25/11/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas.
Os alunos já devem saber ler e escrever com certa fluência e conhecer as classes gramaticais: substantivo, artigo e adjetivo.
Atividades em grande grupo e em dupla
Uso do datashow
Vídeo da música Cotidiano Chico Buarque
Vídeo sobre conjugação dos verbos
Exercícios Estruturais
Aula 1
Atividade 1- atividade em grupo maior
Motivação
O professor dispõe a sala em círculo para fazer uma brincadeira. Explica para os alunos que a brincadeira consiste em dizer uma frase iniciada com uma palavra de ação, sobre coisas que ele (aluno) gosta de fazer no seu dia-a-dia. Explica ainda que as palavras ditas não podem ser repetidas por outro colega. O professor inicia, exemplificando:
Professor:
Ouço música
Aluno:
E assim sucessivamente, até chegar ao último aluno.
Atividade 2
O professor lista os verbos no quadro, na sua forma infinitiva, pedindo aos alunos que repitam os ditos por eles.
Aula 2
Atividade 1
Laboratório de Informática (em dupla) ou exibição em datashow
Os alunos assistem ao video da música: Cotidiano: de Chico Buarque, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=WBwo5MzB7io . O professor também poderá exibir em datashow. Em seguida, distribui cópias da letra para os alunos cantarem.
Segue a letra
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café
Todo dia eu só penso em poder parar
Meio-dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão
Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão
Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã
Atividade 2 – em duplas
Exercício escrito no caderno
Os alunos devem:
I - registrar as ações que mostram a rotina do trabalhador retratado na música, por exemplo:
1º) a mulher o sacode às seis horas da manhã.
II) Relacionar a pessoa à ação que ela pratica, por exemplo:
1º) Todo dia ela faz tudo sempre igual. Ela (esposa) faz
Aula 3
Atividade 1
Exibição do vídeo sobre conjugação verbal
Atividade 2
O professor registra as expressões na lousa e os alunos registram no caderno. Copia os verbos também, conjugando-os em todas as pessoas, no tempo presente do modo indicativo, com a participação dos alunos.
Atividade 3
Exercícios estruturais
Atividade no caderno – em dupla
O professor propõe a conjugação em todas as pessoas dos verbos mais comuns, retirados da letra da canção: fazer, beijar, dizer, calar, pensar, por exemplo. Ele exemplifica preenchendo as lacunas que considera ser a conjugação desconhecida para o aluno, que deve completar as demais, de acordo com o que já conhece de forma ainda não sistematizada.
Por exemplo:
Fazer beijar
Eu faço Eu ......
Tu fazes Tu beijas
Ele ...... Ele ......
Nós...... Nós.......
Vós fazeis Vós.........
Eles....... Eles........
E assim faz com os demais verbos. Ao final, o professor faz a correção dos exercícios.
Atividade 3
Produção de Tex to
O professor propõe que os alunos, seguindo ;o modelo da música, escrevam um texto, descrevendo a rotina da família.
Nome | Tipo |
---|---|
Turma e pessoal | Vídeo |
Se preferir, o professor poderá usar outra canção, desde que haja o uso do verbo. Como sugestão, indicamos Aquarela, cantada por Toquinho, disponível em:
http://http://www.letras.com.br/toquinho/aquarela
Para desenvolver habilidades linguisticas, o professor poderá consultar:Travaglia, Luiz Carlos et alli. Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa.Porto Alegre, Mercado Aberto,1984
A obra, com bases linguísticas, pedagógicas e psicológicas do método estrutural, mostra como construir exercícios estruturais e aplicá-las ao ensino de estrutura e vocabulário da Língua Portuguesa dentro de uma técnica que atende os princípios de progressão, constância, variedade,quantidade e situacionalidade.
O professor verificará se os alunos reconheceram o verbo na canção, identificaram a pessoa a que ele se refere, souberam conjugá-los corretamente nos exercícios estruturais e os empregaram corretamente na produção de texto.
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/09/2015
Cinco estrelasBem produtivas as dicas. Obrigada por compartilhar!
04/09/2014
Cinco estrelasAdorei.Uma excelente aula, meus alunos amam esses tipos de aula.Parabéns.
11/03/2014
Cinco estrelasexcelente aula, será de grande utilidade para a turma de 5ª série, bem lúdica. Obrigada pela dica.
25/12/2013
Três estrelasBoa aula!
21/04/2013
Cinco estrelasGostei muito da aula!
11/10/2011
Cinco estrelasMuito bom. Usei em aula e obtive uma boa participação por parte dos alunos, a aula tornou-se mais criativa.
18/08/2010
Quatro estrelasGostei da sua metodologia e atividades desenvolvidas para trabalhar um assunto tão complexo para os alunos compreenderem.
15/05/2010
Quatro estrelasmuito boa