30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
-As moedas já variaram de material e de forma.
-Mercadorias muito procuradas já valeram como moedas.
-Num determinado momento da evolução do homem, houve a necessidade da criação de moedas pequenas e de metal durável.
◦ Noções elementares sobre Sistema Monetário. Esta aula pode ser o lançamento deste assunto no 4ª ano do ensino fundamental, por exemplo.
1ª momento:
A aula sugerida deverá acontecer após um tempo livre da turma ou no 1ª tempo de aula.
A turma dividida em grupos encontrará, espalhados pela sala, círculos em forma de moedas.
No verso de cada círculo, informações sobre a história das moedas no mundo e no Brasil.
O professor, então, sugere a leitura dos textos registrados nas moedas por alguns alunos.
A cada informação lida deverá existir um tempo para comentários.
Informações que deverão estar registradas atrás de cada “círculo-moeda”:
Moeda 1:
◦ Na Antiguidade, as pessoas trocavam o que tinham por aquilo que precisavam.
◦ Esse tipo de troca é chamado de escambo.
Moeda 2:
◦ Nem sempre as moedas foram como conhecemos. Mercadorias muito procuradas podiam valer como moedas.
Moeda 3:
◦ O sal, o gado, o peixe e as conchas são exemplos do que já foi conhecido como moedas-mercadoria.
Moeda 4:
◦ Os romanos utilizavam sacos de sal para pagar seus soldados, Isso deu origem à palavra salário.
Moeda 5:
◦ Numa ilha do Oceano Pacífico chamada Yap, os nativos usavam discos de pedra que chegavam a medir 4 metros de diâmetro.
Moeda 6:
◦ As moedas de metal apareceram por volta de 650 a 600 anos antes de Cristo.
Moeda 7:
◦Imperadores e reis gravavam seus rostos em moedas como demonstração de poder.
Moeda 8:
◦Algumas moedas, como as chinesas, eram circulares com um furo no meio, para serem amarradas à cintura por um fio, facilitando o seu transporte.
Moeda 9:
◦É o significado da importância atribuído ao material que lhe dá o estatuto de moeda.
Moeda 10:
◦A durabilidade, com o passar do tempo, passou a ser um fator importante nas trocas.
Moeda 11:
◦Refletindo sobre durabilidade, o que poderia acontecer com a mercadoria-moeda sal se chovesse?
Moeda 12:
◦Os metais preciosos, resistentes e passíveis de serem moldados passaram a ser usados como moeda.
Moeda 13:
◦As moedas, no início, não tinham uma forma definida, valendo o que pesavam.
Moeda 14:
◦Como carregar, então, metais valiosos? Deviam ser muito pesados.
Moeda 15:
◦Foi preciso, então, resolver esse problema. Os metais passaram a ter tamanhos que pudessem ser carregados.
Moeda 16:
◦As peças recebiam insígnias em duas faces, que eram determinadas de acordo com a cultura de um povo.
Moeda 17:
◦A 1ª moeda feita no Brasil foi o “Florim” e data da época das invasões holandesas. Era pequena e quadrada.
Moeda 18:
◦As moedas começaram a circular no Brasil após a chegada dos portugueses.
Moeda 19:
◦O “Réis” foi a primeira unidade monetária do Brasil.
2ª momento:
O professor conversa com os alunos sobre as informações trazidas por ele e enriquecidas pelos alunos.
Entrega, então, a cada grupo dois círculos como os espalhados pela sala e solicita que:
→ No 1ª círculo, registrem o que acharam mais interessante na leitura realizada.
→ No 2ª círculo, escrevam curiosidades que têm sobre o assunto para serem trabal hadas nas próximas aulas.
3ª momento:
Os alunos enriquecem a sala pendurando nela as moedas:
→ com as informações trazidas pelo professor
→ com as suas descobertas
→ com as suas curiosidades
Os registros do grupo de suas descobertas após a leitura e conversa sobre o assunto serão rica fonte de avaliação.
Os registros das curiosidades da turma serão uma rica fonte para o planejamento das próximas aulas sobre o assunto.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!