Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A quebra de expectativas: uma proposta que visa ao riso

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Levantar hipóteses, prevendo ações;
• confirmar ou refutar as hipóteses levantadas por meio do conhecimento de mundo, linguístico, enciclopédico e situacional;
• identificar o efeito de humor na quebra de expectativas;
• produzir textualmente uma quebra de expectativa visando ao riso.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos necessariamente devem saber criar hipóteses e conhecer os personagens da Turma da Mônica.

Estratégias e recursos da aula

• Atividades dirigidas em grupos;
• produção textual coletiva.


Aula
Atividade 1

Inicialmente, o professor levará para a sala de aula gibis da Turma da Mônica e dará um tempo aproximado de 15 minutos para que os alunos manuseiem e leiam os quadrinhos. Neste momento, os discentes sentarão em círculo, facilitando, assim, a visualização dos gibis.

Atividade 2

Depois do contato com a Turma da Mônica, os alunos observarão os quadrinhos abaixo e, orientados pelo professor, iniciarão, oralmente, a busca pelo sentido, priorizando a quebra de expectativas para provocar o riso. Para isso, o docente criará perguntas que serão disponibilizadas em handouts conforme os textos abaixo.
A sugestão é de que o professor divida a turma e cada grupo de alunos fique responsável por apresentar seu quadrinho ao restante da sala. O professor, durante a socialização, se encarregará de conduzir as discussões e ponderar sobre as respostas dos alunos ao questionário.

A)


Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.

1. Quem está brigando?
2. Por que estão brigando?
3. Quando a cadela diz que existem dois cães estapeando-se por causa dela, o que se espera que aconteça com o perdedor? E com o ganhador?
4. O que vemos no quadrinho seguinte é diferente da expectativa que criamos a partir da situação inicial? Explique.

B)


Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.

1. Nesta história, Cebolinha faz algo inusitado que quebra a expectativa da mãe. O que é?
2. Por que a mãe reage atônita quando Cebolinha diz o que estava fazendo?
3. Quando Cebolinha se deita, o que você espera? E o que acontece?
4. Você esperava que o bicho papão do Cebolinha fosse a Magali? Por quê?
5. E se fosse o bicho papão fosse o Cascão?

C)


Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.

1. O que é mostrado nos três primeiros quadrinhos?
2. O que há de comum neles?
3. No quarto quadrinho qual é o personagem da Turma da Mônica apresentado?
4. Com base no seu conhecimento, o que diferencia este último personagem do restante?
5. Como você explicaria o humor da tira?

D)

Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.

1. Onde estão os personagens da Turma da Mônica? Como é possível saber isso?
2. Por que justamente a Magali faz o pedido?
3. Depois do pedido feito, o que permite a quebra de expectativa do leitor?
4. Essa quebra de expectativa permite o riso? Explique.

E)


Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.

1. O que acontece nos dois primeiros quadrinhos? Relacione o acontecimento com o mundo real.
2. O que chama a atenção no terceiro quadrinho?
3. Qual foi a quebra de expectativa neste quadrinho?
4. A que se deve tal quebra de expectativa?

Atividade 3

Depois da inte ração oral entre pro fessor e alunos com base nos quadrinhos mostrados, o professor solicitará aos discentes que, reunidos em grupos, produzam uma quebra de expectativa utilizando os personagens da Turma da Mônica. Para isso farão quadrinhos, conforme os que analisaram.

Importante: a quebra de expectativa deve ser criada com base na Turma da Mônica porque o aluno já foi “apresentado” aos personagens e a suas particularidades.

Atividades complementares

Os quadrinhos criados pelos discentes podem ser veiculados no jornal da escola ou ainda afixados no mural. Para se sentirem ainda mais atraídos pela proposta, podem pedir para que eles visitem outras séries e expliquem como foi desenvolvido o trabalho com a quebra de expectativa visando ao humor.
O trabalho com a quebra de expectativa também pode acontecer utilizando-se, por exemplo, uma narrativa. O professor seleciona fragmentos do texto, recorta-os e entrega aos alunos para que eles possam construir hipóteses que deverão ser checadas a posteriore.

Avaliação

Consistirá a avaliação de dois momentos: o primeiro, quando os alunos socializarão com a turma a explicação oral da quebra de expectativa e, o segundo, quando criarão os quadrinhos tendo em vista o não esperado que provoca o riso. Neste último momento é importante que o professor perceba se os alunos conseguiram realmente romper com o esperado. Para melhor perceber isso, o professor pode pedir ao grupo para explicar a construção do quadrinho.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.