Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Você já Ouviu Falar do Sumô?

 

30/11/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os rudimentos da história, regras e as técnicas do Sumô;

Vivenciar de forma adaptada a modalidade em questão através de jogos reconhecendo as principais habilidades na sua execução.


Duração das atividades
50 minutos / 1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Diferenças existente entre luta, briga e violência.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Espaço aberto ou fechado com solo macio

Material: Cordas pequenas, Giz

Atividade 1

Perguntar à turma qual é o esporte que mais aparece nas televisões e jornais do Brasil. (Futebol). Em seguida, perguntar: E em outros países, vocês sabem qual é o esporte mais famoso, por exemplo, no Japão? Explicar que o esporte mais famoso neste país é uma luta e que o nome dela é Sumô. (O Sumô é uma luta marcial travada em uma arena circular onde os lutadores, que só podem ter as plantas dos pés apoiadas no chão, têm como objetivo empurrar o adversário para fora do círculo. Não é permitido chutar, bater ou socar. A luta começa e termina com um cumprimento respeitoso ao adversário. Não existe violência no combate e a vitória não é muito comemorada, demonstrando respeito pelo adversário.) Com o auxílio das fotos e vídeos, incluir nesta explanação, a origem da luta, seus aspectos religiosos, físico, vestuário, as técnicas e regras (faz-se necessário adaptar a linguagem e o conjunto de regras a ser apresentada respeitando as características da turma). Perguntar posteriormente se alguma brincadeira conhecida por eles tem o mesmo objetivo do Sumô (ocupação de território).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sumo_at_the_great_amphitheatre_at_Veddo-J._M._W._Silver.jpg

http://www.ceap.g12.br/projetos2002/Pagina2B/CarolineFrancisRachel/PaginaGeo/japare9.jpg


http://www.papodegordo.com.br/wp-content/uploads/sumo2.jpg


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Gyoji_with_fan.jpg


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Asashoryu_fight_Jan08.JPG


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sumo_ceremony.jpg

Videos do sumo

http://www.youtube.com/watch?v=UxhKb-zZoWE
http://www.youtube.com/watch?v=CEe-UIvftUg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Bs0eAmrDCu4
http://www.youtube.com/watch?v=mokuCxdwwUQ

Atividade 2

“Para o seu campo!”: Organizar a turma em duplas e colocar uma corda no chão para cada parceiro para demarcar uma divisória de um território. Os alunos ficam em pé, de frente para o outro, de um lado e de outro da corda. Coloca-se uma marca com giz a uma distância de 3 metros atrás deles que servirá como objetivo a ser alcançado. Os alunos puxarão o companheiro até a marca dos 3 metros em qualquer parte do corpo, exceto pela cabeça. Ganha aquele que conseguir realizar primeiro esse objetivo.

Atividade 3

O território: Em uma área de 4 metros quadrados previamente demarcada com giz, 4 a 6 alunos ocuparão o interior do espaço (defensores). O mesmo número de alunos ficará na área externa (atacantes). Os alunos deverão ficar de pé. Ao sinal do professor, os atacantes tentarão entrar na área demarcada e os defensores irão interditar o acesso. Golpes não serão permitidos. A área da cabeça e o pescoço deverão também ser evitados para puxar ou empurrar o companheiro. Após um minuto, os papéis se invertem.

Recursos Complementares
Avaliação

Discutir com os alunos as estratégias utilizadas para fazer com que os seus oponentes fossem vencidos. Após esse relato onde deverão ser apresentadas pelos alunos as habilidades como puxar e empurrar, perguntar se há diferença entre as brincadeiras realizadas e o Sumô. A avaliação consistirá na elaboração dos argumentos onde os alunos apresentarão as semelhanças (ocupar o território, levar o amigo à outra área...) e as diferenças (Sumô é uma arte marcial milenar de outro país e as brincadeiras realizadas apresentam um contexto histórico diferente)

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.