Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Corredor de exportaçao: Paranaguá.

 

25/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Ensino Fundamental Final Geografia Modernização capitalista e a redefinição nas relações entre o campo e a cidade
Ensino Fundamental Final Geografia Uma região em construção: o Mercosul
Ensino Fundamental Final Geografia Dilemas socioambientais para a segurança alimentar
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá:

- dominar o conceito de "corredor de exportação";
- conhecer e reconhecer os corredores de exportação brasileiros;
- localizar Paranaguá: um dos corredores de exportação brasileiros;
- saber que o Porto de Paranguá é responsável por parte das exportações e importações paraguaias;
- saber que, no Paraná, há uma boa parte da Mata Atlântica preservada.

Duração das atividades
01 a 02 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- conhecer os países do Mercosul;
- conhecer a diversidade vegetal brasileira.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula com o mapa dos portos do Brasil (você pode imprimir para os alunos ou levá-los ao laboratório de informática para que analisem o mapa na tela do computador).

http://www.transportes.gov.br/bit/inportos.htm

http://www.portosdobrasil.gov.br/sistema-portuario-nacional


Peça aos alunos:

  • Que observem o mapa e verifiquem os portos marítimos brasileiros: os que eles já ouviram falar, os que já conhecem, os nomes diferentes, os marítimos, os fluviais, ... 
  • Pergunte a eles se conhecem algum daqueles portos, se sabem da importância desses terminais na vida dos brasileiros.
  • Verifiquem qual ou quais dos portos são os mais próximos de onde vocês estão.
  • Se a região de vocês produz para exportação, por onde essa produção é escoada? Tracem o trajeto até o porto de escoamento.

Os questionamentos e considerações devem ser feitos de forma dialogada, de modo a gerar curiosidades nos alunos e fazer com que eles perguntem, apresentem hipóteses, tragam informações que tenham ouvido na TV, no rádio, em casa. Anotem no quadro ou em um painel essas falas.
Insira na conversa:
- a produção brasileira e as exportações e importaçôes;
- portos de administração pública e de administração privada (privatização dos portos);
- corredores de exportação;
- Porto de Paranaguá e sua área de influência (Paraná e parte dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio
Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Inclui também o Paraguai, que dispõe de entreposto no Porto).

Utilize o vídeo "Paranaguá" (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=838).

Paranaguá

O vídeo está dividido em partes, com informações distintas:
1. localização, origem do nome "Paranaguá" e a ocupação do espaço (converse com os alunos a respeito da localização sobre a linha do Tratado de Tordesilhas e se já conheciam - de nome - a cidade histórica do Paraná);
2. o Porto de Paranguá (discuta o significado de: "faz a interligação entre outras regiões do país e com o exterior");
3. a estrada-de-ferro da Graciosa ou ferrovia Parabaguá-Curitiba (converse sobre a ocupação do espaço e a preservação da natureza).


Peça que os alunos pesquisem e escrevam sobre o trajeto dos produtos de sua origem até o Porto de Paranaguá. Ele se dá por rodovia (BR 277) ou por ferrovia (estrada-de-ferro Paranaguá-Curitiba).
Alguns elementos que podem estar presentes nos textos:
1. características do porto como "maior porto graneleiro da América Latina", porto de administração pública, um dos maiores portos do mundo, exportação de soja e de farelo de soja, situado na Região Sul do país,
2. do grande volume de tráfego para levar os produtos ao porto e a preservação da Mata Atlântica que as duas opçõ es de vias atravessa.
3. a concessão de zonas francas a países vizinhos (prevista no Tratado de assunção, que deu


Agende uma visita ao Porto de Paranaguá. Caso vocês morem muito longe, procurem visitar um porto mais próximo (marítimo ou fluvial). O importante é conhecer a estrutura e o movimento dos terminais.

(caso seja possível a visita, inverta as atividades fzendo primeiro a visita e depois o texto).

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Paranaguá Vídeo
Recursos Complementares

- agendamento de visitas monitoradas ao Porto de Paranaguá: http://www.appa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=14;
- notícias sobre os portos brasileiros: http://www.portogente.com.br/portosdobrasil/;
- sobre o Porto de Paranaguá: http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos/Paranagua.pdf
- definição de corredor de exportaçao: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corredor_de_exporta%C3%A7%C3%A3o;
- imagens do Porto de Paranguá: http://www.transportes.gov.br/bit/portos/paranag/pparanagua.htm;
- site do Porto de paranaguá: http://portodeparanagua.com/ (há um vídeo de "passeio pelo porto").
(todos os acessos foram em: 18 nov 2009)

Avaliação

De acontecer durante todo o processo. Os critérios:
- o aluno contribuiu na discussão a partir do mapa de localizaçao dos portos brasileiros;
- o aluno assistiu ao vídeo e discutiu questões relativas a ele;
- o aluno produziu um texto pertinente ao tema;
- o aluno participou com interesse da visita ao porto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.