Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Violência e as Práticas Corporais

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar violência e contextualizá-la no seu dia a dia e nas práticas corporais;

Compreender que nas lutas, apesar do contato corporal, não há violência.

Duração das atividades
50 minutos / 1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Espaço fechado com solo macio

Material: Bexigas, corda grande

Atividade 1

Apresentar as fotos abaixo e perguntar: O que está acontecendo nas fotografias? (brigas, violência, agressão...)

01 - http://1.bp.blogspot.com/_cgiut1peuEY/SVec2ZneEJI/AAAAAAAAAQQ/Cy1uKoCdodo/s400/briga.jpg

02 - http://coisasdehomem.com/imagens/briga_homem_mulher_the_sims.jpg

03 - http://2.bp.blogspot.com/_E1vJn-BfmZE/SNmN4JA-5jI/AAAAAAAAAmM/t8EGk8TribI/s400/briga.jpg

04 - http://www.vidaeaprendizado.com.br/img/image/palavrao.jpg

Em seguida, apresentar as fotos das práticas de lutas. (lutando, praticando esportes...)

05 - http://www.jccc.on.ca/martial_arts/imagesMartial/judo3.jpg

06 - http://i.olhares.com/data/big/136/1364809.jpg

07 - http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/atividades/jasc/jasc06/jasc_estadual06/Fotos/Fotos_10/Karat%C3%AA%20feminino%20kumit%C3%AA%20-%20Blumenau%20campe%C3%A3%202.jpg

08 - http://academiatrainning.com.br/admin/modalidades/imgs/070723boxe_f_003.jpg

Após análise do grupo, perguntar aos alunos: “Existe alguma diferença entre as fotos apresentadas anteriormente e essas agora? Quais?” A partir do relato do grupo, faz-se necessário direcionar a discussão abordando o tema violência: “O que é violência? O que é briga? O que são lutas?” Após o relato dos alunos, o professor irá dizer que a violência é um estado de espírito, que ela é intencional, que ela se manifesta em várias situações do seu dia-a-dia de maneira física e verbal. (ex: brigar com o irmão mais novo, xingar o amigo de sala...) Já as lutas apresentam um conjunto de regras cujo objetivo é claro, normalmente tocar, empurrar, puxar, desequilibrar e imobilizar o oponente. (ex: judô, boxe, sumô...) e que alguns gestos podem parecer violentos, mas que esses gestos fazem parte da prática corporal e que não há a intenção de agredir o seu oponente. Neste momento, para verificar o que foi apresentado pelo professor, os alunos realizarão jogos de oposição.

Atividade 2

Cabo de guerra: Com uma corda de aproximadamente 8 metros disposta em um espaço dividido por uma linha, os alunos formarão duas equipes com números iguais de participantes que se posicionarão em cada extremo da corda. Ao sinal do professor os alunos puxarão a corda com o intuito de trazer a equipe adversária para o seu campo. Ganha aquela que conseguir o objetivo primeiro. De acordo com o número de alunos na turma, o professor poderá dividir em mais equipes, pois é uma atividade extenuante.

Atividade 3

Bexiga no pé: Distribui-se uma bexiga e um barbante para cada aluno. Os alunos encherão a bexiga e amarrarão no seu tornozelo com o barbante. Feito isso, formam-se duplas e cada uma deverá pisar e estourar a bexiga do seu oponente. Vence aquele que estourar primeiro a bexiga do outro.

Atividade 4

Para Fora do Círculo: Com a mesma corda utilizada na atividade anterior, desenha-se um grande círculo no chão. Dois alunos dentro do círculo deverão se empurrar para fora dos limites da corda. Só vale encostar no tronco do adversário. Ganha aquele que conseguir o objetivo primeiro.

Recursos Complementares

Avaliação

Reunir a turma e perguntar se nas atividades sugeridas houve violência e, se houve, em quais momentos, situações ocorreram. A avaliação ocorrerá neste diálogo onde serão validados os argumentos que identificam a violência como uma ação com intenção de agredir e que algumas práticas corporais apresentam gestos semelhantes, porém com objetivos diferentes que caracterizam essa prática como luta (as lutas apresentam um conjunto de regras cujo objetivo é claro, normalmente tocar, empurrar, puxar, desequilibrar e imobilizar o oponente).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Naira, UnB , Distrito Federal - disse:
    cavalcantenaira@hotmail.com

    22/12/2012

    Cinco estrelas

    Achei essa aula excelente, além de ensinar aos alunos valores humanos, relaciona movimentos corporais nas lutas, e mostra até que ponto é agressividade ou não. Uma das melhoras aulas que encontrei neste site.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.