29/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Espera-se que os alunos sejam capazes de:
1)Reconhecer a estrutura das fábulas, bem como os recursos utilizados para criar efeitos de sentido;
2)Reconhecer nos textos lidos, diferentes recursos discursivos, tais como inserção de vozes, uso de conectivos argumentativos, entre outros;
3)Identificar as funções das fábulas;
4)Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto;
5)Identificar o tema central do texto e sua mensagem;
6)Organizar cronologicamente os fatos apresentados no texto, utilizando articuladores temporais para narrar a história;
7)Identificar as marcas linguísticas que evidenciem o locutor e o interlocutor do texto em estudo;
8)Organizar idéias por escrito e com coerência;
9 Apropriar-se dos procedimentos de revisão textual, compreendendo-os como parte integrante do processo de produção de texto.
O aluno precisa ter um domínio razoável de leitura e de escrita; ter um pouco de autonomia na busca, seleção e organização de informações de pesquisa; ser capaz de expressar oralmente as informações de seu interesse; na escrita, expressar de forma organizada as informações ouvidas/lidas e relacioná-las minimamente com outros textos.
É importante que o aluno seja capaz de fazer inferências e uma análise crítica sobre a leitura feita; tenha habilidade para criar histórias relatando os acontecimentos desejados, mantendo a sequência e a cronologia dos fatos narrados.
1ª atividade
Professor, inicie a aula dizendo aos alunos que irá apresentar o gênero fábulas. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre esse tipo de texto.
Proponha uma visita à biblioteca da escola ou se possível, ao laboratório de informática e faça uma busca ( pesquisa) sobre alguns fabulistas: Esopo, Jean de La Fontaine, Monteiro Lobato e etc.
Forme grupos com os alunos e solicite que cada grupo anote o que encontrou de mais importante sobre o autor pesquisado.
Abaixo a sugestão de dois links para o entendimento de fábulas:
http://www.coladaweb.com/literatura/fabula ( acesso: 18/11/2009)
http://recantodasletras.uol.com.br/ensaios/102769 ( acesso: 18/11/2009)
1ª atividade
Discuta com os alunos as anotações feitas por eles na biblioteca. Quais peculiaridades cada autor apresenta?
Distribua para os alunos o texto abaixo:
A raposa e a cegonha
Um dia a raposa convidou a cegonha para jantar. Querendo pregar uma peça na outra, serviu sopa num prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre da cegonha com seu bico comprido mas pode tomar uma gota. O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar no dia seguinte.
Assim que chegou, a raposa se sentou lambendo os beiços de fome, curiosa para ver as delícias que a outra ia servir. O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema. A raposa, amoladíssima, só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: "Não posso reclamar da cegonha. Ela me tratou mal, mas fui grosseira com ela primeiro".
Moral: Trate os outros tal como deseja ser tratado.
http://www.metaforas.com.br/infantis/araposaeacegonha.htm ( acesso: 18/11/2009)
Dica: O link abaixo apresenta um site de fábulas bastante atrativo para os alunos:
http://www.contandohistoria.com/fabulas.htm ( acesso: 18/11/2009)
Analise com os alunos quais características esse texto apresenta e anote-as no quadro. Apresente um cartaz com algumas características de uma fábula e compare com as apresentadas pelos alunos:
*narrativas imaginárias que envolvem animais, pessoas ou objetos;
*os animais adquirem características humanas e transmitem mensagens;
*cada fábula apresenta uma mensagem ou ensinamento moral como desfecho que tem como foco o resgate de valores;
*narração curta, mas apresenta os elementos essenciais da narrativa:
-ação (seqüência de acontecimentos),
-personagens (seres que participam dos acontecimentos),
-narrador (que conta a história),
-Tempo e espaço imprecisos:
espaço (lugar dos acontecimentos)
tempo (quando acontece a história
Relacione as características citadas acima com a fábula lida com os alunos.
