Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Frutas: um jeito gostoso de aprender e se alimentar.

 

17/12/2009

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Estimular o consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária;
• Trabalhar o paladar a partir do reconhecimento de diferentes sabores;
• Ampliar conhecimentos matemáticos;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Realizar pesquisa;
• Socializar os resultados da pesquisa em rodas de conversa.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

As crianças devem ter conhecimentos do alfabeto, de números e noções de quantidades.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula:
Para esta aula vamos trabalhar com uma música de domínio popular – “De abóbora faz melão” que traz algumas frutas em sua letra:
De abóbora faz melão
De melão faz melancia
Faz doce sinhá, faz doce sinhá
Faz doce de maracujá
Quem quiser aprender a dançar
Vai à casa do Juquinha
Ele pula, ele dança

Ele faz requebradinha.
(letra retirada do livro “Quem canta seus males espanta 2” da editora Caramelo, sob coordenação de Theodora Maria Mendes de Almeida)
Aproveite a cantiga e deixe as crianças se divertirem. Depois pergunte quais frutas aparecem na canção e quais eles já experimentaram. Façam um desenho que ilustre a música ou então leve argila e peça que “moldem” uma fruta da música.

Segunda aula:

Retome a canção da aula anterior. Leve a letra num cartaz e trabalhe a escrita das frutas que ali estão descritas.
Façam atividades como: cruzadinhas, circular os nomes das frutas. Também aproveite o tema e crie atividades de matemática que tragam as frutas no contexto (probleminhas, somas, formação de conjuntos... isto dependerá de como está sua turma).
Sugira que os alunos levem uma pesquisa para casa em que a família responda se consomem frutas, com que freqüência e quais são as mais consumidas. Peça que enviem receitas que utilizam frutas em seu preparo.

Terceira aula:

De posse das pesquisas façam uma roda e socializem os resultados. Conversem sobre os hábitos de cada família e sobre as receitas. Façam um levantamento das frutas mais consumidas e escreva no quadro. Posteriormente as crianças podem escrever numa folha estes dados. Por fim sugira que cada aluno peça à família que faça a receita que indicaram na pesquisa e enviem à escola para a realização de um lanche coletivo.

Quarta aula:

Realização do lanche coletivo e da troca de receitas entre as crianças.

Recursos Complementares

• Cartaz com letra da música;
• Folha digitada com questões da pesquisa;
• Argila;
• Espaço para a realização do lanche coletivo.

Avaliação

Analisar se houve aumento na utilização e consumo de frutas de maneiras diversificadas na culinária; observar se os alunos ampliaram seus conhecimentos lógico-matemáticos, avaliar se aprofundaram sua compreensão da linguagem oral e escrita e se houve envolvimento na realização e socialização das pesquisas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana, UEI Pequenos Ananis , Pará - disse:
    anareginho@gmail.com

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    Gostei bastante do tema alimentação, principalmente para educação infantil


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.