Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Identificar situações de violência (como xingamentos, desrespeitos, agressões físicas, dentre outras) contra os/as colegas em sala de aula e impedir a continuidade das mesmas.
b) Exercitar a convivência harmoniosa, o respeito ao outro, a justiça e a paz.
c) Compreender que os atos violentos desencadeiam nas pessoas sentimentos de tristeza, baixa auto-estima, raiva, insegurança, dentre outros.
d) Encontrar recursos saudáveis para lidar com situações de exclusão, conflitos interpessoais, agressões físicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)

1º Momento: Professor/a, sugere-se que essa aula seja realizada no laboratório de informática. Dividir os/as alunos/as em duplas ou trios e solicitar que procurem na internet textos que falem sobre a violência nas escolas. (Caso não seja possível, sugere-se que o/a professor/a selecione alguns artigos e leve-os para essa aula para proceder com a mesma atividade).

Sugestão de site para pesquisa:
http://www.naoviolencia.org.br/sobre-cultura-paz.htm

Site não a violência


Professor/a, nesse site você encontrará um vasto material sobre o tema da violência e a cultura da paz que poderá ser utilizado nessa aula e em aulas posteriores.

2º Momento: Após a escolha do artigo, ou notícia, oriente os/as alunos/as a ler o texto com cuidado e atenção, circulando as palavras - chave que os remetem ao tema violência, bem como frases completas que expliquem, informem ou relatem situações de violência. Os/as alunos/as deverão fazer o registro para posterior discussão.

3º Momento: Abrir o tema para a discussão. Cada dupla ou trio deverá apresentar as principais idéias ou informações sobre o texto, artigo ou notícia lida para os demais alunos/as da sala. Professor, no momento da discussão faz-se importante considerar com os/as alunos/as:
1) Os conflitos são inerentes ao desenvolvimento humano, desde que não sejam solucionados por meio de embates pessoais e atos violentos.
2) Cultivar a paz envolve, dentre outras ações, preservar o meio ambiente porque dele dependemos para sobreviver e respeitar o outro enquanto ser humano que tem os mesmos direitos que nós.
3) Uma forma de exercitar a paz é cuidar da sua paz anterior, valorizando-se, refletindo antes de agir, tendo tolerância e paciência consigo mesmo.
4) Algumas pequenas ações como um simples diálogo, uma escuta cuidadosa e atenta, bem como o respeito a opiniões diferentes são estratégias que efetivamente promovem a paz no ambiente escolar.

Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)

1º Momento: Professor/a, retome com os/as alunos/as o assunto da aula anterior e proponha à eles/as um jogo. Apresente a imagem abaixo sugerindo às crianças que a observem. Logo após, faça a leitura da descrição da cena e do dilema proposto:

Cebolinha

http://1.bp.blogspot.com/_edzZuJl0Qu4/R4l3Sj4TkYI/AAAAAAAABe0/cVmkLpAWjok/s400/monica.jpg

Descrição da cena: Cebolinha, Cascão e Mônica são crianças muito ativas e amigas. Porém, como todas as crianças que são amigas, às vezes se desentendem. Nesse dia, Cascão e Cebolinha resolveram perturbar a amiguinha Mônica e além de amarrar as orelhas do querido Sansão, ainda chamaram a Mônica de nomes feios. Mônica ficou muito chateada e furiosa e achou que poderia resolver esse conflito dando umas boas “coelhadas” nos amigos. É claro que esta história acabou em briga entre os três!


Dilema proposto: Vamos imaginar que vocês fossem um dos personagens em questão (Mônica, Cebolinha ou o Cascão) e que foram abordados por uma pessoa adulta da família (mãe, pai ou responsável) que pediu a vocês que resolvessem aquele conflito. Escolha uma carta resposta dentre as que estão apresentadas abaixo, que melhor represente a sua atitude ou o que falaria aos colegas/amigos num momento como esse.


Cartas-resp osta:

1) "O QUE VOCÊ DISSER ESTÁ BOM PARA MIM"
2) "DEIXE-ME EM PAZ!" "NÃO É MINHA CULPA”
3) "OU O MEU JEITO OU NADA FEITO, AMIGO!"
4) "VAMOS RESOLVER ISSO JUNTOS"
5) "EU TENHO UM ACORDO/SOLUÇÃO PARA VOCÊS!"

2º Momento: Professor/a, após a escolha da carta-resposta, os/as alunos/as deverão se agrupar com os colegas que escolheram cartas idênticas. Após a divisão, o professor disponibilizará aos grupos as cartas-explicativas para cada carta-resposta escolhida pelos alunos/as que deverão ser lidas e discutidas entre eles/elas.

Cartas explicativas:


1)"O que você disser está bom para mim".
Acomodação:
Você tende a concordar com as outras pessoas para sair de um conflito. Então, você nunca revela o que realmente pensa ou sente. Você mantém a paz e seus relacionamentos, mas a sua opinião nunca é levada em conta e as suas necessidades são raramente satisfeitas.


