Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vamos montar uma célula?

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Reconhecer a célula como uma estrutura tridimensional; 2. Relacionar as atividades das organelas celulares como parte de um conjunto.
Duração das atividades
2 horas-aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Características da célula eucariótica animal; 2. Organelas celulares: estrutura e função.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Este plano de aula tem o propósito de levar os alunos a identificar as diversas funções desempenhadas pelas organelas celulares como parte integrante de um processo conjunto. A divisão didática que é feita no ensino de Biologia muitas vezes dificulta para os alunos o processo de relacionar o papel das diversas organelas celulares como integradas na função celular como um todo.

 

As atividades aqui propostas se dividem em duas etapas. Na primeira etapa os alunos vão montar um modelo tridimensional de uma célula animal. Já na segunda parte, será feita a montagem de um mapa conceitual que relacionará todas as atividades celulares já estudadas.

 

Para a montagem do modelo tridimensional fica a sugestão do seguinte roteiro. Separe os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma organela e deve decidir qual material a ser utilizado representa melhor a organela em questão. Durante esta atividade peça a cada grupo que prepare um pequeno texto  ( com no máximo 3 parágrafos), no qual deverá contar de forma resumida como é a estrutura e a função da organela escolhida.

 

Como auxílio nessa tarefa,  os alunos podem consultar, além do livro-texto, a seguinte animação que descreve a estrutura de uma célula eucariótica animal. Para se ter uma visão inspiradora de como é a estrutura tridimensional de uma célula, esta segunda animação pode ser consultada (Atenção! Esta segunda animação está em inglês).

 

Dica! Existem outras formas de se montar um modelo didático tridimensional de uma célula, como uma maquete, por exemplo. O roteiro aqui apresentado representa apenas uma sugestão. Sinta-se a vontade para adequar os materiais a serem utilizados de acordo com a disponibilidade dos mesmos e conforme a realidade sócio-cultural de seus alunos. Vale tudo! Massa de modelar, barbantes, canudos, frutos secos, feijões, macarrão colorido, contas, balões, etc. Uma boa idéia é utilizar material reciclado.

 

Atividade para casa – Como atividade para casa os alunos devem ir atrás do material escolhido para a montagem do modelo.

 

 

 
Aula 2 – 50 minutos
 

O tempo desta aula está reservado para a montagem do modelo. Se sua escola contar com um laboratório de Biologia/Ciências este será o espaço ideal para a realização desta atividade.

 

Dica! Aproveite esta atividade para revisar com os alunos o papel de cada organela celular. Você pode tomar como base para discussão o texto produzido pelos alunos na aula passada.

 

Atividade para casa Esta atividade representa na verdade a avaliação. Oriente cada grupo a montar um mapa conceitual onde cada organela e sua respectiva função estejam conectados em uma rede de informações que representa a célula como um todo. Permita que os alunos consultem todo material necessário, um bom começo é a primeira animação vista na aula anterior. O intuito desta atividade não é a memorização da função de cada organela, mas sim permitir que os alunos desenvolvam a habilidade de relacionar os conceitos já trabalhados, tendo assim uma visão mais completa da célula como um todo.

 

Aqui tem um exemplo de mapa conceitual bem completo de uma célula eucariótica.

 

Dica! O grau de detalhamento do mapa conceitual que deverá ser exigido dos alunos depende de como os conteúdos foram trabalhados em sala de aula. O importante e que os alunos tentem relacionar as organelas e funções celulares já estudadas. Como atividade para as aulas seguintes você pode trabalhar com os alunos em um mapa conceitual que englobe as idéias de cada um dos grupos. O mapa definitivo pode ser afixado na parede da sala de aula do laboratório de Ciências. Outra idéia é montar um mapa maior com os mapas produ zidos por cada turma.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Animações:

http://www.johnkyrk.com/CellIndex.pt.html - Atlas interativo de citologia e de processos celulares.

http://www.forgefx.com/casestudies/prenticehall/ph/cells/cells.htm - Modelo virtual 3D de uma célula eucariótica (em inglês).

Roteiro de atividade:

http://docs.google.com/Doc?id=d hpnwwtd _11 f8n2w2hn - Roteiro de atividade para montagem de um modelo tridimensional de uma célula eucariótica.

Site:

http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_7fkvdf2d8 - Exemplo de mapa conceitual de uma célula eucariótica.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Pelo planejamento e execução do modelo proposto. Quais foram os critérios que os alunos utilizaram para a escolha dos materiais? Eles tomaram por base dados sobre estrutura e função de cada organela para a escolha dos materiais? O texto redigido continha informações corretas? Após a pesquisa feita, os alunos conseguiram sintetizar em poucos parágrafos as informações coletadas sobre estrutura e função das organelas? 2. Pela atividade para casa. Os alunos conseguiram relacionar de forma coerente as diferentes funções celulares interligando-as? Que organela celular foi utilizada como base para montagem do mapa conceitual? Caso diferentes grupos tenham iniciado o mapa por diferentes organelas, o que isso influenciou no resultado final de cada mapa? Discuta essas diferenças com seus alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 34 classificações

  • Cinco estrelas 16/34 - 47.06%
  • Quatro estrelas 18/34 - 52.94%
  • Três estrelas 0/34 - 0%
  • Duas estrelas 0/34 - 0%
  • Uma estrela 0/34 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.