Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Concha, sal e animal já foram moedas?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     -As moedas já variaram de material e de forma.
     -Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas.
     -Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

      ◦ Noções elementares sobre Sistema Monetário. Esta aula pode ser o lançamento deste assunto no 4ª ano do ensino fundamental, por exemplo.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

     A aula sugerida deverá acontecer após um tempo livre da turma ou no 1ª tempo de aula.
     A turma dividida em grupos encontrará, espalhados pela sala, círculos em forma de moedas.
     No verso de cada círculo, informações sobre a história das moedas no mundo e no Brasil.
     O professor, então, sugere a leitura dos textos registrados nas moedas por alguns alunos.
     A cada informação lida deverá existir um tempo para comentários.

     Informações que deverão estar registradas atrás de cada “círculo-moeda”:

Moeda 1:

     ◦ Na Antiguidade, as pessoas trocavam o que tinham por aquilo que precisavam.
     ◦ Esse tipo de troca é chamado de escambo.

Moeda 2:

     ◦ Nem sempre as moedas foram como conhecemos. Mercadorias muito procuradas podiam valer como moedas.

Moeda 3:

     ◦ O sal, o gado, o peixe e as conchas são exemplos do que já foi conhecido como moedas-mercadoria.

Moeda 4:

     ◦ Os romanos utilizavam sacos de sal para pagar seus soldados, Isso deu origem à palavra salário.

Moeda 5:

     ◦ Numa ilha do Oceano Pacífico chamada Yap, os nativos usavam discos de pedra que chegavam a medir 4 metros de diâmetro.

Moeda 6:

     ◦ As moedas de metal apareceram por volta de 650 a 600 anos antes de Cristo.

Moeda 7:

     ◦Imperadores e reis gravavam seus rostos em moedas como demonstração de poder.

Moeda 8:

     ◦Algumas moedas, como as chinesas, eram circulares com um furo no meio, para serem amarradas à cintura por um fio, facilitando o seu transporte.

Moeda 9:

     ◦É o significado da importância atribuído ao material que lhe dá o estatuto de moeda.

Moeda 10:

     ◦A durabilidade, com o passar do tempo, passou a ser um fator importante nas trocas.

Moeda 11:

     ◦Refletindo sobre durabilidade, o que poderia acontecer com a mercadoria-moeda sal se chovesse?

Moeda 12:

     ◦Os metais preciosos, resistentes e passíveis de serem moldados passaram a ser usados como moeda.

Moeda 13:

     ◦As moedas, no início, não tinham uma forma definida, valendo o que pesavam.

Moeda 14:

     ◦Como carregar, então, metais valiosos? Deviam ser muito pesados.

Moeda 15:

     ◦Foi preciso, então, resolver esse problema. Os metais passaram a ter tamanhos que pudessem ser carregados.

Moeda 16:

     ◦As peças recebiam insígnias em duas faces, que eram determinadas de acordo com a cultura de um povo.

Moeda 17:

     ◦A 1ª moeda feita no Brasil foi o “Florim” e data da época das invasões holandesas. Era pequena e quadrada.

Moeda 18:

     ◦As moedas começaram a circular no Brasil após a chegada dos portugueses.

Moeda 19:

     ◦O “Réis” foi a primeira unidade monetária do Brasil.

2ª momento:

     O professor conversa com os alunos sobre as informações trazidas por ele e enriquecidas pelos alunos.
     Entrega, então, a cada grupo dois círculos como os espalhados pela sala e solicita que:

     → No 1ª círculo, registrem o que acharam mais interessante na leitura realizada.
     → No 2ª círculo, escrevam curiosidades que têm sobre o assunto para serem trabal hadas nas próximas aulas.

3ª momento:

     Os alunos enriquecem a sala pendurando nela as moedas:

     → com as informações trazidas pelo professor
     → com as suas descobertas
     → com as suas curiosidades

Avaliação

     Os registros do grupo de suas descobertas após a leitura e conversa sobre o assunto serão rica fonte de avaliação.
     Os registros das curiosidades da turma serão uma rica fonte para o planejamento das próximas aulas sobre o assunto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.