30/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Compreender os rudimentos da história, regras e as técnicas do Sumô;
Vivenciar de forma adaptada a modalidade em questão através de jogos reconhecendo as principais habilidades na sua execução.
Diferenças existente entre luta, briga e violência.
Espaço: Espaço aberto ou fechado com solo macio
Material: Cordas pequenas, Giz
Atividade 1
Perguntar à turma qual é o esporte que mais aparece nas televisões e jornais do Brasil. (Futebol). Em seguida, perguntar: E em outros países, vocês sabem qual é o esporte mais famoso, por exemplo, no Japão? Explicar que o esporte mais famoso neste país é uma luta e que o nome dela é Sumô. (O Sumô é uma luta marcial travada em uma arena circular onde os lutadores, que só podem ter as plantas dos pés apoiadas no chão, têm como objetivo empurrar o adversário para fora do círculo. Não é permitido chutar, bater ou socar. A luta começa e termina com um cumprimento respeitoso ao adversário. Não existe violência no combate e a vitória não é muito comemorada, demonstrando respeito pelo adversário.) Com o auxílio das fotos e vídeos, incluir nesta explanação, a origem da luta, seus aspectos religiosos, físico, vestuário, as técnicas e regras (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma). Perguntar posteriormente se alguma brincadeira conhecida por eles tem o mesmo objetivo do Sumô (ocupação de território).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sumo_at_the_great_amphitheatre_at_Veddo-J._M._W._Silver.jpg
http://www.ceap.g12.br/projetos2002/Pagina2B/CarolineFrancisRachel/PaginaGeo/japare9.jpg
http://www.papodegordo.com.br/wp-content/uploads/sumo2.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gyoji_with_fan.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Asashoryu_fight_Jan08.JPG
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sumo_ceremony.jpg
Videos do sumo
http://www.youtube.com/watch?v=UxhKb-zZoWE
http://www.youtube.com/watch?v=CEe-UIvftUg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Bs0eAmrDCu4
http://www.youtube.com/watch?v=mokuCxdwwUQ
Atividade 2
“Para o seu campo!”: Organizar a turma em duplas e colocar uma corda no chão para cada parceiro para demarcar uma divisória de um território. Os alunos ficam em pé, de frente para o outro, de um lado e de outro da corda. Coloca-se uma marca com giz a uma distância de 3 metros atrás deles que servirá como objetivo a ser alcançado. Os alunos puxarão o companheiro até a marca dos 3 metros em qualquer parte do corpo, exceto pela cabeça. Ganha aquele que conseguir realizar primeiro esse objetivo.
Atividade 3
O território: Em uma área de 4 metros quadrados previamente demarcada com giz, 4 a 6 alunos ocuparão o interior do espaço (defensores). O mesmo número de alunos ficará na área externa (atacantes). Os alunos deverão ficar de pé. Ao sinal do professor, os atacantes tentarão entrar na área demarcada e os defensores irão interditar o acesso. Golpes não serão permitidos. A área da cabeça e o pescoço deverão também ser evitados para puxar ou empurrar o companheiro. Após um minuto, os papéis se invertem.
http://www.nippobrasil.com.br/3.especial_esportes/esp04_sumo.php
http://www.infoescola.com/artes-marciais/sumo/
http://mundoestranho.abril.com.br/esporte/pergunta_287948.shtml
Discutir com os alunos as estratégias utilizadas para fazer com que os seus oponentes fossem vencidos. Após esse relato onde deverão ser apresentadas pelos alunos as habilidades como puxar e empurrar, perguntar se há diferença entre as brincadeiras realizadas e o Sumô. A avaliação consistirá na elaboração dos argumentos onde os alunos apresentarão as semelhanças (ocupar o território, levar o amigo à outra área...) e as diferenças (Sumô é uma arte marcial milenar de outro país e as brincadeiras realizadas apresentam um contexto histórico diferente)
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!