20/11/2009
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Perceber sua altura;
• Fazer comparações de medidas;
• Aprender medidas;
• Escrever numerais;
• Brincar e se divertir com a atividade;
• Contar e representar numericamente.
Desenvover brincadeiras que contemplem a consciência corporal tais como: música da Boneca de Lata da Bia Bedran, música da Formiguinha, domínio público, etc.
Objetivos da aula: Desenvolver conceitos de maior, menor e igual. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.
Primeiro Momento: Levar para sala uma fita métrica, ou, se a escola dispuser de um setor de enfermagem em que tenha balança com metro, levar as crianças para serem medidas.
Segundo Momento:Recortar cordões que representem a altura de cada criança. Afixar esses cordões em uma parede de forma espaçada para caber todas as crianças uma ao lado da outra. Prender o cordão em cima e embaixo, colocando na parte superior uma ficha escrita com a altura da criança. O nome de cada um pode ser colocado atrás da ficha.
PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.
Terceiro Momento:Sem que as crianças saibam qual é o seu cordão pedir que encontrem qual deles representa sua própria altura. Instruí-las que para descobrir é preciso encostar-se à parede junto ao cordão. Dar um tempinho para que dialoguem e tentem fazer essa descoberta. Aquelas que não conseguirem devem contar com ajuda dos colegas ou professor.
Quarto Momento:Depois que todas estiverem em seus respectivos lugares, o professor vai chamando uma a uma para observar todas as crianças encostadas na parede. Para cada criança o professor faz perguntas diferentes. Por exemplo: Fulano, quem é maior? João ou Maria?, Quem é menor, Zezinho ou Luizinho? Quem é a criança mais alta da turma? Quem é a criança mais baixa da turma? Quem tem os tamanhos iguais? Fulano e Fulana tem o mesmo tamanho ou não?
PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.
Quinto Momento:Fazer uma atividade de registro em que as crianças irão, uma por vez, buscar a ficha que contêm o seu tamanho e o cordão que representa sua altura. Deverão copiar da ficha para a atividade o tamanho e colocar o cordão em um envelope previamente colado na folha.
PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.
Cordões, fita crepe, envelopes.
Professor/a observe e intervenha ajudando as crianças a construírem os conceitos trabalhados, maior, menor, igual, diferente, etc. As crianças compreenderam a atividade? Construíram os conceitos desejados?
Quatro estrelas 2 classificações
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30/10/2014
Quatro estrelasAté relembre momentos com uma turma que tive a uns 17 anos atrás em uma comunidade do município de Cutias do Araguari no E. do Amapá.Usei a girafa que continha uma fita métrica as crianças se divertiam verificando a medida do seu coleguinha...
17/08/2012
Quatro estrelasAchei a atividade clara e lúdica. Acredito que será muito proveitoso para os alunos.