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Carbonatos

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
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MARCO ANTONIO AMARAL

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pesquisar e conhecer sobre carbonatos. Rever conceitos sobre o sal, desde ligações iônicas até os tipos de sais, propriedades. Mostrar que o aumento da concentração de sais na água aumenta a sua densidade. Entender se as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio extraída da casca do ovo apresentam maior estabilidade e resistência térmica se comparadas ao carbonato de cálcio produzido industrialmente. Pesquisar e identificar em sala de aula os compostos químicos presentes nas substâncias e produtos químicos em uso no cotidiano, identificar os compostos inorgânicos e estudar algumas de suas reações.

Duração das atividades
3 a 4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer elementos químicos; saber sobre ligações químicas; geometria molecular e camada de valência.

Estratégias e recursos da aula
Obs: Professor(a) para desenvolver esta aula será necessário que:
a) o(a) professor(a) e os(as) estudantes tragam para a sala de aula embalagens de remédios cujo princípio ativo contenha carbonato além disso, revistas que tratem do mesmo assunto;
b) o(a) professor(a) crie um blog com o título de “Os carbonatos em nosso cotidiano”.
Na sala de aula o professor solicita que manuseiem as embalagens de remédios além das revistas que trouxeram para que saibam quais produtos são fabricados a partir do carbonato bem como para que servem. A medida que fazem descobertas devem produzir um relatório.

Após concluírem o levantamento o(a) professor(a) segue problematizando.

Sempre que utilizamos remédios caseiros muitas vezes não sabemos porque são eficazes nem tampouco, que estão nas propriedades das substâncias as razões científicas que fundamentam àquelas receitas naturais e milagrosas.

Sabe-se que o tecido ósseo é constituído de osteócitos, proteína osseína e substâncias inorgânicas dentre elas, os sais de cálcio, carbonato e fosfato de cálcio. No entanto, pode ocorrer que se desconheça que o carbonato de cálcio tem sido indicado para o tratamento de doenças como a osteoporose.

Os relâmpagos ao fornecerem energia para reações entre o nitrogênio e o oxigênio do ar, produzem o dióxido de nitrogênio e esse gás ao reagir com a água, forma o ácido nítrico. Tal substância ao decompor materiais à base de carbonatos, corrói metais prejudicando sobretudo as vegetações.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14413

A química nos remédios

 

O professor solicita a turma que se organize de forma a construir equipes contendo de três a quatro pessoas.

Solicita que a partir da Internet, das embalagens e revistas pesquisem e respondam os itens: o que são carbonatos; onde podemos encontrar carbonato; principais tipos de carbonatos; para que servem os carbonatos.

Ao término das pesquisas organiza um debate para verificar que informações levantaram.

Em seguida disponibiliza e compartilha com a turma o blog que elaborou e solicita que insiram as informações.

O vídeo “Novo Telecurso - Ensino Médio - Química - Aula 47 (1 de 2)” abaixo apresenta a experiência de formação de carbonatos.

http://www.youtube.com/watch?v=mtuHGZXoZ-Y

Laboratório de informática

Organize os estudantes em equipes de três pessoas e solicite que pesquisem:

  • Para que servem os carbonatos?
  • Onde podemos encontrar carbonato?
  • Principais tipos de carbonatos: Carbonato de cálcio, Carbonato de sódio, Carbonato de potássio, Carbonato de lítio, Carbonato de magnésio, etc.

http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/viewFile/439/248

http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-calcio.htm

http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-sodio.htm


Solicite aos estudantes que desenvolvam o experimento “Ovo na água” para responder a questão: as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio extraído da casca do ovo apresentam maior estabilidade e resistência térmica quando comparado ao carbonato de cálcio produzido industrialmente?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21046/ovonu.pdf

Solicite a turma que se organize em equipes de no máximo 5 pessoas e pesquisem sobre os carbonatos e produzam um relatório que deverá estar disponível em um blog que poderá ser postado no link: www.blogguer.com/start

Indicams outro recurso que pode ser utilizado nesta aula para entender melhor o conteúdo.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16872/sim_qui_osal.htm

O sal

Ligue a 1ª coluna à 2ª relacionando os carbonatos as respectivas fórmulas:

Carbonato de cálcio

Fórmula dos Carbonatos
NOME FÓRMULA
Carbonato de cálcio K2CO3
Carbonato de sódio Li2CO3
Carbonato de potássio MgCO3
Carbonato de lítio CaCO3
 Carbonato de magnésio Na2CO3

catarse

  • Geografia – esta disciplina pode explorar a formação da c avernas
  • Ciências e meio ambiente – pode trabalhar o conteúdo rochas e minerais presentes na natureza
  • Biologia – ao tratar da necessidade de cálcio no organismo e da osteoporose pode-se abordar a presença dos carbonatos

praticafinal

Os estudantes poderão organizar cartazes, panfletos e sensibilizar e orientar a comunidade sobre a osteoporose.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O sal Animação/simulação
A química nos remédios Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá ser dar a partir das produções dos alunos e apresentações. É necessário que o educador estabeleça em conjunto com os estudantes os critérios de avaliação. É importante considerar todas as etapas de execução das atividades, desta forma se garante com que o processo seja formativo e que a avaliação seja diagnóstica. Como encaminhamento pode lançar mão do uso de rubricas, que são ferramentas (que também podem ser encontradas on line) que organizam tabelas e faciliam a pontuação e avaliação. http://docs.google.com/File?id=dhqs9nf3_166dc4hw7dr_b

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