Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Verbo: estudo introdutório

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Vilma Aparecida Gomes
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o verbo em um texto, relacionando-o à pessoa do discurso. De maneira ainda não sistematizada, o aluno vai conjugar verbos mais usados no seu cotidiano. Produzir texto em que o verbo seja usado para descrever ações cotidianas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos já devem saber ler e escrever com certa fluência e conhecer as classes gramaticais: substantivo, artigo e adjetivo.

Estratégias e recursos da aula

Atividades em grande grupo e em dupla

Uso do datashow

Vídeo da música Cotidiano Chico Buarque

Vídeo sobre conjugação dos verbos

Exercícios Estruturais

 Aula 1

 Atividade 1-  atividade  em grupo maior

 Motivação

 O professor dispõe a sala em círculo para fazer uma brincadeira. Explica para os alunos que a brincadeira consiste em dizer uma frase iniciada com uma palavra de ação, sobre coisas que ele (aluno) gosta de fazer no seu dia-a-dia. Explica ainda que as palavras ditas não podem ser repetidas por outro colega. O professor inicia, exemplificando:

Professor:

Ouço música

Aluno:

E assim sucessivamente, até chegar ao último aluno.

 Atividade 2

  O professor lista os verbos no quadro, na sua forma infinitiva, pedindo aos alunos que repitam os ditos por eles.

 Aula 2

 Atividade 1

 Laboratório de Informática (em dupla) ou exibição em datashow

 Os alunos assistem ao video da música: Cotidiano: de Chico Buarque, disponível em: 

 http://www.youtube.com/watch?v=WBwo5MzB7io . O professor também poderá exibir em datashow. Em seguida, distribui cópias da letra para os alunos cantarem.

 Segue a letra

 Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio-dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão
Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor

E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

 Atividade 2 – em duplas

Exercício escrito no caderno

Os alunos devem:

 I - registrar as ações que mostram a rotina do trabalhador retratado na música, por exemplo:

 1º) a mulher o sacode às seis horas da manhã.

 II) Relacionar a pessoa à ação que ela pratica, por exemplo:

 1º) Todo dia ela faz tudo sempre igual. Ela (esposa) faz

Aula 3

 Atividade 1

Exibição do vídeo sobre conjugação verbal

Turma e pessoal

Atividade 2

O professor registra as expressões na lousa e os alunos registram no caderno. Copia os verbos também, conjugando-os em todas as pessoas, no tempo presente do modo indicativo, com a participação dos alunos.

Atividade 3

Exercícios estruturais

Atividade no caderno – em dupla

O professor propõe a conjugação em todas as pessoas dos verbos mais comuns, retirados da letra da canção: fazer, beijar, dizer, calar, pensar, por exemplo. Ele exemplifica preenchendo as lacunas que considera ser a conjugação desconhecida para o aluno, que deve completar as demais, de acordo com o que já conhece de forma ainda não sistematizada.  

Por exemplo:

 Fazer                                                             beijar

 Eu faço                                                        Eu ......

Tu fazes                                                       Tu beijas

 Ele ......                                                       Ele ......                                             

Nós......                                                        Nós.......

Vós fazeis                                                     Vós.........

Eles.......                                                      Eles........

 E assim faz com os demais verbos. Ao final, o professor faz a correção dos exercícios.

 Atividade 3 

 Produção de Tex to

 O professor propõe que os alunos, seguindo  ;o modelo da música, escrevam um texto, descrevendo a rotina da família.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Turma e pessoal Vídeo
Recursos Complementares

Se preferir, o professor poderá usar outra canção, desde que haja o uso do verbo. Como sugestão, indicamos Aquarela, cantada por Toquinho, disponível em: 

http://http://www.letras.com.br/toquinho/aquarela        

Para desenvolver habilidades linguisticas, o professor poderá consultar:Travaglia, Luiz Carlos et alli. Metodologia e Prática de Ensino da Língua Portuguesa.Porto Alegre, Mercado Aberto,1984 

A obra, com bases linguísticas, pedagógicas e psicológicas do método estrutural, mostra como construir exercícios estruturais e aplicá-las ao ensino de estrutura e vocabulário da Língua Portuguesa dentro de uma técnica que atende os princípios  de progressão, constância, variedade,quantidade e situacionalidade.

Avaliação

O professor verificará se os alunos reconheceram o verbo na canção, identificaram a pessoa a que ele se refere, souberam conjugá-los corretamente nos exercícios estruturais e os empregaram corretamente na produção de texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 5/8 - 62.5%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 1/8 - 12.5%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.