Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sistema solar uma viagem virtual

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins (orientação)

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Informar-se sobre o sistema solar, os planetas que o compõem, bem como suas características; Conhecer um software que oferece uma simulação do espaço sob diferentes perspectivas; Ampliar repertório de Língua Inglesa; Transpor os conhecimentos através de experimento científico; Desenvolver habilidades textuais em relação ao gênero ficção científica.
Duração das atividades
Um projeto- 1 bimestre
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sistema solar uma viagem virtual
Estratégias e recursos da aula

 

Orientações didáticas

  • O Conhecimento não pode ser mostrado como algo e absoluto. Esta máxima é contrária à idéia do dinamismo do conhecimento. Esta posição indica ao aluno que há sempre algo a descobrir, a se redefinir, assim a função da escola não pode ser a de reproduzir informações, mas a de estimular continuamente a mente e a curiosidade dos alunos.
  • Os planetas são objeto de muita criatividade para os cineastas, mas a escola nem sempre aproveita a ludicidade e interesse dos alunos pelo tema, para tal devemos articular diversos recursos que possibilitem ao aluno uma reflexão sobre o conteúdo.
  • Buscar parcerias dá sentido não somente ao conteúdo, mas ao próprio exercício de ensinar-aprender, portanto esse projeto sugere uma atividade interdisciplinar, com a Língua Portuguesa, no qual os alunos serão protagonistas de histórias de ficção científica. Quantos Julios Verner devem haver em nossas salas e eles se perdem no meio do caminho, mesmo antes de descobrirem seus potenciais?
  • A aprendizagem de uma outra língua, precisa ser desperta pela necessidade, por situações reais e concretas, o programa sugerido para esta aula, o Stellarium é bárbaro, mas é em Inglês, este não deve constituir um obstáculo, e sim uma oportunidade para dar mais sentido a aprendizagem, dessa forma convide o professor de Inglês para compor essa “orquestra”, a harmonia resultante com certeza será divina!
  • Reúna os professores das áreas sugeridas e discutam os encaminhamentos das atividades, este planejamento em conjunto dá uma sustentabilidade que será refletida nas ações do projeto.
  • Compartilhe o projeto com os alunos e incorpore as sugestões dos alunos as atividades.

A idéia central desta aula é associar esses recursos e provocar a reflexão sobre o tema estudado e propor a criação de um projeto de ciências em grupo sobre o tema.

 

Seqüência didática

Essa animação disponibilizada no site do portal do MEC, parte do sonho de um menino em conhecer o espaço, além disso, fornece as características de cada planeta. Ela pode ser o disparador para a atividade. Antes de mostrá-la aos alunos, faça um levantamento do que eles já conhecem sobre o tema. Faça questões para incitar a curiosidade.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss1.JPG

No próprio portal do MEC há outras opções de recursos sobre o tema, um deles é um jogo para ordenar os planetas e o outro uma ilustração da posição de cada um no espaço. São recursos complementares que podem complementar o desenvolvimento das atividades deste projeto interdisciplinar.
 



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss2.JPG

 
 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss3.JPG

 

Em Ciências, o próximo passo é:


Assistir o filme Céu de Outubro, pois trata-se de uma situação verídica de uma criança que sonha em projetar foguetes. A escola par este menino, tem um papel importantíssimo na persistência pelo que se quer. Após a exibição do filme, discuta com os alunos suas opiniões. Estimule cada um a buscar dentro de si um sonho e a lutar por ele.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ceu.jpg

No final dos anos 50, o adolescente Homer Hickam (Jake Gyllenhaal) vive em uma cidade onde a mineração é a maior empregadora local. Ao saber que os russos colocaram o satélite Sputnik em órbita, Homer começa a sonhar em também colocar um foguete seu em órbita. Logo ele convence alguns amigos a participarem do projeto e, com o apoio de uma professora, dá início ao projeto que irá mudar sua vida para sempre.
Fonte: www.adorocinema.com/filmes/ceu-de-outubro/ceu-de-outubro.htm
 

Em Inglês, o próximo passo é:


Fazer um dicionário de palavras ligadas aos estudo do espaço. Faça grupos e divida as palavras a serem pesquisadas. Os alunos podem produzir um áudio book com o recurso de gravação do Windows ou do Linux.Após os alunos explorarem o Stellarium, agregue as palavras desconhecidas ao Áudio- Dicionário. Os textos e os sons podem ser agregados em uma apresentação de PowerPoint ou no programa de apresentação Linux.
 

Em Ciências, o 2º passo:

É explorar o Stellarium e suas diversas possibilidades.
Crie situações problemas que podem ser respondidas através do programa de simulação do espaço, assim os alunos poderão testar suas hipóteses.

