25/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Pesquisar e conhecer sobre carbonatos. Rever conceitos sobre o sal, desde ligações iônicas até os tipos de sais, propriedades. Mostrar que o aumento da concentração de sais na água aumenta a sua densidade. Entender se as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio extraída da casca do ovo apresentam maior estabilidade e resistência térmica se comparadas ao carbonato de cálcio produzido industrialmente. Pesquisar e identificar em sala de aula os compostos químicos presentes nas substâncias e produtos químicos em uso no cotidiano, identificar os compostos inorgânicos e estudar algumas de suas reações.
Conhecer elementos químicos; saber sobre ligações químicas; geometria molecular e camada de valência.
Após concluírem o levantamento o(a) professor(a) segue problematizando.
Sempre que utilizamos remédios caseiros muitas vezes não sabemos porque são eficazes nem tampouco, que estão nas propriedades das substâncias as razões científicas que fundamentam àquelas receitas naturais e milagrosas.
Sabe-se que o tecido ósseo é constituído de osteócitos, proteína osseína e substâncias inorgânicas dentre elas, os sais de cálcio, carbonato e fosfato de cálcio. No entanto, pode ocorrer que se desconheça que o carbonato de cálcio tem sido indicado para o tratamento de doenças como a osteoporose.
Os relâmpagos ao fornecerem energia para reações entre o nitrogênio e o oxigênio do ar, produzem o dióxido de nitrogênio e esse gás ao reagir com a água, forma o ácido nítrico. Tal substância ao decompor materiais à base de carbonatos, corrói metais prejudicando sobretudo as vegetações.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=14413
O professor solicita a turma que se organize de forma a construir equipes contendo de três a quatro pessoas.
Solicita que a partir da Internet, das embalagens e revistas pesquisem e respondam os itens: o que são carbonatos; onde podemos encontrar carbonato; principais tipos de carbonatos; para que servem os carbonatos.
Ao término das pesquisas organiza um debate para verificar que informações levantaram.
Em seguida disponibiliza e compartilha com a turma o blog que elaborou e solicita que insiram as informações.
O vídeo “Novo Telecurso - Ensino Médio - Química - Aula 47 (1 de 2)” abaixo apresenta a experiência de formação de carbonatos.
http://www.youtube.com/watch?v=mtuHGZXoZ-Y
Laboratório de informática
Organize os estudantes em equipes de três pessoas e solicite que pesquisem:
http://revista.uepb.edu.br/index.php/pboci/article/viewFile/439/248
http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-calcio.htm
http://www.brasilescola.com/quimica/carbonato-de-sodio.htm
Solicite aos estudantes que desenvolvam o experimento “Ovo na água” para responder a questão: as propriedades físico-químicas do carbonato de cálcio extraído da casca do ovo apresentam maior estabilidade e resistência térmica quando comparado ao carbonato de cálcio produzido industrialmente?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/21046/ovonu.pdf
Solicite a turma que se organize em equipes de no máximo 5 pessoas e pesquisem sobre os carbonatos e produzam um relatório que deverá estar disponível em um blog que poderá ser postado no link: www.blogguer.com/start
Indicams outro recurso que pode ser utilizado nesta aula para entender melhor o conteúdo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/16872/sim_qui_osal.htm
Ligue a 1ª coluna à 2ª relacionando os carbonatos as respectivas fórmulas:
Carbonato de cálcio
NOME | FÓRMULA | |
Carbonato de cálcio | K2CO3 | |
Carbonato de sódio | Li2CO3 | |
Carbonato de potássio | MgCO3 | |
Carbonato de lítio | CaCO3 | |
Carbonato de magnésio | Na2CO3 |
Os estudantes poderão organizar cartazes, panfletos e sensibilizar e orientar a comunidade sobre a osteoporose.
Nome | Tipo |
---|---|
O sal | Animação/simulação |
A química nos remédios | Animação/simulação |
A avaliação poderá ser dar a partir das produções dos alunos e apresentações. É necessário que o educador estabeleça em conjunto com os estudantes os critérios de avaliação. É importante considerar todas as etapas de execução das atividades, desta forma se garante com que o processo seja formativo e que a avaliação seja diagnóstica. Como encaminhamento pode lançar mão do uso de rubricas, que são ferramentas (que também podem ser encontradas on line) que organizam tabelas e faciliam a pontuação e avaliação. http://docs.google.com/File?id=dhqs9nf3_166dc4hw7dr_b
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