Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Incentivo à leitura: o livro que marcou minha vida

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santada Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:


- reconhecer o livro como objeto que propicia a criação de novas realidades e pelo qual se pode adquirir prazer de leitura;


- conhecer expressões literárias que marcaram a vida dos parentes, bem como familiarizar-se com elas;


- Aprimorar a capacidade de escrita, a partir da produção de uma carta;


- Se expressar oralmente com mais segurança;


- Interagir com alunos de outras classes.

Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Espera-se que o aluno saiba o significado do termo “eu-lírico”, que remete à voz que fala no poema (neste caso, na canção “Livros”, de Caetano Veloso). O eu-lírico é muitas vezes confundido com o próprio escritor, mas é preciso ficar claro ao aluno que quem diz não é Caetano Veloso, propriamente, mas uma voz literária atribuída por ele ao poema para manifestar a sua literariedade. Encontre maiores informações sobre o assunto no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eu-l%C3%ADrico [Acesso em 18/11/09].


É também esperado que os alunos tenham uma noção básica do formato de construção de uma carta informal. Encontre maiores esclarecimentos sobre isso em http://www.oeducador.net/index.php?option=com_content&view=article&id=115:producao-de-carta-informal&catid=62:ingles [Acesso em 18/11/09].

Estratégias e recursos da aula

1ª AULA - Duas aulas de 5o minutos

Na primeira aula, para iniciar com uma dinâmica que chame a atenção dos alunos, você precisará de uma folha de papel A4 branca e uma folha de jornal (escolha uma sem muitas ilustrações, com o maior número possível de palavras, de texto).

De frente para os alunos, empunhe inicialmente a folha de papel A4 branca. Diga a eles que aquela folha é como a mente de uma pessoa que não tem hábito de leitura, que não gosta de ler. Peça a eles que digam o que veem na folha. Eles certamente dirão que nada estão vendo, pois a folha está em branco, sem uma marca sequer. Então coloque a folha sobre uma mesa e em seguida pegue a folha de jornal. Diga a eles que aquela folha, toda escrita, coberta de informações, é como a mente de uma pessoa que costuma ler muito. Quando eles menos esperarem e estiverem olhando fixamente para a folha de jornal, amasse-a, num movimento brusco e faça uma bolinha bem apertada. Em seguida, escolha um aluno da turma e peça que ele tente, sobre a superfície lisa da mesa, desamassar a folha de jornal. Quando a folha estiver totalmente aberta, peça ao aluno que se sente para que você possa explicar o que está havendo. Mostrando novamente a folha de jornal, agora levemente amassada, repita que aquela folha toda escrita é a representação da mente de uma pessoa que gosta muito de ler, e que guarda consigo uma bagagem incrível de possibilidades, para criar novos mundos e para entender o nosso próprio mundo. Então diga mais, mostrando as marcas que permaneceram na folha de jornal, mesmo após a insistência do aluno em fazê-la voltar ao normal. Explique a eles que as marcas deixadas pelas leituras que fazemos são eternas, e jamais será possível fazer com que volte ao normal uma mente que foi marcada pela leitura, assim como não se consegue fazer voltar ao normal uma folha amassada. Para finalizar a dinâmica, pegue novamente a folha branca e segure-a paralelamente à folha de jornal. Então pergunte aos alunos: o que vocês querem se tornar: uma folha branca que nada sabe, nada tem a oferecer e é totalmente desinteressante, ou uma folha de jornal carregada de possibilidades de mudar o mundo?

É interessante que após essa dinâmica você ouça os seus alunos: quanto eles costumam ler? O que leem? Eles sentem alguma diferença após terminarem a leitura de algum livro, revista, jornal? Conduza um debate rápido nessa linha de raciocínio para despertar os alunos para esse contexto.

Em seguida, passe para eles a música “Livros”, de Caetano Veloso. É interessante que cada aluno receba também uma cópia xerografada da canção, para que possam acompanhar melhor.


Livros

Caetano Veloso

Tropeçavas nos astros desastrada
Quase não tínhamos livros em casa
E a cidade não tinha livraria
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.

Tropeçavas nos astros desastrada
Sem saber que a ventura e a desventura
Dessa estrada que vai do nada ao nada
São livros e o luar contra a cultura.