 

STELLARIUM


Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.Na astronomia, abóbada celeste significa o hemisfério celeste visível. O programa utiliza a biblioteca OpenGL e conta com ótimos recursos visuais. A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.
 Fonte: baixaki.ig.com.br/download/stellarium.htm
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss4.JPG        http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss5.JPG

fonte: www.stellarium.org/  

 

Há um site o http://www4.climatempo.com.br/ct/astronomia/index/index.html que possui um canal só sobre astronomia, ele é bem atualizado e traz questões interessantes, vídeos, os eventos do espaço, etc. É uma excelente fonte de pesquisa para os alunos.  

 

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss6.JPG

Fonte: http://www4.climatempo.com.br/ct/astronomia/index/index.html

 

No próprio site há um espaço interativo para se corresponder com o astrônomo e professor responsável pelo canal Marcos Calil, essa ferramenta de interação pode romper as barreiras da sala de aula para as dúvidas que surgirem, ainda há a possibilidade de ter como parceiro um especialista super conceituado na área.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1342/imagens/ss7.JPG

Em Ciências, o 3º passo é:

Formar grupos de 5 alunos e proponha que cada equipe deverá construir um projeto de ciências e que explique de forma criativa, simples e interativa a complexidade do sistema solar, o movimento de translação e rotação, a posição dos planetas e suas características. Incentive-os a utilizarem materiais recicláveis para a exposição interativa sobre o sistema solar. Oriente cada grupo na execução das tarefas e se necessário voltem a teoria para o sucesso de cada projeto.

 

Dica: Estabeleça também uma parceria com o professor de Artes e peça para que oriente aos alunos na montagem da exposição interativa.

Em Língua Portuguesa, o 1º passo é:

1.Trazer textos de ficção científica para a sala de aula;
2.Validar coletivamente as características desse tipo de texto;
3.Propor alguns temas para os alunos criarem suas histórias;
4.Análise ortográfica dos textos;
5.Socialização das histórias.

 

Exposição interativa

Convide a comunidade a participar, exponha os projetos dos alunos e os coloque para explicá-los aos visitantes. Faça um registro do evento.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo do sistema solar do Cambito Animação/simulação
Sistema solar Animação/simulação
Solar System Imagem
Recursos Complementares
Dicas de como dos procedimentos de uso do programa de simulação do espaço em: http://baixaki.ig.com.br/download/stellarium.htm Site que apresenta e níveis de aprofundamento sobre o sistema solar: infantil, básico e avançado. http://www.ciencia-cultura.com/astronomia.asp Animação sobre o sistema solar http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_animacao/gal_animacao_273792.shtml Site com vários episódios sobre o tema da aula http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/olhandoparaoceu/opceu5.htm
Avaliação
Identificar a transposição do que os alunos aprenderam nos projetos apresentados na exposição interativa. Desenvoltura na explicação do projeto para a comunidade. Ampliação de repertório de palavras em Inglês; Melhoria na produção textual em relação ao gênero ficção científica.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 3/8 - 37.5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • adminpoiu, piaui , Maranhão - disse:
    adminpoiu@hotmail.com

    22/03/2013

    Cinco estrelas

    amo esse site


  • Lucimar Santos, Caminho do Saber , Pernambuco - disse:
    lucimima2010@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    muito bom o material e ajudou muito na elaboração de minhas aulas.


  • Leilani Lopes da Rocha, EE PAULO FREIRE , Mato Grosso do Sul - disse:
    leilanilopes@hotmail.com

    30/03/2011

    Quatro estrelas

    Nossa achei interessantissima, pois estimula a curiosidade dos alunos..de uma forma que abrange toda suas atenções ao conteudo. de forma eficaz e eficiente.


  • Sirlene, EE Santana do Taquaral , Mato Grosso - disse:
    sirllenekako@hotmail.com

    20/10/2010

    Cinco estrelas

    Parabnés! Uma aula dinâmica, interessante.


  • Marta Pazetto, E.E.de ensino médio Nossa Senhora das Vitórias. , Rio Grande do Sul - disse:
    martapazetto@yahoo.com.br

    26/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns! Adorei a aula! vou trabalhar junto aos meus alunos.Excelente!


  • Helena Viero de Noronha, EEEB APA , Rio Grande do Sul - disse:
    helenadenoronha@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente está aula, parabéns.


  • ELIZABETH FERRARI GERONIMO, EE OLINDA CONCEIÇÃO TEIXEIRA BACHA , Mato Grosso do Sul - disse:
    beth-geronimo@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    AULA MUITO INTERESSANTE E DINÂMICA. PARABÉNS


  • Wisisdelly, EM PREF. MANOEL INÁCIO DE SOUZA , Mato Grosso do Sul - disse:
    wisisdelly@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    esta aula vai de encontro com a olimpíada de astronomia e astronautica, sempre interessante e estimulante, além de envolver muito o aluno com a tecnologia, dando a chance de surgir muitas idéias autonomas no caminho da aprendizagem....


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.