Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PAZ: A GENTE QUE FAZ

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ; LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a) Exercitar a paz nas relações com colegas na escola e em outras situações cotidianas.
b) Valorizar ambientes harmoniosos em que imperam o respeito e a justiça.
c) Perceber a própria responsabilidade e o dever de romper com atos violentos iniciados por si mesmo/a na escola e/ou em outras situações cotidianas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

COMENTÁRIOS AOS/AS PROFESSORES/AS

Muitos professores têm se queixado atualmente das manifestações agressivas das crianças em sala de aula e da sua impotência perante essa realidade. Há alunos/as que não respeitam seus colegas e nem mesmo seus professores/as, ignorando toda e qualquer regra ou figura de autoridade. Sabemos que, quando o/a aluno/a agride o/a professor/a ou mesmo seus/suas colegas, pode estar respondendo a diversas situações, sendo que, geralmente, a criança simplesmente reproduz a violência da qual é vítima. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a buscar identificar as causas de tal violência, e intervir em sua sala de aula de forma a minimizar a incidência da mesma. Além disso, professor/a, acreditamos que um trabalho preventivo, em que se cultiva a paz cotidianamente pode colaborar para a mudança de posturas dos/as alunos/as frente a uma situação de conflito. Nesse sentido, essa aula tem o propósito de auxiliar o/a professor/a na sensibilização dos/as alunos/as para o exercício diário da paz, na construção de uma sociedade mais justa, solidária, e feliz. Professor/a essa aula foi pensada para a faixa etária de 8 ou 9 anos em diante em virtude dos vídeos e outros materiais sugeridos. Você poderá utilizar as aulas intituladas: “BATEU-LEVOU?! RESOLVENDO CONFLITOS INTERPESSOAIS NA ESCOLA” e “EXERCITANDO A PAZ NA ESCOLA” para iniciar ou complementar sua aula.

Atividade 1 (1ª aula de 50 minutos):

1º Momento: Professor/a, peça aos/as alunos/as que se sentem no chão para ouvir a letra de uma música de forma recitada.

PAZ (THELMA CHAN)

A PAZ DO MUNDO COMEÇA
NO MEU CORAÇÃO, NO SEU CORAÇÃO,
A PAZ.
A PAZ DO MUNDO COMEÇA NUM ABRAÇO
DÁ UM ABRAÇO PELA PAZ.

O/a professor/a poderá produzir fichas com palavras da música entregando uma ficha para cada criança (em caso de turmas com mais de 25 alunos/as, sugere-se incluir o título da música para garantir que todas as crianças recebam uma ficha ou fazer dois grupos sendo que cada criança receberá duas fichas e serão montadas duas seqüências de palavras da música.)

Material ilustrativo do arquivo pessoal da autora:

Fotos 2

 3º momento: Professor/a, solicite aos/as alunos/as que montem a seqüência da música.

4º Momento: Após essa etapa, convide-os/as para recitarem a letra da música em voz alta com você e oriente-os que, quando for dito pela primeira vez a palavra ABRAÇO, eles/as deverão abraçar a si mesmos/as e quando no final se falar “dá um abraço pela paz” o/a aluno/a primeiramente deverá abraçar o colega da direita e no segundo momento o da esquerda.

5º Momento: Refletir sobre a vivência a partir de alguns questionamentos, a saber: Como foi pra você abraçar o colega ao lado? Você acredita que a paz do mundo começa no seu coração? Se você tivesse a oportunidade de mudar o mundo, por onde começaria?

Atividade 2:

1º Momento: Exibir o Vídeo: “A criança que parou o mundo por cinco minutos”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=cz1c0YHFNzg

A criança

2º Momento: Perguntar aos/as alunos/as: Sobre o que a criança falou no vídeo? Na sua percepção, o que aquela menina pretendia com tal discurso? Vocês acham que é possível uma sociedade viver em paz?

3º Momento: Dividir a turma em 5 sub-grupos: Os alunos/as deverão pensar na sua cidade e tentar se lembrar de situações de violência que tenham presenciado. Cada grupo deverá produzir um cartaz com imagens e frases importantes sobre: violência contra pessoas de uma maneira geral, violência contra crianças, violência contra mulheres, violência contra idosos, violência contra a natureza. Para cada violência apontada, os/as alunos/as deverão propor uma ação que reverta a situação. (Para essa aula serão necessários: cartolinas, canetinhas, revistas para recorte, cola, tesoura). Após essa etapa, os/as alunos/as deverão apresentar suas produções e discutir sobre as mesmas.

Atividade 3 (2ª aula de 50 minutos):

1º Momento: Retomar com os alunos o assunto da aula anterior e exibir o clipe : “Paz nas escolas”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=wkbPEP7Mopk

paz

2º Momento: Explorar com os/as alunos/as: O que o clipe retrata? Qual o sentimento das pessoas vítimas de violência nas escolas? O que se pode fazer para romper com todo e qualquer tipo de violência na escola? Do que fala a música do clipe? De que forma a PACIÊNCIA pode nos ajudar a encontrar a paz?

3º Momento: Dividir a turma em duplas ou trios e solicitar que pesquisem no dicionário ou em outros recursos (internet, revistas especializadas, jornal, dentre outros) o significado das seguintes palavras: AGREDIR, INTIMIDAR, ISOLAR, ATERRORIZAR, HUMILHAR, ZOAR, BULLYING

Professor/a sobre o termo bullying você poderá sugerir aos alunos que pesquisem em alguns links como:
http://www.rosangelapsicologa.com/index30.htm
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml

4º Momento: Cada grupo deverá apresentar o conteúdo das pesquisas realizadas por eles/as. O /a professor/a deverá questionar: Você considera que na sua escola acontecem situações semelhantes àquelas apresentadas no vídeo? Na sua percepção, qual o papel do aluno/a, da escola e da família frente a situações de violência nas escolas?

Recursos Complementares

SUGESTÕES DE VÍDEOS E LEITURAS COMPLEMENTARES AOS/AS PROFESSORES/AS:

Vídeo: “Preocupação de pais e professores com a violência nas escolas”, disponível em
http://www.youtube.com/watch?v=JF37TWj2rx0

Notícia: “TV Escola aborda violência nas escolas”, disponível em:
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2005/vmc/index.htm

Texto virtual: “Paz nas escolas: formação é o caminho”, disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=10349&catid=211

Avaliação

- Professor/a, procure observar se os/as alunos/as se sensibilizaram com as imagens e discussões durante as atividades. Pergunte aos/as alunos/as se eles/as compreenderam o quanto a manutenção da violência nas escolas poderá trazer efeitos desastrosos para a convivência entre colegas e professores e para a vida em sociedade.
- Verifique se os/as alunos/as conseguiram se colocar como co-responsáveis pela paz e pela busca de um ambiente mais harmonioso tanto na escola, quanto na sociedade em que vivem. Procure atentar-se para o envolvimento dos/as alunos/as no momento das leituras dos textos, nas discussões, e se expressaram seriedade e respeito em relação ao tema.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.