Os livros são objetos transcendentes
Mas podemos amá-los do amor táctil
Que votamos aos maços de cigarro
Domá-los, cultivá-los em aquários,
Em estantes, gaiolas, em fogueiras
Ou lançá-los pra fora das janelas
(Talvez isso nos livre de lançarmo-nos)
Ou ¬ o que é muito pior ¬ por odiarmo-los
Podemos simplesmente escrever um:

Encher de vãs palavras muitas páginas
E de mais confusão as prateleiras.
Tropeçavas nos astros desastrada
Mas pra mim foste a estrela entre as estrelas.

- http://www.youtube.com/w atch?v=7vV22LRNrpk – [Acesso em 18/11/ 09].

- http://www.youtube.com/watch?v=7vV22LRNrpk – [Acesso em 18/11/09] – Link do vídeo da música “Livros”, de Caetano Veloso.

- Após executar uma vez a música, questione os alunos sobre qual é o tema que ela aborda. Espera-se que eles comentem que Caetano, nessa canção, fala dos livros e da importância de lê-los.


- Fale sobre como era difícil, no passado, ter acesso aos livros e comente a satisfação que o eu-lírico (relembre a noção de eu-lírico) expressa na canção quando esse contato se tornava possível.


- Pergunte aos alunos qual é o efeito que o livro causa ao entrar na vida dos que os leem. Explique a metáfora “Os livros (...) são como a radiação de um corpo negro/ apontando para a expansão do Universo/ porque a frase, o conceito o enredo, o verso (...)/ É o que pode lançar mundos no mundo”. Os alunos devem entender que o livro encerra a capacidade de criação de novos mundos. Ao ler nos distaciamos de nossa realidade para criar outras.


- Pergunte a eles a que o livro é comparado no poema. Eles deverão mencionar os maços de cigarro. É importante que os alunos estabelaçam uma relação entre o vício que o cigarro provoca (maléfico) e o vício (positivo) que se deve adiquirir em relação à leitura.


- Mencione a liberdade que o eu-lírico manifesta em relação ao livro, dizendo que podemos até lançá-lo pela janela, ou escrever um, ploriferando “vãs palavras”. Explique que embora use a palavra “vãs”, ele tem ciência da importância e do poder delas, que são inclusive a matéria prima para que se crie o próprio poema musicado de Caetano Veloso.


Agora que foi feita a leitura e reflexão sobre a música, professor, passe uma tarefa para que os alunos realizem em casa: eles terão que conversar com os pais (ou com qualquer membro mais velho da família), sobre um livro que esse tenha lido no passado, quando tinha a mesma idade do aluno, e que tenha gostado muito, um livro marcante, portanto.

É importante tomar cuidado para que o aluno, ao procurar os pais, não receba respostas como: “eu não me lembro de nenhum livro”, ou “eu não costumava ler nada.”. Para evitar respostas como essas, incentive o aluno a procurar, na família, alguém que ele saiba que tenha o hábito de leitura. Assim não corre-se o risco de que ele tenha uma frustração ou um reforço negativo.

Tendo escolhido o parente, que por sua vez indicará o livro, o aluno deverá fazer a ele algumas perguntas, cujas respostas serão registradas no caderno:

1º - Em qual período de sua vida você teve contato com o livro que te marcou?


2º - O que você mais se recorda em relação ao livro? Qual é o ponto marcante da obra? Você saberia contar a sua história na íntegra?


3º - Você sabe quem é o autor do livro?

Também é importante que o aluno pergunte ao parente se ele acha que o livro indicado agradará ao menino. Isso é válido para que o aluno não se veja obrigado a ler algo muito técnico ou específico, estritamente ligado ao gosto pessoal do entrevistado. Não se deve perder de vista que o objetivo dessa proposta é despertar o interesse de leitura no aluno, com base num estímulo dos parentes. Obrigá-lo a ler algo totalmente desconectado de sua realidade não o fará ter interesse, mas sim aversão pelo objeto livro.

Após esse contato, o aluno deverá ter um tempo para encontrar e ler o livro que lhe foi indicado pelos parentes. Logo após a leitura, ele deverá empreender uma pesquisa sobre o autor da obra e a época em que está foi produzida. É recomendado que durante a leitura o aluno estabeleça contato com o indicador da obra, para que eles troquem espectativas em relação à leitura.