2ª atividade
Pergunte aos alunos o que a moral representa nesse tipo de texto e por que ela é importante. A seguir, aprese nte aos alunos algumas morais retiradas de fábulas. Discuta com os alunos a mensagem que cada uma transmite e veja se eles conseguem identificar a qual fábula cada uma pertence.
Veja alguns exemplos:
1)Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados.
2)Ao servir a alguém de má índole, não espere recompensas, e ainda agradeça caso o mesmo vire as costas e vá embora sem lhe fazer mal algum.
3) É um tolo e duas vezes imprudente, aquele que desiste do certo pelo duvidoso.
4) O Ganancioso, cedo ou tarde, acaba por se tornar vítima de sua própria ganância.
Observação: Trabalhe o significado das palavras que os alunos encontrarem dificuldades.
Fábulas referentes às morais acima:
1)O leão e o rato
2) O lobo e a garça
3) O cachorro e sua sombra
4)A mulher e a galinha
4ª atividade
Após a análise das morais das fábulas os alunos poderão perceber que a mesma moral pode ser usada em mais de uma história e seu significado muitas vezes pode ser compreendido fora do seu contexto.
Após essa reflexão, peça que cada aluno escolha uma moral e escreva uma fábula a partir dela. Nesse momento, deixe a turma produzir sem muitas intervenções. Ande pela sala e observe em que ponto estão as maiores dificuldades. Recolha os textos e posteriormente faça observações individuais sobre as dificuldades específicas de cada um.
1ª atividade
Devolva as produções aos alunos. As dificuldades observadas por você e que são comuns à turma como um todo poderão ser discutidas coletivamente. Apresente-as no quadro e discuta-as com os alunos.
2ª atividade
Proponha agora uma discussão em grupo. Peça que se agrupem pela moral escolhida e troquem de texto. Faça-os analisarem as diferentes formas de criar um texto a partir de uma mesma temática.
Providencie cópias dos textos abaixo para os alunos. Neles, os alunos encontrarão versões diferentes para a mesma fábula. Proponha um trabalho em grupo: os alunos deverão ler os textos e perceber quais características os diferem, a maneira como a fábula foi contada e o conteúdo das histórias.
Fábula "A raposa e as uvas"
1-Fábulas de La Fontaine, ilustrações de Chagall-Editora, Estação Liberdade, 2004
A raposa e as uvas
Certa raposa da Gasconha ou Normandia
Quase morta de fome, avistou bem no alto
De uma parreira uvas maduras,
De casca vermelha e macia
Que podiam lhe dar almoço bom e farto;
Mas disse, não podendo as alcançar;
"Estão verdes demais, só bobo as comeria. "
Que fazer senão se queixar?
2-La Fontaine Fábulas, ,ilustrado por G.Doré, traduzida por Bocage, Landy, 2004
A raposa e as uvas
Contam que certa raposa,
Andando muito esfaimada,
Viu roxos maduros cachos
Pendente de alta latada.
De bom grado os trincaria,
Mas sem lhes poder chegar,
Disse: "estão verdes, não prestam,
Só cães os podem tragar!"
Eis cai uma parra, quando
Prosseguia seu caminho,
E, crendo que era algum bago,
Volta depressa o focinho.
Moral da Estória:
Quem desdenha quer comprar.
3-Fábulas de Esopo, Companhia das Letrinhas, 1994
A raposa e as uvas
Morta de forme, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra havia sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essa s uvas eu não comeri a.
Mo ral da estória:
Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil
4-Fábulas, Monteiro Lobato, Brasiliense
A raposa e as uvas
Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vi r água na boca. Mas tão altos que nem pulando.
O matreiro bicho torceu o focinho.
- Estão verdes - murmurou. - Uvas verdes, só para cachorro.
E foi-se.
Nisto deu o vento e uma folha caiu.
A raposa ouvindo o barulhinho voltou depressa e pôs-se a farejar...
Quem desdenha quer comprar.
