21/11/2009
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
• Levantar hipóteses, prevendo ações;
• confirmar ou refutar as hipóteses levantadas por meio do conhecimento de mundo, linguístico, enciclopédico e situacional;
• identificar o efeito de humor na quebra de expectativas;
• produzir textualmente uma quebra de expectativa visando ao riso.
Os alunos necessariamente devem saber criar hipóteses e conhecer os personagens da Turma da Mônica.
• Atividades dirigidas em grupos;
• produção textual coletiva.
Aula
Atividade 1
Inicialmente, o professor levará para a sala de aula gibis da Turma da Mônica e dará um tempo aproximado de 15 minutos para que os alunos manuseiem e leiam os quadrinhos. Neste momento, os discentes sentarão em círculo, facilitando, assim, a visualização dos gibis.
Atividade 2
Depois do contato com a Turma da Mônica, os alunos observarão os quadrinhos abaixo e, orientados pelo professor, iniciarão, oralmente, a busca pelo sentido, priorizando a quebra de expectativas para provocar o riso. Para isso, o docente criará perguntas que serão disponibilizadas em handouts conforme os textos abaixo.
A sugestão é de que o professor divida a turma e cada grupo de alunos fique responsável por apresentar seu quadrinho ao restante da sala. O professor, durante a socialização, se encarregará de conduzir as discussões e ponderar sobre as respostas dos alunos ao questionário.
A)
Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.
1. Quem está brigando?
2. Por que estão brigando?
3. Quando a cadela diz que existem dois cães estapeando-se por causa dela, o que se espera que aconteça com o perdedor? E com o ganhador?
4. O que vemos no quadrinho seguinte é diferente da expectativa que criamos a partir da situação inicial? Explique.
B)
Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.
1. Nesta história, Cebolinha faz algo inusitado que quebra a expectativa da mãe. O que é?
2. Por que a mãe reage atônita quando Cebolinha diz o que estava fazendo?
3. Quando Cebolinha se deita, o que você espera? E o que acontece?
4. Você esperava que o bicho papão do Cebolinha fosse a Magali? Por quê?
5. E se fosse o bicho papão fosse o Cascão?
C)
Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.
1. O que é mostrado nos três primeiros quadrinhos?
2. O que há de comum neles?
3. No quarto quadrinho qual é o personagem da Turma da Mônica apresentado?
4. Com base no seu conhecimento, o que diferencia este último personagem do restante?
5. Como você explicaria o humor da tira?
D)
Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.
1. Onde estão os personagens da Turma da Mônica? Como é possível saber isso?
2. Por que justamente a Magali faz o pedido?
3. Depois do pedido feito, o que permite a quebra de expectativa do leitor?
4. Essa quebra de expectativa permite o riso? Explique.
E)
Disponível em: http://tirinhastdm.blogspot.com/ Acesso em 18/11/09.
1. O que acontece nos dois primeiros quadrinhos? Relacione o acontecimento com o mundo real.
2. O que chama a atenção no terceiro quadrinho?
3. Qual foi a quebra de expectativa neste quadrinho?
4. A que se deve tal quebra de expectativa?
Atividade 3
Depois da inte ração oral entre pro fessor e alunos com base nos quadrinhos mostrados, o professor solicitará aos discentes que, reunidos em grupos, produzam uma quebra de expectativa utilizando os personagens da Turma da Mônica. Para isso farão quadrinhos, conforme os que analisaram.
Importante: a quebra de expectativa deve ser criada com base na Turma da Mônica porque o aluno já foi “apresentado” aos personagens e a suas particularidades.
Atividades complementares
Os quadrinhos criados pelos discentes podem ser veiculados no jornal da escola ou ainda afixados no mural. Para se sentirem ainda mais atraídos pela proposta, podem pedir para que eles visitem outras séries e expliquem como foi desenvolvido o trabalho com a quebra de expectativa visando ao humor.
O trabalho com a quebra de expectativa também pode acontecer utilizando-se, por exemplo, uma narrativa. O professor seleciona fragmentos do texto, recorta-os e entrega aos alunos para que eles possam construir hipóteses que deverão ser checadas a posteriore.
Consistirá a avaliação de dois momentos: o primeiro, quando os alunos socializarão com a turma a explicação oral da quebra de expectativa e, o segundo, quando criarão os quadrinhos tendo em vista o não esperado que provoca o riso. Neste último momento é importante que o professor perceba se os alunos conseguiram realmente romper com o esperado. Para melhor perceber isso, o professor pode pedir ao grupo para explicar a construção do quadrinho.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula, Walleska!!