2)"Deixe-me em paz!" - "Não é minha culpa".
Fuga:
Se você é envolvido em um conflito, você disfarça, olha em outra direção, sai da sala, muda de assunto, deixa pra mais tarde, ou até nega que haja qualquer problema. Bem, você nunca vai entrar em uma briga, entretanto, você também não resolve os seus conflitos e problemas.


3) "Ou o meu jeito ou nada feito, amigo!"
Agressividade:
Ganhar um conflito é mais importante para você do que resolver o problema. Você tende a acusar e culpar o outro. Você pode gritar, empurrar ou até bater. Tudo para ter o que quer. Você sempre fala e toma uma posição forte, porém a sua insensibilidade aos outros pode estragar relacionamentos e o problema pode aumentar e transformar-se em violência.


4)"Vamos resolver isso juntos".
Colaboração:
Você se concentra na resolução dos problemas. Você não culpa ou acusa; ao invés disso, você escuta e reconhece os sentimentos e necessidades do outro. Você diz à outra pessoa como você se sente, oferece sugestões e idéias, e procura soluções justas. Você começa buscando pontos em comum. Você trabalha com a outra pessoa para levantar o maior número de opções possível, e concorda com uma solução que satisfaz a ambos. Se o conflito não pode ser resolvido, ou parece que ele vai levar à violência, você sabe que é hora de pedir ajuda a alguém. Entretanto, ninguém jamais disse que agir desta forma é fácil. Exige estratégia, tempo, compromisso, e coragem.


5) "Eu tenho um acordo/solução para vocês!"
Acordo:
Você não quer ser incomodado por um conflito, então você procura a solução mais rápida possível. Você tenta encontrar um acordo NO QUAL NENHUM DOS LADOS PERCA, MAS NINGUÉM SAI VENCEDOR TAMBÉM. Você é flexível e consegue encontrar pontos em comum que mantêm os dois lados mais ou menos felizes, contudo, você está mais preocupado em encerrar um conflito rapidamente, do que de forma justa.


Professor/a, caso haja alunos/as que não se identifiquem com as cartas-respostas, eles deverão criar suas próprias respostas, de modo que expressem a maneira pela qual resolveriam os conflitos.
(Fonte do material utilizado nessa atividade: "Os Diferentes Estilos para Lidar com Conflitos". Disponível em: http://www.naoviolencia.org.br/sobre-diferentes-estilos-para-lidar-com-conflitos.htm)

Fotos ilustrativas do acervo pessoal da autora:

Fotos


3º Momento: Refletir com os/as alunos/as sobre o perfil de cada grupo e sobre como é importante estar atento às atitudes que se repetem sem ser pensadas. Às vezes a criança acostumou-se a agir sempre daquele jeito. É papel do professor/a mostrar a ela q ue existem outras formas de solucionar um problema

Recursos Complementares


SUGESTÕES DE LEITURAS COMPLEMENTARES AOS/AS PROFESSORES/AS:

Artigo eletrônico: A violência escolar e a crise da autoridade docente (Júlio Groppa Aquino)
Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n47/v1947a02.pdf


Artigo eletrônico: A violência, a escola e você ( Luiz Carlos de Menezes)
Disponível em:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_246452.shtml

Programa ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade, disponível em:
http://mecsrv04.mec.gov.br/seif/eticaecidadania/arquivos/eticacidadania.ppt#291,11,Objetivos

Vídeo: BRASIL. Ética. Ministério da Educação (MEC). Portal Domínio Público.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=20801

Avaliação

- Professor/a, procure observar se os/as alunos/as compreenderam bem o tema da aula por meio das discussões. Procure atentar-se para o envolvimento dos/as alunos/as nas discussões, no momento das leituras dos textos, durante o jogo.
- Pergunte aos/as alunos/as se eles já haviam refletido sobre como um xingamento, um tapa, um empurrão podem trazer conseqüências desastrosas, rompendo com momento de paz na relação de amizade entre colegas na escola.
- Verificar se os/as alunos/as demonstraram conhecer suas próprias formas de lidar com conflitos e se expressaram condições de encontrar recursos saudáveis para lidar com os mesmos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marilanda gonçalves, E.E.Especial Renascença , Rio Grande do Sul - disse:
    marilandagoncalves@gmail.com

    03/08/2014

    Cinco estrelas

    Adorei pois as aulas se tornam dinâmicas o educando tem liberdade de expressão, acontecendo assim a verdadeira aprendizagem que tanto nós professores idealizamos.


  • Claermao Soares da Costa, EEEM ADELINA DA CUNHA , Rio Grande do Sul - disse:
    claermaosc@gmail.com

    03/08/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa a sugestao de aula. Parabens!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.