08/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Vivenciar um percurso de corrida de orientação, utilizando um mapa da escola.
- Tomar as decisões durante a atividade, fazendo uso consciente dos objetos, do seu corpo e de suas capacidades, administrando seus próprios recursos para atingir seu próprio objetivo, que pode ser, vencer a disputa em primeiro lugar, ou obter o prazer de descobrir todos os prismas com somente interpretação do mapa.
- Participar da montagem do percurso da corrida de orientação observando as condições apresentadas, como: colocação dos prismas, confecção dos mapas, colocação das etiquetas.
- Participar da atividade respeitando a integridade do local;
- Auxiliar os colegas na pratica da ataividade.
Com preparativo para essa aula, o professor deverá confeccionar um mapa da escola. Sugiro então, que encontre a planta baixa da escola, e coloque alguns detalhes importantes para corrida de orientação como: árvore, poste, cerca, tanque com água, etc. Se o professor preferir, poderá fazer este mapa no computador, utilizando algum programa que ele domine.
Foto 1: Exemplo do mapa do CAp UFRJ feito através da planta baixa da escola
Para começar a aula, o professor entregará aos grupos da aula anterior, os prismas confeccionados por eles. Depois, será entregue um mapa da escola, confeccionado pelo professor, para cada grupo. Em seguida, cada grupo terá aproximadamente 20 minutos para espalhar os prismas pela escola, e marcar no mapa com um círculo onde foram colocados estes pontos de controle, colocando também o número do prisma no mapa. Veja o exemplo a seguir:
Foto 2: Mapa do CAp UFRJ feito no programa Ocad com os síbolos da corrida de orientação.
Quando todos retornarem, o professor pedirá para os grupos trocarem de mapas. E como desafio, os grupos deverão observar os círculos marcados no mapa recebido na troca, e encontrar todas as etiquetas dos prismas que foram espalhados pela escola por aquele grupo. O grupo que retornar primeiro com todas as etiquetas dos prismas do percurso, marcará um ponto. Depois o professor pedirá que os grupos troquem de mapa novamente, não podendo pegar o percurso que foi montado por eles. E novamente o grupo que terminar primeiro marcará um ponto. Esta dinâmica de troca de mapa acontece até que os grupos tenham vivenciado todos os percursos. E no final, vencerá o grupo que acumular mais pontos.
No final, o professor reunirá a turma e fará uma avaliação desta aula.
Sites: Clube de orientação da UFRJ: http://www.eefd.ufrj.br/coufrj
Federação de Orientação do Rio de Janeiro: http://www.forj.com.br/
Orientação.Net: http://www.orientacao.net
Nesta avaliação, o professor didcutirá com os alunos as seguintes questões:
1- Qual foi a maior dificuldade em trabalhar com o mapa da escola feito pelo professor?
2- Todos os prismas estavam colocados no lugar certo?
3- Por que o grupo vencedor foi o mais rápido? Estratégia? Correm mais ou se orientaram melhor?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
23/09/2014
Cinco estrelasexcelente trabalho. ajuda a desenvolver varias habilidades dos alunos