30/11/2009
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas morfológicas |
Ensino Médio | Artes | Música: Estruturas sintáticas |
Ensino Médio | Artes | Música: Canal |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
-Apreciar e experimentar mudanças de andamento bruscas e gradativas a partir da identificação do pulso nas canções.
-Realizar a mudança de andamento em uma canção executada de livre escolha.
Conceito de pulso (pulsação).
1. Caro professor, inicie a aula executando (você mesmo em um instrumento, em um CD ou outro tipo de mídia) uma música com a pulsação bem clara, de forma invariável (nesse caso poderão ser bastante úteis as canções compostas para as pistas de dança, a chamada “dance music”. Peça para os alunos encontrarem a pulsação da peça com palmas. Observe até que todos tenham “entrado em sintonia” e, se necessário, corrija os que não estiverem conseguindo fazer.
2. Agora execute a mesma peça (nesse caso você mesmo precisará executá-la, a não ser que possua um aparelho que mude o andamento da peça a seu comando - e estes não são comuns no mercado) e mude bruscamente o andamento, acelerando ou retardando a pulsação de forma bastante clara. Outra opção é executar uma peça que tenha mudança(s) brusca(s) de andamento. Pergunte a eles o que aconteceu.
3. Imaginando que você conseguirá a resposta desejada, explique que a mudança de andamento é um recurso muito utilizado nas composições musicais. Mostre mais exemplos. Abaixo vão alguns exemplos que você poderá utilizar.
• “Aqualung” (Ian Anderson)
http://www.youtube.com/watch?v=u1xY7Heaqg8
• “I want you (She’s so heavy)” – (Lennon/McCartney)
http://www.youtube.com/watch?v=Ne6ZZTfiQAw
• “Prelúdio no. 4 para violão” (Heitor Villa-Lobos)
http://www.youtube.com/watch?v=HVJXSDTFfGY
4. Agora retome o mesmo processo demonstrado na etapa número 2, mas desta vez com a mudança acontecendo lentamente. Execute uma das peças anteriores com esta nova abordagem nos momentos de mudança de andamento. Pergunte qual foi a diferença entre a primeira abordagem e esta. Abaixo seguem dois exemplos que ilustram a mudança gradativa de andamento:
• “Information Overload” (Vernon Reid)
http://www.radio.uol.com.br/musica/living-colour/information-overload/61271
• “The Clown and the Queen” (Pell Mell)
http://www.youtube.com/watch?v=bnYT1Y0DmBc
5. Explique que abordaremos duas possibilidades para a mudança de andamento:
- brusca, de uma velocidade para outra muito maior ou menor;
- gradual, de lento para rápido ou vice-versa.
Peça para os alunos apontarem, executando de novo alguns dos exemplos que você deu, quais se enquadram no primeiro caso e quais se enquadram no segundo.
6. Agora proponha um exercício: divida os alunos em pequenos grupos e peça a eles que tomem dois trechos musicais já existentes e interfiram em suas pulsações: um em que ela acelere ou desacelere bruscamente e outro em que ela acelere ou desacelere gradativamente. Frise a importância de se manter a pulsação claramente enquanto executam o trabalho.
Faça uma audição das composições criadas pelos grupos e discuta-as segundo os seguintes parâmetros:
a) alcance do objetivo – os alunos realmente executaram a peça mudando o andamento?
b) qualidade da execução – os alunos iniciaram a peça, fizeram a mudança e depois conseguiram manter o novo andamento?
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