Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA – Oficina 5: Andamento - acelerando e retardando.

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
RODRIGO RUSSANO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ 0205009 ESCOLA MUNICIPAL ALENCASTRO GUIMARAES

Claudia Helena Azevedo Alvarenga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Música: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Música: Canal
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Médio Artes Música: Contextualização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Apreciar e experimentar mudanças de andamento bruscas e gradativas a partir da identificação do pulso nas canções.
-Realizar a mudança de andamento em uma canção executada de livre escolha.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de pulso (pulsação).

Estratégias e recursos da aula

1. Caro professor, inicie a aula executando (você mesmo em um instrumento, em um CD ou outro tipo de mídia) uma música com a pulsação bem clara, de forma invariável (nesse caso poderão ser bastante úteis as canções compostas para as pistas de dança, a chamada “dance music”. Peça para os alunos encontrarem a pulsação da peça com palmas. Observe até que todos tenham “entrado em sintonia” e, se necessário, corrija os que não estiverem conseguindo fazer.
2. Agora execute a mesma peça (nesse caso você mesmo precisará executá-la, a não ser que possua um aparelho que mude o andamento da peça a seu comando - e estes não são comuns no mercado) e mude bruscamente o andamento, acelerando ou retardando a pulsação de forma bastante clara. Outra opção é executar uma peça que tenha mudança(s) brusca(s) de andamento. Pergunte a eles o que aconteceu.
3. Imaginando que você conseguirá a resposta desejada, explique que a mudança de andamento é um recurso muito utilizado nas composições musicais. Mostre mais exemplos. Abaixo vão alguns exemplos que você poderá utilizar.

• “Aqualung” (Ian Anderson)

  http://www.youtube.com/watch?v=u1xY7Heaqg8 

• “I want you (She’s so heavy)” – (Lennon/McCartney) 

http://www.youtube.com/watch?v=Ne6ZZTfiQAw 

• “Prelúdio no. 4 para violão” (Heitor Villa-Lobos)

http://www.youtube.com/watch?v=HVJXSDTFfGY

4. Agora retome o mesmo processo demonstrado na etapa número 2, mas desta vez com a mudança acontecendo lentamente. Execute uma das peças anteriores com esta nova abordagem nos momentos de mudança de andamento. Pergunte qual foi a diferença entre a primeira abordagem e esta. Abaixo seguem dois exemplos que ilustram a mudança gradativa de andamento:
• “Information Overload” (Vernon Reid)
http://www.radio.uol.com.br/musica/living-colour/information-overload/61271
• “The Clown and the Queen” (Pell Mell)
http://www.youtube.com/watch?v=bnYT1Y0DmBc

5. Explique que abordaremos duas possibilidades para a mudança de andamento:

- brusca, de uma velocidade para outra muito maior ou menor;

- gradual, de lento para rápido ou vice-versa. 

Peça para os alunos apontarem, executando de novo alguns dos exemplos que você deu, quais se enquadram no primeiro caso e quais se enquadram no segundo.

6. Agora proponha um exercício: divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles que tomem dois trechos musicais já existentes e interfiram em suas pulsações: um em que ela acelere ou desacelere bruscamente e outro em que ela acelere ou desacelere gradativamente. Frise a importância de se manter a pulsação claramente enquanto executam o trabalho. 

Avaliação

Faça uma audição das composições criadas pelos grupos e discuta-as segundo os seguintes parâmetros:

a) alcance do objetivo – os alunos realmente executaram a peça mudando o andamento?

b) qualidade da execução – os alunos iniciaram a peça, fizeram a mudança e depois conseguiram manter o novo andamento?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.