2ª AULA - Duas aulas de 50 minutos

A segu nda aula só deve acontecer depois que os alunos conseguirem encontrar e ler os livros indicados pelo parente. 

Agora, em sala, exp lique que eles deverão escrever uma carta-c onvite para os colegas de uma outra turma da escola. Nessa carta convite eles falarão sobre o livro que leram, contarão que este livro foi indicado pelos pais (ou outro familiar); dirão que esse livro tem história, que assim como ele causou um impacto em seu pai no passado, ele também influenciou a leitura recente que o aluno fez do livro.

E qual o fundamento de se escrever essa carta-convite? Explique aos alunos que ela servirá para chamar os colegas para conhecerem “O livro que marcou minha vida”, em um dia que será apenas dedicado à exposição dos livros indicados pelos pais dos alunos. Nesse dia, Cada aluno terá um espaço no pátio da escola com uma mesa, em que ficará responsável por apresentar ao aluno (ou aos alunos) que convidou, e aos demais que demonstrarem interesse, o seu livro. Os parentes que fizeram a indicação também serão convidados para acompanharem os alunos nesse dia, e poderão ajudá-los, falando da impressão que tiveram do livro quando o leram e explicando o que foi tão marcante na leitura.

Para nortear a produção da carta, professor, apresente o seguinte roteiro:

1º - Como o que se propõe é a elaboração de uma carta, os alunos deverão iniciar o texto colocando a localidade e a data e em seguida deverão dirigir um cumprimento carinhoso ao receptor da mesma. É importante, professor, que o aluno saiba o nome do receptor da carta, para direcioná-la a ele. Por isso, combine de antemão com a outra turma (ou as outras turmas, pois ficaria mais interessante se o aluno convidasse no mínimo três colegas), para estabelecer quem receberá o convite de quem.

2º - Os alunos deverão contar como chegaram até o livro que estão indicando. Contar que ele foi recomendado por um parente e falar sucintamente sobre a pesquisa que realizou sobre o autor e a obra. Em que ano e onde ela foi escrita?

3º - Agora o aluno contará sucintamente a história do livro, ressaltando as qualidades do mesmo, de forma que o leitor do seu convite sinta-se tentado a conhecê-lo.

4º - Por último, o aluno deverá expressar a sua opinião sobre o livro, contando o que na obra, chamou atenção também nele. Essa parte final deve conter um convite direto para que o aluno vá assistir a apresentação do livro, folheá-lo e conhecer mais sobre ele. Portanto, é preciso mencionar a hora e o lugar da apresentação, que você, professor, deverá estipular. Ao final, o aluno deve agradecer a atenção de seu leitor, sugerir que ao ir à apresentação esse também leve um livro de sua preferência para indicar-lhe a leitura e despedir-se.

Se os alunos da turma que forem receber a carta convite tiverem e-mail, é interessante que ela seja enviada também por e-mail. Além dos alunos específicos que receberão a carta-convite, será motivador para os alunos que toda a escola seja motivada e convidada a ouvir a história do “Livro que marcou minha vida”. Isso faz com que o aluno se sinta valorizado e associe o interesse dos outros pelo livro que ele estará apresentando ao interesse direto pelo ato de ler.


3ª AULA - uma aula de 50 minutos


A terceira aula será inteiramente dedicada à leitura, por parte dos alunos, das cartas produzidas por eles. Este é o momento em que você, professor, poderá fazer intervenções, sugerindo mudanças e acréscimos nos textos. É importante que você faça também, alterações a nível gramatical, para evitar que os alunos sintam-se constrangidos diante de eventuais erros ortográficos que serão lidos pelos colegas da outra classe. Só então se recomenda a reescrita definitiva do texto em papel de carta, que será colocado em envelopes nomeados e depois serão entr egue por você a seus respectivos destinos, nas outras turmas.

