Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cofre murcho x Cofre cheio

 

30/11/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA LUCIA BRANDAO DOS SANTOS
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

     ◦ O aluno poderá aprender o conceito de lucro e prejuízo.

Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     ◦ Conhecimento das cédulas e moedas do Real.
     ◦ Domínio de operações básicas envolvendo dinheiro.

Estratégias e recursos da aula

1ª momento:

     A turma, dividida em grupos, receberá revistas velhas e recortes de jornais.
     Cada criança escolhe um produto anunciado e faz o seu recorte retirando seu valor.

Exemplo: -uma máquina de fazer sucos
               -um ventilador
               -uma bicicleta, etc.

     O professor traz dois cartazes com um mesmo produto.

     ◦No primeiro cartaz, o produto deve ter um preço de compra menor de que o de venda. Quando isso acontece, há ganho de dinheiro, então existe lucro.
     ◦No segundo cartaz, o produto deve ter um preço de compra maior de que o de venda. Quando isso acontece, há perda de dinheiro, então existe prejuízo.
     O professor mostra, então, dois cofrinhos de plástico em forma de porquinhos: um cheio e um murcho.
     Pergunta à turma:

     “Se um representasse o lucro, qual deveria ser?"
     "Qual poderia representar o prejuízo? Por quê?”


2ª momento:

     Cada criança apresenta à turma o “seu produto”, dizendo o preço que “pagou” por ele. Diz, também, por quanto o vendeu, dando uma explicação para o valor da venda.
     O aluno, à esquerda do que apresenta o produto, deverá apanhar o cofre adequado à operação realizada entregando-o ao amigo, depois do cálculo realizado.

Exemplo: O aluno com o produto na mão pergunta para a turma:
“Comprei uma bicicleta por R$350,00, mas depois de algum tempo percebi que ela machucava minhas pernas e resolvi vendê-la por R$280,00. Tive lucro ou prejuízo?”

     O aluno a sua esquerda corre, apanha o cofre murcho entregando-o ao que apresentou o produto e responde:
     “Prejuízo, porque você perdeu R$70,00.”
     Enquanto todos os alunos participam, tanto apresentando seu produto e mostrando o motivo da venda, quanto calculando o lucro ou prejuízo na venda do amigo, o professor, num quadro-resumo, vai registrando com a ajuda da turma, toda a atividade.

Avaliação

     O jogo do cofre murcho e cofre cheio mostrará ao professor:
     ◦ a lógica existente na venda do produto feito por cada aluno
     ◦ a exatidão e rapidez na realização dos cálculos mentais
     ◦ a compreensão do conceito de lucro e prejuízo

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.