Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O futebol: o ouro na ponta do pé!

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
FABIOLA PEDROZA VIEIRA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Verificar a origem do futebol; reconhecer no futebol uma fonte de lucros para os patrocinadores e para a TV.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Espaço: uma quadra ou um pátio grande

Material: bola de futebol e traves para o gol.

Atividade 1

Apresentar a origem do futebol e vivenciar, de forma adaptada, os pequenos jogos que deram origem a esta prática.

Sugestões:

Fazer uma roda com o objetivo de passar com os pés, para todos os integrantes, uma bola sem deixá-la cair no chão. (representando o jogo da China antiga)

Vivenciar o Kemari (Japão antigo)

Vivenciar o Episkiros (Grécia e Roma)

Vivenciar o Gioco del Calcio (não permitindo a violência)

Vivenciar o futebol instituído na Inglaterra (Football).

A história do futebol em (fonte):

Obs: Ver a descrição das atividades acima no site abaixo.

http://www.suapesquisa.com/futebol/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_futebol

Atividade 2

Passar um vídeo com um trecho de um jogo de futebol da atualidade pedindo aos alunos que prestem atenção nos detalhes.

http://www.youtube.com/watch?v=6WEzp3PHaIs

Atividade 3

Discutir com os alunos a respeito dos objetivos que perpassam os diferentes momentos do futebol mostrados/vivenciados nas atividades anteriores.

Atividade 4

Reunir os alunos e questioná-los se eles sabem quais são as formas de financiamento do futebol.

Retomando o vídeo da atividade 2, questionar a turma sobre quais foram os detalhes percebidos no decorrer do jogo.

Caso os discentes não reparem na grande quantidade de nomes de grandes marcas, tanto na camisa dos jogadores quanto nas placas ao redor do campo, destacar esse fato, alegando que os esportes são financiados pelos patrocinadores que se utilizam da mídia para veicular suas marcas. 

Avaliação

Faça uma produção de texto que tenha o seguinte tema: o futebol como mercadoria.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.