Seria mais emocionante que os alunos recebessem por correio as cartas. Isso resgataria o velho costume, perdido em meio à era tecnológica, de envio de cartas. Portanto, professor, se hou ver tempo suficiente p ara coleta de endereço s e env io das cartas por Correio, faça-o com os alunos. Fica como dica, para evitar maiores gastos, o envio da carta em formato de Carta Social. Ela tem o custo de apenas R$00, 01, com o limite de uma folha por envelope. Essa forma de envio facilitada pode ser mais um fator estimulador para os alunos, no sentido de revitalizarem esse costume perdido, que consequentemente é um estímulo à escrita.

4ª AULA - duas aulas de 50 minutos


Na quarta aula, professor, você orientará seus alunos a construírem um mural que será afixado permanentemente no pátio do colégio. O mural receberá o nome de “Li e gostei”. Nele haverá espaço para que todas as pessoas da escola possam compartilhar o nome de obras cuja leitura foi apreciada. O mural pode ser enfeitado com imagens de livros ou objetos relacionados que se refiram à leitura. Sugestões serão dadas abaixo.


Os alunos deverão confeccionar também cartazes e com mensagens em favor do despertar da leitura e da valorização do livro. Esses cartazes poderão ser espalhados pela escola, especialmente no pátio, onde se dará o evento.
Além disso, sugere-se que seja criado nessa aula um blog em que a comunidade escolar seja convidada a inserir resenhas e comentários sobre livros lidos. O blog pode ser um excelente espaço para essa troca de experiências de leitura. O seu link pode ser também disponibilizado no mural, para que todos os interessados tenham acesso.


[Imagens acessadas em 18/11/09].

http://africaemnos.netguestdns.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/Imagem-livro.jpg 

 http://junqueira.files.wordpress.com/2007/04/livro.jpg 

http://3.bp.blogspot.com/_OiDovLv7xEo/SXup1f64FXI/AAAAAAAAAKc/fPAad6KiCZ0/s400/livro_mar.jpg

5ª/6ª/7ª AULAS - 3 aulas de 50 minutos


Neste último encontro serão feitas as apresentações dos livros pelos alunos à comunidade escolar. Por isso será necessário um tempo superior a uma aula de 50 minutos. Recomenda-se três aulas seguidas de 50 minutos cada para o desenvolvimento da atividade.


Sobre a decoração, cada aluno será responsável por enfeitar sua mesa da forma que preferir. Ele poderá usar a criatividade: trazer livros de casa, colar gravuras ou trazer objetos que estejam associados à leitura. Tudo isso auxiliado pelo parente que indicou o livro.


Eles ficarão à disposição para receber tanto o aluno que foi convidado para ouvir sobre o livro, quanto os demais alunos e funcionários da escola que estiverem transitando entre as mesas. O aluno deve estar preparado para responder a perguntas diversas sobre o livro, que por sua vez estará exposto, à disposição dos visitantes. É importante que ele indique o mural “Li e gostei” para todos e peça indicações de livros que cada visitante tenha lido e que tenha marcado sua vida. Essas informações deverão ser registradas. O montante de indicações de leitura, ao final, pode compor uma lista, divulgada tanto no mural, quanto no b log.

Dica de cinema: Indica-se um filme e xtremamente relacionado à temática sugerida, que é "Fahrenheit 451", de François Truffaut. Esse é um clássico do cinema, cuja reflexão recai sobre a ausência de liberdade numa sociedade repressiva, onde até os livros são proibidos, por serem considerados perigosos . Então as pessoas desenvolvem estratégias para que eles não desapareçam.

Recursos Complementares

- http://www.youtube.com/watch?v=7vV22LRNrpk – [Acesso em 18/11/09] - Letra da música "Livros", de Caetano Veloso,

- http://www.youtube.com/watch?v=7vV22LRNrpk – [Acesso em 18/11/09] – Link do vídeo da música “Livros”, de Caetano Veloso.

