Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA - Instrumentos musicais 4: construção de instrumentos com sucata - violão de lata

 

29/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a construir um instrumento musical - o “violão de lata”.
O aluno aprofundará o seu conhecimento a respeito da classificação dos instrumentos musicais.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Manuseio de materiais escolares como: pincel, tinta, tesoura, cola, etc.

Conceito de pulso (pulsação).

O hábito de cantar em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula
AULA 1

Caro professor, para a construção do instrumento será necessário primeiro juntar o material para o trabalho.
Cada aluno precisará de:
• Uma ripa de madeira com comprimento entre quarenta e cinquenta centímetros, e largura entre oito e doze centímetros (como as usadas em caixotes de feira).
• Fita adesiva, de preferência as largas (cinco centímetros ou mais de largura).
• Uma lata de mais ou menos quinze centímetros de altura e dez de diâmetro (as de achocolatado em pó ou de leite em pó deverão funcionar perfeitamente).
• Um parafuso com a ponta circular como o da foto abaixo:

• Uma corda de aço velha de guitarra elétrica, violão, viola ou cavaquinho. É possível substituir por pedaços de fio de aço ou mesmo arame bem fino (ambos encontrados em lojas de material de construção) .
• Tintas (de preferência acrílica), pincéis e outros materiais para a decoração do instrumento.
• Jornais velhos
• Martelo e prego

Quando possuir todo o material, inicie o trabalho relembrando as aulas anteriores em que aconteceu a pesquisa sobre a classificação dos instrumentos e/ou quando outros instrumentos foram construídos.
Explique que hoje todos irão construir um instrumento musical - que também será usado na orquestra a ser formada pelos alunos - da "família" dos instrumentos de cordas.
Diga que o nome do instrumento é “violão de lata” (nome dado por nossos alunos em uma escola onde trabalhamos, mas na verdade você pode dar o nome que quiser, inclusive pode fazer disto parte da atividade de criação, pedindo para os alunos criarem um nome para o instrumento).
Comece explicando que os instrumentos de cordas são encontrados pelo mundo inteiro e que um dos mais populares é o violão, que pertence à família das cordas dedilhadas. Neste mesmo grupo está a harpa. É importante lembrar que existem alguns instrumentos de cordas que são friccionadas, outros têm cordas tangidas, etc. Veja mais em:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/instrumentosmusicais/instrumentos_cordas.htm

Tendo introduzido o assunto, vamos à construção do instrumento:
1. Divida os alunos em pequenos grupos de três ou quatro, no máximo. Forre o chão com jornais e deixe à disposição de cada grupo, pincéis e tintas de cores diferentes para que eles possam pintar as madeiras e as latas. Outra possibilidade é colar adesivos ao invés de pintar ou mesmo as duas coisas. A cooperação do(a) professor(a) de Artes Plásticas da escola pode ser de grande valia.
Não se esqueça de pedir a cada aluno que escreva seu nome no instrumento.
2. Supervisione e estimule a criatividade e o trabalho de todos. Ao final, deixe as madeiras e latas em pé em um lugar seguro para que a tinta seque. Peça para os alunos lavarem seus pincéis.

AULA 2

Caro professor, nesta aula você já deverá contar com as madeiras pintadas/decoradas pelos alunos na aula anterior. O objetivo de hoje será acabar de construir o “violão de lata” e esboçar a primeira melodia com o instrumento.
Divida os alunos em pequenos grupos como na aula passada. Peça para cada um buscar sua madeira para que o trabalho comece. Quando todos estiverem prontos, você explicará o próximo passo. Diga que irá fazer um furo na madeira para colocar a tarraxa do instrumento (referimos à parte dos instrumentos de cordas responsável por apertar e/ou afrouxar as cordas. Levar um instrumento de corda ou uma imagem será útil para mostrar a que você está se referindo).
Inicie o trabalho: pegue um prego e um martelo, e faça um pequeno furo a dois dedos de distância de uma das extremidades da madeira. Evite fazê-lo no centro da ripa para evitar que esta se rache. Feito isso, atarraxe o parafuso com a mão (você não deverá ter muita dificuldade em fazê-lo. Se tiver, aumente um pouco mais o furo com o prego).
Faça um furo no fundo da lata com o martelo e o prego. Após isso já será possível prendê-la à madeira com a boca para baixo. Faça-o no lado oposto ao do parafuso com a fita adesiva. Dê pelo menos cinco voltas prendendo a madeira à lata, pois esta precisará suportar a pressão da corda de aço.
Finalmente, passe a corda por dentro do furo. Uma das pontas deverá ter algo para travá-la na lata. Se for uma corda velha de instrumento, já possuirá uma bolinha que servirá para esse propósito. Caso contrário, você pode prender um pequeno pedaço de madeira ou metal para funcionar como trava.
A outra extremidade será amarrada ao parafuso-tarraxa, finalizando a construção do instrumento. O esquema abaixo mostra basicamente como deverá ser o resultado final.

undefined

Você tem duas opções para tocar o seu instrumento: 

a) apenas pinçando a corda – nesse caso ele produzirá apenas uma nota; 

b) pinçando a corda e usando um tubo ou outro objeto de superfície bem lisa para deslizar sobre a corda como se fosse um slide guitar (guitarra que, ao invés de ter suas cordas pressionadas, produz som por meio de um tubo liso que desliza pelo braço). Neste caso, você terá várias alturas diferentes. Veja o exemplo no vídeo abaixo onde apresentamos uma variante ou uma segunda voz para a canção folclórica "Bambalalão":

http://www.youtube.com/watch?v=zbUIWJFs6XQ

Proponha o seguinte exercício: Tocar a música “Bambalalão” no instrumento. Você precisará afinar os "violões de lata" com suas cordas soltas em uníssono, oitavas, ou quintas justas. Exemplificando: digamos que você tenha feito esse projeto com um grupo de dez alunos. Quatro deles possuem uma corda com mais ou menos a mesma calibragem no instrumento e você as afine na nota mi. Cinco deles o construíram com uma corda mais fina, sendo mais fácil afinar numa altura mais aguda; você os afinará em si. Pronto, quando os alunos estiverem tocando a canção, a todo tempo estará soando uma quinta justa.

A questão será fazer com que os alunos encontrem as outras duas notas na corda de seu instrumento. Mostre - com sua voz, com um instrumento ou mesmo com algum violão de lata - qual é o som a ser encontrado e peça para eles tentarem achá-lo. Ajude-os se necessário. Uma vez encontrado o som, faça uma marca na madeira no lugar onde está a nota musical. A melhor forma é colocar um pequeno adesivo ou mesmo um pequeno pedaço de esparadrapo no corpo do instrumento, mas um pequeno arranhão ou outra marca também resolverá a questão.
Ao final, peça para eles tocarem a música em conjunto sob sua regência.
Você pode fazer o trabalho com outras afinações ou pedir que cantem junto com o "violão de lata" em uníssono ou experimentando uma segunda voz.

Recursos Complementares

Para a construção de instrumentos com sucata:

http://www.ecoviver.com.br/default.asp?id=6a

Para ouvir uma versão de Bambalalão (Grupo Rodapião)

http://www.mspot.com/song/grupo_roda_piao/bambalalao

Avaliação

Observe a participação dos alunos. 

Certifique-se de que eles conseguiram construir o instrumento de forma adequada e funcional, e que conseguem tocar a peça proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maisa , Escola Municipal Bárbara Andrea , Bahia - disse:
    maizamarketings@yahoo.com.br

    30/07/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito..............................Mais, eu queria saber, se você tem alguma coisa que ensina a fazer um violino? Obrigada............


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.