30/11/2009
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a memória através de historias cumulativas.
• Ampliar seu repertório de histórias,
• Ter a oportunidade de comparar linguagem oral da linguagem escrita,
• Valorizar a cultura brasileira,
O conhecimento necessário é ter participado da aula anterior - E VOVÓ CONTAVA AS HISTORIAS ASSIM.... 1ª parte, já que como atividade principal será recontar a história ouvida.
Primeiro momento:
A professora inicia sua aula perguntando quem se lembra da história da aula anterior, remontando assim oralmente com a turma toda a história. Depois divide as crianças em grupos e pede para cada grupo recontar à classe.
Segundo momento:
A professora relembra o tema folclore e diz que alguns escritores tiveram o cuidado de escrever algumas dessas manifestações culturais, a fim desses registros não se perderem no tempo. Para exemplificar isto, mostra o livro ” Meu livro de Folclore” da EDITORA ÁTICA do Ricardo Azevedo que contém este conto, com o nome: Gaspar, eu caio!
• Meu livro de Folclore; Ricardo Azevedo; EDITORA ÁTICA
Os livros apresentados na aula anterior deverão continuar em exposição na sala.
FOLCLORIANDO
AUTOR: Almir Piedade
ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
EDITORA: ELEMENTAR
MITOS, HISTORIAS DO MESTRE ANDRE
AUTOR: Marcelo Xavier
EDITORA: Formato
PERSONAGENS ENCANTADOS
AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN
EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO
O MAIS MISTERIOSO DO FOLCLORE
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO
O MAIS LEGAL DO FOLCLORE
AUTOR: LUCIANA GARCIA
ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO
EDITORA: CARAMELO
MEU LIVRO DO FOLCLORE
AUTOR: Ricardo Azevedo
EDITORA: Ática
A professora deverá observar durante a contação da história feita pelos grupos, quais as crianças com mais desenvoltura, quais que relembraram a história com maior riqueza de detalhes, enfim, quais as crianças que conseguiram recontar oralmente a história.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/02/2011
Quatro estrelasTrabalhar com histórias cumulativas é sempre muito divertido, a aula torna-se mais significativa e prazerosa para o aluno. Gosto muito desta metodologia mas também gosto de receber mais sugestões.