16/06/2008
Maria das Graças M. de Souza
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.
Este plano de aula tem o propósito de levar os alunos a identificar as diversas funções desempenhadas pelas organelas celulares como parte integrante de um processo conjunto. A divisão didática que é feita no ensino de Biologia muitas vezes dificulta para os alunos o processo de relacionar o papel das diversas organelas celulares como integradas na função celular como um todo.
As atividades aqui propostas se dividem em duas etapas. Na primeira etapa os alunos vão montar um modelo tridimensional de uma célula animal. Já na segunda parte, será feita a montagem de um mapa conceitual que relacionará todas as atividades celulares já estudadas.
Para a montagem do modelo tridimensional fica a sugestão do seguinte roteiro. Separe os alunos em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma organela e deve decidir qual material a ser utilizado representa melhor a organela em questão. Durante esta atividade peça a cada grupo que prepare um pequeno texto ( com no máximo 3 parágrafos), no qual deverá contar de forma resumida como é a estrutura e a função da organela escolhida.
Como auxílio nessa tarefa, os alunos podem consultar, além do livro-texto, a seguinte animação que descreve a estrutura de uma célula eucariótica animal. Para se ter uma visão inspiradora de como é a estrutura tridimensional de uma célula, esta segunda animação pode ser consultada (Atenção! Esta segunda animação está em inglês).
Dica! Existem outras formas de se montar um modelo didático tridimensional de uma célula, como uma maquete, por exemplo. O roteiro aqui apresentado representa apenas uma sugestão. Sinta-se a vontade para adequar os materiais a serem utilizados de acordo com a disponibilidade dos mesmos e conforme a realidade sócio-cultural de seus alunos. Vale tudo! Massa de modelar, barbantes, canudos, frutos secos, feijões, macarrão colorido, contas, balões, etc. Uma boa idéia é utilizar material reciclado.
Atividade para casa – Como atividade para casa os alunos devem ir atrás do material escolhido para a montagem do modelo.
O tempo desta aula está reservado para a montagem do modelo. Se sua escola contar com um laboratório de Biologia/Ciências este será o espaço ideal para a realização desta atividade.
Dica! Aproveite esta atividade para revisar com os alunos o papel de cada organela celular. Você pode tomar como base para discussão o texto produzido pelos alunos na aula passada.
Atividade para casa – Esta atividade representa na verdade a avaliação. Oriente cada grupo a montar um mapa conceitual onde cada organela e sua respectiva função estejam conectados em uma rede de informações que representa a célula como um todo. Permita que os alunos consultem todo material necessário, um bom começo é a primeira animação vista na aula anterior. O intuito desta atividade não é a memorização da função de cada organela, mas sim permitir que os alunos desenvolvam a habilidade de relacionar os conceitos já trabalhados, tendo assim uma visão mais completa da célula como um todo.
Aqui tem um exemplo de mapa conceitual bem completo de uma célula eucariótica.
Dica! O grau de detalhamento do mapa conceitual que deverá ser exigido dos alunos depende de como os conteúdos foram trabalhados em sala de aula. O importante e que os alunos tentem relacionar as organelas e funções celulares já estudadas. Como atividade para as aulas seguintes você pode trabalhar com os alunos em um mapa conceitual que englobe as idéias de cada um dos grupos. O mapa definitivo pode ser afixado na parede da sala de aula do laboratório de Ciências. Outra idéia é montar um mapa maior com os mapas produ zidos por cada turma.
Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):
Animações:
http://www.johnkyrk.com/CellIndex.pt.html - Atlas interativo de citologia e de processos celulares.
http://www.forgefx.com/casestudies/prenticehall/ph/cells/cells.htm - Modelo virtual 3D de uma célula eucariótica (em inglês).
Roteiro de atividade:
http://docs.google.com/Doc?id=d hpnwwtd _11 f8n2w2hn - Roteiro de atividade para montagem de um modelo tridimensional de uma célula eucariótica.
Site:
http://docs.google.com/Doc?id=dhpnwwtd_7fkvdf2d8 - Exemplo de mapa conceitual de uma célula eucariótica.
Quatro estrelas 34 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/03/2013
Cinco estrelasotimo
04/02/2012
Cinco estrelasParabéns! A aula está muito bem planejada e elaborada. Vou seguir seu roteiro, está simples e objetivo.
