30/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
◦ O aluno poderá aprender o conceito de lucro e prejuízo.
◦ Conhecimento das cédulas e moedas do Real.
◦ Domínio de operações básicas envolvendo dinheiro.
1ª momento:
A turma, dividida em grupos, receberá revistas velhas e recortes de jornais.
Cada criança escolhe um produto anunciado e faz o seu recorte retirando seu valor.
Exemplo: -uma máquina de fazer sucos
-um ventilador
-uma bicicleta, etc.
O professor traz dois cartazes com um mesmo produto.
◦No primeiro cartaz, o produto deve ter um preço de compra menor de que o de venda. Quando isso acontece, há ganho de dinheiro, então existe lucro.
◦No segundo cartaz, o produto deve ter um preço de compra maior de que o de venda. Quando isso acontece, há perda de dinheiro, então existe prejuízo.
O professor mostra, então, dois cofrinhos de plástico em forma de porquinhos: um cheio e um murcho.
Pergunta à turma:
“Se um representasse o lucro, qual deveria ser?"
"Qual poderia representar o prejuízo? Por quê?”
2ª momento:
Cada criança apresenta à turma o “seu produto”, dizendo o preço que “pagou” por ele. Diz, também, por quanto o vendeu, dando uma explicação para o valor da venda.
O aluno, à esquerda do que apresenta o produto, deverá apanhar o cofre adequado à operação realizada entregando-o ao amigo, depois do cálculo realizado.
Exemplo: O aluno com o produto na mão pergunta para a turma:
“Comprei uma bicicleta por R$350,00, mas depois de algum tempo percebi que ela machucava minhas pernas e resolvi vendê-la por R$280,00. Tive lucro ou prejuízo?”
O aluno a sua esquerda corre, apanha o cofre murcho entregando-o ao que apresentou o produto e responde:
“Prejuízo, porque você perdeu R$70,00.”
Enquanto todos os alunos participam, tanto apresentando seu produto e mostrando o motivo da venda, quanto calculando o lucro ou prejuízo na venda do amigo, o professor, num quadro-resumo, vai registrando com a ajuda da turma, toda a atividade.
O jogo do cofre murcho e cofre cheio mostrará ao professor:
◦ a lógica existente na venda do produto feito por cada aluno
◦ a exatidão e rapidez na realização dos cálculos mentais
◦ a compreensão do conceito de lucro e prejuízo
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