25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Uma região em construção: o Mercosul |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Dilemas socioambientais para a segurança alimentar |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Ao término das atividades o aluno deverá:
- dominar o conceito de "corredor de exportação";
- conhecer e reconhecer os corredores de exportação brasileiros;
- localizar Paranaguá: um dos corredores de exportação brasileiros;
- saber que o Porto de Paranguá é responsável por parte das exportações e importações paraguaias;
- saber que, no Paraná, há uma boa parte da Mata Atlântica preservada.
- conhecer os países do Mercosul;
- conhecer a diversidade vegetal brasileira.
Professor, inicie a aula com o mapa dos portos do Brasil (você pode imprimir para os alunos ou levá-los ao laboratório de informática para que analisem o mapa na tela do computador).
http://www.transportes.gov.br/bit/inportos.htm
http://www.portosdobrasil.gov.br/sistema-portuario-nacional
Peça aos alunos:
Os questionamentos e considerações devem ser feitos de forma dialogada, de modo a gerar curiosidades nos alunos e fazer com que eles perguntem, apresentem hipóteses, tragam informações que tenham ouvido na TV, no rádio, em casa. Anotem no quadro ou em um painel essas falas.
Insira na conversa:
- a produção brasileira e as exportações e importaçôes;
- portos de administração pública e de administração privada (privatização dos portos);
- corredores de exportação;
- Porto de Paranaguá e sua área de influência (Paraná e parte dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio
Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Inclui também o Paraguai, que dispõe de entreposto no Porto).
Utilize o vídeo "Paranaguá" (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=838).
O vídeo está dividido em partes, com informações distintas:
1. localização, origem do nome "Paranaguá" e a ocupação do espaço (converse com os alunos a respeito da localização sobre a linha do Tratado de Tordesilhas e se já conheciam - de nome - a cidade histórica do Paraná);
2. o Porto de Paranguá (discuta o significado de: "faz a interligação entre outras regiões do país e com o exterior");
3. a estrada-de-ferro da Graciosa ou ferrovia Parabaguá-Curitiba (converse sobre a ocupação do espaço e a preservação da natureza).
Peça que os alunos pesquisem e escrevam sobre o trajeto dos produtos de sua origem até o Porto de Paranaguá. Ele se dá por rodovia (BR 277) ou por ferrovia (estrada-de-ferro Paranaguá-Curitiba).
Alguns elementos que podem estar presentes nos textos:
1. características do porto como "maior porto graneleiro da América Latina", porto de administração pública, um dos maiores portos do mundo, exportação de soja e de farelo de soja, situado na Região Sul do país,
2. do grande volume de tráfego para levar os produtos ao porto e a preservação da Mata Atlântica que as duas opçõ es de vias atravessa.
3. a concessão de zonas francas a países vizinhos (prevista no Tratado de assunção, que deu
Agende uma visita ao Porto de Paranaguá. Caso vocês morem muito longe, procurem visitar um porto mais próximo (marítimo ou fluvial). O importante é conhecer a estrutura e o movimento dos terminais.
(caso seja possível a visita, inverta as atividades fzendo primeiro a visita e depois o texto).
Nome | Tipo |
---|---|
Paranaguá | Vídeo |
- agendamento de visitas monitoradas ao Porto de Paranaguá: http://www.appa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=14;
- notícias sobre os portos brasileiros: http://www.portogente.com.br/portosdobrasil/;
- sobre o Porto de Paranaguá: http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos/Paranagua.pdf;´
- definição de corredor de exportaçao: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_de_exporta%C3%A7%C3%A3o;
- imagens do Porto de Paranguá: http://www.transportes.gov.br/bit/portos/paranag/pparanagua.htm;
- site do Porto de paranaguá: http://portodeparanagua.com/ (há um vídeo de "passeio pelo porto").
(todos os acessos foram em: 18 nov 2009)
De acontecer durante todo o processo. Os critérios:
- o aluno contribuiu na discussão a partir do mapa de localizaçao dos portos brasileiros;
- o aluno assistiu ao vídeo e discutiu questões relativas a ele;
- o aluno produziu um texto pertinente ao tema;
- o aluno participou com interesse da visita ao porto.
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