30/11/2009
Simone de Alencastre Rodrigues, Soymara Vieira Emilião
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
• Desenvolver a criatividade;
• Ampliar seu repertório dos gêneros trabalhados;
• Valorizar a leitura como fonte de prazer;
• Valorizar mais um aspecto da cultura brasileira;
Os alunos deverão ter conhecimento de diversos tipos de gêneros literários, sem a necessidade de reconhecê-los em suas classificações.
Primeiro momento:
A professora inicia seu dialogo com a classe perguntando se eles sabem o que é LENDA e se eles conhecem alguma lenda. Nesse momento o professor pode ate contar uma pequena lenda bastante popular de forma que os alunos reconheçam a lenda mas sem saber como classificá-la.
Logo em seguida ela explica para a turma que LENDA é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. Por ter um caráter fantástico e/ou fictício, elas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais, pertinentes ao imaginário humano, que buscam dar explicações ao que não havia explicações científicas.
Diz que lerá para eles uma lenda, em especial, a da VITÓRIA RÉGIA.
A VITÓRIA RÉGIA
Havia uma tribo de índios que viviam às margens do grande rio. Nas margens deste rio, as índias cantavam e sonhavam seus lindos sonhos. As índias ficavam horas e horas mirando a beleza da lua branca, das estrelas e o céu.
O aroma da noite tropical embalava os sonhos. Um dia, Naiá, a índia mais sonhadora, subiu numa árvore mais alta para ver se pegava a lua. Não conseguiu.
Chamou suas companheiras, e no outro dia, foram aos montes distantes para tocarem com as mãos a lua, as estrelas. Mas não conseguiram. Quando lá chegaram a lua estava tão distante que voltaram tristonhas para suas malocas e na rede onde se embalavam, embalaram a desilusão.
Ficaram tristes porque, caso tocassem a lua ou as estrelas, se transformariam numa delas.
Numa noite de lua cheia, Naiá deixou sua rede, muito tristonha e desiludida porque não conseguira apanhar a lua. Sentou-se na beira do lago e ao olhar na água, viu a lua branca ali refletida.
Lá estava a lua grande, bela, refletida nas águas, com certeza viera buscá-la.
Rapidamente, Naiá mergulhou nas águas profundas e misteriosas e desapareceu.
Então a lua apiedou-se da índia e transformou-a numa flor, uma flor aquática — a vitória- régia.
Adaptação do texto de Alceu Maynard Araújo, 20 Lendas Brasileiras
Segundo momento:
Após esta leitura, a professora faz algumas perguntas, tais como:
• Gostaram da história?
• Qual a parte mais importante da historia?
• Qual foi a parte que mais teve destaque na historia?
• Acreditam que o fato aconteceu de verdade ou não?
• Se fossem eles, fariam o mesmo que fizera a Índia?
• Se eles fossem a Lua, o que fariam com a bela Naiá?
Professora este é um grande momento de explanação oral, portanto para um maior enriquecimento, é importante que todos os alunos possam se posicionar frente ao texto ouvido.
Cabe estimulá-los a falar depois de ouvir a historia, a fim de que tenham seu espaço de expressão garantido, sabendo ouvir e falar saberão também respeitar e aproveitar da melhor forma este momento.
Os alunos de verão ter acesso a todo o material sobre folclore
FOLCLORIANDO
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ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli
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MITOS, HISTORIAS DO MESTRE ANDRE
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MEU LIVRO DO FOLCLORE
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A professora deverá observar a comunicação oral de seus alunos, quais que se colocam de forma espontânea, quais que necessitam de estímulos para expressar suas opiniões acerca do tema abordado.
O desenvolvimento quanto à habilidade de ouvir e falar.
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