17/10/2011
Cinco estrelasfoi show a aulo do tio Segundo ! rsrs
30/05/2011
Cinco estrelasThiago, gostei de sua aula, usei com meus alunos e eles me surpreenderam com modelos de célula feitos com materiais descartáveis, parabéns.
28/05/2011
Quatro estrelasmassa
21/04/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula e principalmente vai me ajudar bastante . Estava precisando dessa orientaçao
24/10/2010
Cinco estrelasParabéns professor, o recurso utilizado é maravilhoso, já havia construído a maquete sobre a células, mais não havia usado o recurso tecnológico que você usou, vou copiar, adorei!!!!!
29/07/2010
Quatro estrelasProfessor, sucesso gostei da sua metodologia.
13/05/2010
Cinco estrelasMuuito boa
09/05/2010
Cinco estrelasProfº Thiago, sou estudante de licenciatura em bilogia achei interessante a sua aula sobre "Vamos montar uma célula?" e ainda mais sobre as animações. Gostaria de aprender a fazer em 3D, como é feito em: http://www.forgefx.com/casestudies/prenticehall/ph/cells/cells.htm. Pode me explicar ou dar uma luz. Abraços
22/04/2010
Cinco estrelasgostei de mais envie novidades para o meu E-mail...
16/04/2010
Quatro estrelasComo estou em fase inicial adorei explicações espero que continue dando sugestões valiosas para quem está iniciando e deseja fazer um bom trabalho como eu.
24/03/2010
Quatro estrelasEu amei! é interessante!
24/03/2010
Quatro estrelasJá fiz essa aula, antes mesmo de acessar o site, mas não tivemos uma aula audiovisual, mas com as animações as aulas passam a ser mais interessantes.
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom ou melhor ótima essa aula
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula colega Excelente, desenvolvi uma atividade semelhante , obrigada deu-me luz para acrescentar na minhas aulas mais recursos tecnológiocs .Sucesso
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito das animações! Infelizmente no colégio onde leciono não tem laboratório de informática e a maioria dos alunos não tem acesso à internet.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente - Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bem !!!! Precisamos de profissionais como você .
24/03/2010
Quatro estrelasBoa sugestão a do nobre colega. Gostaria de receber alguns materiais do tipo - tão especiais - haja vista que em nosso município, os mecanismos metodológicos são um tanto precários, o que dificulta muito o nosso trabalho, pois acredito que a metodologia é uma das armas mais atuantes na motivação do aprendizado. Parabéns companheiro. Métodos para o ensino de sexologia, por ex. você os tem? Onde conseguir por ex. material em acrílico ou borracha - podendo até ser "usado"? Grata. BARTIRA.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a aula foi de muito bom gosto. Parabéns
24/03/2010
Quatro estrelasgostei demais da didática da aula, é uma forma inteligente, divertida e criativa de compreender o conteúdo.
24/03/2010
Quatro estrelasgostei muito. Parabéns...
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei as idéias aqui colocadas, os links dão acesso a um conteúdo muito rico. As atividades de casa são possíveis de se realizar e darão um subsídio maior para o aluno fixar bem o conteúdo proposto. As dicas de avaliação também são ótimas.
24/03/2010
Quatro estrelasOlha me de sugestões de como fazer um dna igual a um de verdade!
24/03/2010
Quatro estrelasmuitooo bom
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns pela elaboração criatva da aula. Gostaria de instruções de como copiar as animações,para melhor aproveitá-las em sala de aula com meus alunos.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bom. Alternativas como essas para a area da educação devem ser sempre valorizadas.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei essa sugestão de aula, pois é bem mais dificil encontrar algo sobre essa area. Parabens e continue. Sucesso
24/03/2010
Quatro estrelasotimo
24/03/2010
Quatro estrelasmuito bom ou melhor ótima essa aula
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muito criaiva sua aula..já fiz e deu muito certo. Agora quero faze uma aula prática de mitose e meiose que taL?
24/03/2010
Quatro estrelasMuito criativa a sua aula. Parabéns! Estou começando a dá aulas agora e essa sugestão veio me ajudar. Gostaria que você me ensinasse a copiar essa animações.