5- In Fábulas Fabulosas - Millôr Fernandes -Editora Nórdica
De repente a raposa, esfomeada e gulosa, fome de quatro dias e gula de todos os tempos, saiu do areal do deserto e caiu na sombra deliciosa do parreiral que descia por um precipício a perder de vista. Olhou e viu, além de tudo, à altura de um salto, cachos de uvas maravilhosos, uvas grandes, tentadoras. Armou o salto, retesou o corpo, saltou, o focinho passou a um palmo das uvas. Caiu, tentou de novo, não conseguiu. Descansou, encolheu mais o corpo, deu tudo o que tinha, não conseguiu nem roçar as uvas gordas e redondas. Desistiu, dizendo entre dentes, com raiva: "Ah, também, não tem importância. Estão muito verdes." E foi descendo, com cuidado, quando viu à sua frente uma pedra enorme. Com esforço empurrou a pedra até o local em que estavam os cachos de uva, trepou na pedra, perigosamente, pois o terreno era irregular e havia o risco de despencar, esticou a pata e... conseguiu! Com avidez colocou na boca quase o cacho inteiro. E cuspiu. Realmente as uvas estavam muito verdes !
MORAL: A FRUSTRAÇÃO É UMA FORMA DE JULGAMENTO TÃO BOA COMO QUALQUER OUTRA.
Com o estudo de algumas fábulas, podemos perceber que a maioria das personagens são animais e que, a partir delas, a história se desenvolve até chegar a um ensinamento.
Dica: Aproveite esse momento e fale sobre a importância dos animais em nossa vida, os cuidados que devemos ter com eles principalmente com os animais em extinção.
Veja a aula sobre animais de estimação aqui no Portal do professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6393 ( acesso: 18/11/2009)
Leve os alunos a observarem os animais que se encontram como personagens das fábulas e a relação deles com as características humanas. Dependendo da turma você pode traalhar as noções de PERSONIFICAÇÃO e VEROSSIMILHANÇA.
A) Escreva no quadro o nome de alguns animais que comumente aparecem nas fábulas: rato, galo, leão , lobo, raposa, formiga ... e faça com os alunos um levantamento das características de cada animal e as características humanas que ele poderia assumir em uma fábula.
B) Conte uma história que eles tenham familiaridade, por exemplo, contos de fadas, e peça que substituam os seres humanos por animais.
C) Proponha o reconto oralmente e/ou escrito.
1) Sugestão de livros sobre fábulas:
- Fabulas de La Fountaine . Chagall, Marc, 1887-1985 Tradução de Mário Laranjeira - São Paulo: Estação Liberdade, 2004 - FDE (Clássicos 5ª e 6ª série - PNLD)
- Antigas Fábulas da China. Livros Fênix. China: Edições em Línguas Estrangeiras, 1987.
- BOFF, Leonardo. A águia e a galinha (Uma metáfora da condição humana). Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
- Fábulas de La Fontaine. Rio de Janeiro, RJ: Editora do Brasil, América (EBAL) S/A, 1996.
- SMOLKA, Neide. "Esopo" - Fábulas Completas. São Paulo, SP: Editora Moderna, 1997.
-GÄRTNER, Hans/ ZWERGW, Lisbeth. 12 Fábulas de Esopo. São Paulo, SP: Editora Ática, 1996.
2) Filme: Vida de inseto. Abaixo o link da sinopse do filme.
http://www.adorocinema.com/filmes/vida-de-inseto/ ( Acesso em 18/11/2009)
Analise as produções dos alunos, verificando a aprendizagem das características textuais da fábula e dos aspectos discursivos e textuais presentes.
Observe a qualidade da argumentação construída pelos alunos - orais e escritas - os textos incorporam informações que demonstram o aprendizado proposto? Como eles estão relacionando os diversos textos entre si? Há indícios de inferência e de extrapolação? Como eles utilizam os aprendizados?
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