- Imagens de Livros [Acesso em 18/11/09].

http://3.bp.blogspot.com/_OiDovLv7xEo/SXup1f64FXI/AAAAAAAAAKc/fPAad6KiCZ0/s400/livro_mar.jpg [Acesso em 18/11/2009]

http://junqueira.files.wordpress.com/2007/04/livro.jpg [Acesso em 18/11/2009]

http://africaemnos.netguestdns.com.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/08/Imagem-livro.jpg [Acesso em 18/09/2009]

Avaliação

Professor, avalie a capacidade de produção escrita dos alunos, durante a elaboração da carta-convite. Note a sua capacidade selecionar as partes mais importantes da história e de opinar em relação ao livro indicado. Avalie a autonomia e criatividade de cada aluno em relação à montagem de sua mesa de apresentação do livro; note também sua desenvoltura e capacidade de expressão oral diante dos visitantes. É importante que você, professor, circule entre os alunos e colha impressões de todos eles durante esse processo. Observe o nível de envolvimento do aluno nas discussões propostas em sala de aula e a coerência das intervenções propostas por ele. Ao fim do evento, peça aos alunos que escrevam um pequeno parágrafo se auto-avaliando e avaliando o todo das apresentações. Eles deverão apontar os erros e acertos que a turma cometeu na elaboração do projeto de incentivo à leitura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 8/10 - 80%
  • Quatro estrelas 2/10 - 20%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ROZELINA COSTA E SILVA LIMA, ESCOLA ESTADUAL PROFº APOENAN DE ABREU TEIXEIRA , Tocantins - disse:
    linacesilva2002@yahoo.com.br

    28/02/2016

    Cinco estrelas

    Muito criativa! Excelente aula! Parabéns!


  • Maria Raimunda, UFS , Sergipe - disse:
    mrc_andrade@hotmail.com

    19/10/2013

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante, pois visa uma maior interação e mobilização da turma, se o professor ficar preso apenas ao livro didático e não incentivar a leitura o aluno ficará cansado do apenas ouvir o professor.


  • Ana Graziela Cabral, ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO , Minas Gerais - disse:
    aninhagra@hotmail.com

    16/04/2012

    Cinco estrelas

    Caros amigos, gostaria de agradecer pelos comentários feitos acerca de meu plano de aula, acima, e aproveitar a oportunidade para sugerir-lhes que assistam ao vídeo do link a seguir http://www.youtube.com/watch?v=QGJqebWttHQ, que trata de uma entrevista que concedi falando sobre a diminuição, a cada dia, do interesse pela leitura. Esse tema vem bastante a calhar com a temática dessa aula e, inclusive, fiz referência a esse plano de aula durante a entrevista. Espero que gostem! Atenciosamente!


  • beatriz, socorro gorveia , Ceará - disse:
    beatryyzz@hotmail.com

    21/05/2011

    Cinco estrelas

    esta otima esta aula!!!!!!


  • Maria Rosana Guimarães, Colégio Est. Prof. Dario Veloso , Paraná - disse:
    profmariarosana@yahoo.com.br

    24/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula! É uma forma de incentivar nossos alunos para a leitura


  • Maria Jose, Escola Municipal Preeito Alvaro Brandão , Mato Grosso do Sul - disse:
    mjosicardoso@hotmail.com

    14/07/2010

    Cinco estrelas

    Projeto maravilhoso.Adaptei as séries que trabalho e foi muito bom.Beijos amiga.


  • LAURA TERESA COLOMBINI MONTEIRO , ESCOLA MUNICIPAL ESTADOS UNIDOS , Rio de Janeiro - disse:
    COLOMBINI_LAURA@YAHOO.COM.BR

    25/06/2010

    Cinco estrelas

    OLÁ! PARABÉNS PELO TRABALHO. MUITO CRIATIVO E DE INCENTIVO PARA NÓS, PROFESSORES, QUE LUTAMOS MUITO PARA INCENTIVAR NOS ALUNOS O PRAZER PELA LEITURA.


  • Débora Martins, INMED Brasil , São Paulo - disse:
    debora.m@globo.com

    24/05/2010

    Quatro estrelas

    Excelente trabalho. Transgrediu o ensino da Língua...


  • Áurea, Secretaria de Estado da Educação , Amazonas - disse:
    aure4branco@bol.com.br

    23/05/2010

    Quatro estrelas

    Criativo. Parabéns!


  • adriana marques, E.E.E.F.M. PROF. EDUARDO LIMA E SILVA , Rondônia - disse:
    asamarques@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo excelente trabalho. É uma ótima experiência. Despertar o prazer da leitura é um dos principais objetivos dos professores.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.