30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Verificar a origem do futebol; reconhecer no futebol uma fonte de lucros para os patrocinadores e para a TV.
Nenhum
Espaço: uma quadra ou um pátio grande
Material: bola de futebol e traves para o gol.
Apresentar a origem do futebol e vivenciar, de forma adaptada, os pequenos jogos que deram origem a esta prática.
Sugestões:
Fazer uma roda com o objetivo de passar com os pés, para todos os integrantes, uma bola sem deixá-la cair no chão. (representando o jogo da China antiga)
Vivenciar o Kemari (Japão antigo)
Vivenciar o Episkiros (Grécia e Roma)
Vivenciar o Gioco del Calcio (não permitindo a violência)
Vivenciar o futebol instituído na Inglaterra (Football).
A história do futebol em (fonte):
Obs: Ver a descrição das atividades acima no site abaixo.
http://www.suapesquisa.com/futebol/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol
Passar um vídeo com um trecho de um jogo de futebol da atualidade pedindo aos alunos que prestem atenção nos detalhes.
http://www.youtube.com/watch?v=6WEzp3PHaIs
Discutir com os alunos a respeito dos objetivos que perpassam os diferentes momentos do futebol mostrados/vivenciados nas atividades anteriores.
Reunir os alunos e questioná-los se eles sabem quais são as formas de financiamento do futebol.
Retomando o vídeo da atividade 2, questionar a turma sobre quais foram os detalhes percebidos no decorrer do jogo.
Caso os discentes não reparem na grande quantidade de nomes de grandes marcas, tanto na camisa dos jogadores quanto nas placas ao redor do campo, destacar esse fato, alegando que os esportes são financiados pelos patrocinadores que se utilizam da mídia para veicular suas marcas.
Faça uma produção de texto que tenha o seguinte tema: o futebol como mercadoria.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!