Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Maior, menor: aprendendo com o próprio corpo

 

20/11/2009

Autor e Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Perceber sua altura;
• Fazer comparações de medidas;
• Aprender medidas;
• Escrever numerais;
• Brincar e se divertir com a atividade;
• Contar e representar numericamente.

Duração das atividades
3 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Desenvover brincadeiras que contemplem a consciência corporal tais como: música da Boneca de Lata da Bia Bedran, música da Formiguinha, domínio público, etc.

Estratégias e recursos da aula

Objetivos da aula: Desenvolver conceitos de maior, menor e igual. A aula destina-se à crianças de 4 e 5 anos.

Primeiro Momento: Levar para sala uma fita métrica, ou, se a escola dispuser de um setor de enfermagem em que tenha balança com metro, levar as crianças para serem medidas.

Segundo Momento:Recortar cordões que representem a altura de cada criança. Afixar esses cordões em uma parede de forma espaçada para caber todas as crianças uma ao lado da outra. Prender o cordão em cima e embaixo, colocando na parte superior uma ficha escrita com a altura da criança. O nome de cada um pode ser colocado atrás da ficha.

PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.

Terceiro Momento:Sem que as crianças saibam qual é o seu cordão pedir que encontrem qual deles representa sua própria altura. Instruí-las que para descobrir é preciso encostar-se à parede junto ao cordão. Dar um tempinho para que dialoguem e tentem fazer essa descoberta. Aquelas que não conseguirem devem contar com ajuda dos colegas ou professor.

Quarto Momento:Depois que todas estiverem em seus respectivos lugares, o professor vai chamando uma a uma para observar todas as crianças encostadas na parede. Para cada criança o professor faz perguntas diferentes. Por exemplo: Fulano, quem é maior? João ou Maria?, Quem é menor, Zezinho ou Luizinho? Quem é a criança mais alta da turma? Quem é a criança mais baixa da turma? Quem tem os tamanhos iguais? Fulano e Fulana tem o mesmo tamanho ou não?

PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.

Quinto Momento:Fazer uma atividade de registro em que as crianças irão, uma por vez, buscar a ficha que contêm o seu tamanho e o cordão que representa sua altura. Deverão copiar da ficha para a atividade o tamanho e colocar o cordão em um envelope previamente colado na folha.

PAIVA, N. S. G. Maior, Menor. Atividade Desenvolvda na Escola de Educação Básica da Unversidade Federal de Uberlândia. 17/11/2009.

Recursos Complementares

Cordões, fita crepe, envelopes.

Avaliação

Professor/a observe e intervenha ajudando as crianças a construírem os conceitos trabalhados, maior, menor, igual, diferente, etc. As crianças compreenderam a atividade? Construíram os conceitos desejados?

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marinalda saldanha, Escola Estadual Ivanhoé Gonçalves Martins , Amapá - disse:
    marinaldasaldanha@yahoo.com.br

    30/10/2014

    Quatro estrelas

    Até relembre momentos com uma turma que tive a uns 17 anos atrás em uma comunidade do município de Cutias do Araguari no E. do Amapá.Usei a girafa que continha uma fita métrica as crianças se divertiam verificando a medida do seu coleguinha...


  • Claudimara Aparecida Souza, EMEI Prof. Maria Alice Marcondes Gomes Pereira , São Paulo - disse:
    claudimara.souza@bol.com.br

    17/08/2012

    Quatro estrelas

    Achei a atividade clara e lúdica. Acredito que será muito proveitoso para os alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.