentar a execução dos diferentes fundamentos técnicos como: passe, chute, drible e domínio.
Nesta aula os alunos não precisam ter conhecimentos prévios.
O futebol de alto nível serve de fonte inspiradora para milhões de meninos e meninas interessados na modalidade, a exposição na mídia que os grandes ídolos deste esporte tem os tornam verdadeiros ídolos conhecidos por uma grande parte da população e formadores de opinião servindo de modelos a serem seguidos. A realidade do esporte de alto nível é de intensa competição, fazendo com que muitas vezes a idéia do fair-play (jogo limpo) seja deixada de lado, a cada fim de semana nos deparamos com novas cenas de violência relacionadas ao futebol dentro de campo com atos de violência entre jogadores e fora de campo entre torcedores algumas vezes terminando em tragédia com torcedores feridos gravemente ou até mesmo mortos.
O futebol praticado nas aulas de educação física muitas vezes trás para a sua dinâmica valores ligados ao futebol profissional como a competição extrema que leva a super valorização dos vitoriosos em detrimento dos derrotados; a visão de adversário como um inimigo alguém que deve ser derrotado a qualquer preço; o desrespeito as norma e regras pré-estabelecidas.
A proposta desta aula é de debater com os alunos sobre o tema violência no futebol, de que maneira podemos contribuir para que as aulas de futebol sejam menos competitivas, tenham menos episódios de conflito entre alunos, estimulem a uma maior participação, ajude na compreensão e respeito às normas e regras estabelecidas.
No início da aula reúna os alunos no centro da quadra e exponha o tema da aula, levante algumas questões para o debate relacionado ao tema futebol e violência, por exemplo: Qual a opinião deles em relação aos atos de violência ligada ao futebol profissional? Qual a contribuição para a diminuição dos episódios de violência os jogadores de futebol poderiam dar? Sem adversário poderia ter jogo? Para que servem as regras e normas estabelecidas? Vale tudo para conquistar uma vitória? Os derrotados não têm valor?
Peça aos alunos que dêem sugestões de mudanças no comportamento de todos da turma para que os episódios de conflito e violência terminem tornando as aulas mais interessantes, dinâmicas, solidárias para todos os alunos.
A atividade desenvolvida nesta aula será o futebol cooperativo, nesta atividade a turma deve ser dividida em dois grandes grupos mistos A e B (quinze alunos cada um), esses grupos devem ser subdivididos em três grupos menores (subgrupo com cinco alunos).
1) Divida a quadra em três mini quadras.
2) Em cada mini quadra devem ser montados dois gols com cones que devem ser posicionados um de cada lado.
3) Em cada mini quadra fica um dos subgrupos com cinco alunos que será responsável por defender o gol de sua equipe e atacar o gol da equipe adversária.
4) Em cada campo terá uma bola.
5) Em cada mini quadra acontecerá um jogo o resultado de cada mini quadra deve ser somado para sabermos qual equipe foi à vencedora.
Dica 1: Promova um rodízio entre as equipes para que os alunos tenham oportunidade de participarem juntos com um número maior de colegas.
Dica 2:Para que o jogo fique mais dinâmico insira mais uma bola em cada meia quadra.
No final da aula reúna os alunos no centro da quadra e promova um debate sobre a participação dos alunos na aula e se as questões levantadas antes do início da aula para a reflexão dos alunos auxiliou de alguma forma no desenvolvimento desta aula:
1) A rivalidade e a competição entre as equipes foi menor durante a aula?
2) Houve algum episódio de conflito e violência? Se houve, porque isso aconteceu?
3) O respeito aos colegas de equipe, aos adversários e ao árbitro foi maior nesta aula?
4) O nosso debate antes de iniciar a aula prática ajudou a tornar a aula menos competitiva e violenta? Porque?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!