02/12/2009
Oswaldo José Bueno Alvesda Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Profissional | Controle e Processos Industriais | Técnico em Automação Industrial |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Modernização de vida e a problemática ambiental |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
O aluno deverá ser capaz de conceituar indústria, conhecer a história da atividade industrial e seus elementos .
O aluno já deverá conhecer o conceito de economia, tipos de economia, as diferentes atividades econômicas,ou seja , os setores econômicos produtivos
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
Professor(a),esta proposta de aula foi estruturada em 5 momentos distintos e consecutivos.
∙ As atividades propostas tem como objetivos desenvolver nos alunos as capacidades de identificar,analisar e compreender a atividade industrial.
Atividade 1: Conceituandp Indústria
Professor(a), questione a seus alunos sobre tudo o que está ao nosso redor e aquilo que consumimos e utilizamos todos os dias. Questione como tudo é produzido, o que é necessário para a produção , quais os profissionais envolvidos , como se dá as relações de trabalho neste processo e se este processo sempre ocorreu da mesma forma que ocorre hoje.
Em seguida conceitue Indústria, os elementos necessários ao processo industrial tais como : matérias-prima,fontes energéticas,mão-de-obra, mercado consumidor,capital, local e transportes. Registre todos estes elementos no quadro. Professor(a),para facilitar este estudo simule a criação de uma indústria qualquer em sua cidade . Apresente a seus alunos
Atividade 2 – Diferentes momentos ao longo da história
Professor(a), explique a seus alunos que a fabricação de bens necessários á vida em sociedade teve início desde que o ser humano começou a transformar qualquer um dos elementos que a natureza lhe oferece, daí, a transformação da natureza em bens econômicos conheceu diferentes momentos ao longo da história, até chegar ás alterações profundas realizadas atualmente pela indústria.
Caracterize cada um destes momentos, registrando -os no quadro:
Artesanato – Instrumentos de trabalho muito simples ,artesãos, ausência da divisão social do trabalho,cada pessoa faz um objeto por inteiro.
Manufatura: Estagio intermediário entre ao artesão e a indústria moderna que predominou na Europa nos séculos XVI, XVII e XVIII. Caracterizou-se pelo uso de máquinas simples((teares manuais) e pela divisão social do trabalho.
Indústria Moderna: Segunda metade do século XVIII,surgiram na Inglaterra as primeiras máquinas movidas a vapor. O uso de máquinas cada vez mais complexas é a sua principal característica.
Atividade 3: Representando os Momentos
Professor(a), proponha a seus alunos ,divididos em grupos, que represente estes 3 momentos da história da indústria em um cartaz ou maquete e apresente-o(a) à turma.
Atividade 4 : Pesquisando nas Indústrias
Professor(a),aproveitando os grupos que trabalharam na atividade anterior proponha-os a escolherem uma indústria de sua cidade ou cidade mais próxima que a tenha-a e organize uma ficha,através de uma entrevista a um funcionário da indústria escolhida registrando os seguintes dados:
-Nome daí indústria
-Produtos que fabrica
-Quando e por que se instalou neste lugar
-Emprega pouca ou muita mão-de-obra?
- Fontes de energia utilizadas
-Os produtos se destinam à exportação, ao mercado interno ou a ambos?
-Quais são e de onde vêm as matérias-primas
-Qual a divisão do trabalho existente
Atividade 5: Apresentando Trabalhos
Professor(a), faça um “grupão” com seus alunos.Cada um dos grupos apresentará sua ficha á turma .No final deste trabalho,registre no quadro , analisando com os alunos as semelhanças e diferenças entre as indústrias pesquisadas.
NOME TIPO
Livro:Vesentini,J.William,Vlach,Vânia,Geografia Crítica,Editora Ática,São Paulo:2005.30º Edição, pgs. 54,55e 56.
www.atica.com.br
Filme: Tempos Modernos de Charles Chaplin, oferece uma boa oportunidade para discutir a industrialização e as condições de vida dos operários
Durante os questionamentos e solicitações nas atividades desenvolvidas nas aulas, avalie a participação e envolvimento de seus alunos, bem como os conhecimentos construídos por eles.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/06/2012
Cinco estrelasgostei muito!! recebi um convite para ministrar esse assunto. acho que vou tentar!
28/06/2011
Quatro estrelasGostei muito desta aula.
27/06/2011
Cinco estrelasExcelente essa sua aula.Parabéns! Vou utilizá-la com minha turma. bjus
06/06/2010
Quatro estrelasGostei, o resumo dos conteúdos ficou muito prático, o que facilita a execução da aula.
15/04/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante o tipo dessa aula, pois possibilita tanto ao educador quanto ao aluno a desenvolverem a pesquisa e a construção do conhecimento. Um abraço!
13/04/2010
Cinco estrelasExcelente a metodologia utilizada neste conteudo para uma aula de 50 minutos.
07/04/2010
Cinco estrelasOlha para mim foi uma dica muito importante, estou iniciando a carreira de docência este ano, até mesmo por eu ter concluído a minha garduação no final do ano passado e ainda estou um pouco perdido com os alunos mas devagar estou encontrando o melhor caminho. inclusive estou trabalhando em sala de aula o tema sobre industrialização e urbanização. Sei que vai me ajudar muito. Valeu!
29/03/2010
Cinco estrelasgostei muito das dicas para essa aula! obrigado
27/03/2010
Uma estrelaVEJO QUE ESTE SISTEMA É FUNDAMENTAL PARA AJUDAR NAS NOSSAS PRATICAS PEDAGÓGICAS. PARABÉNS PELA INICIATIVA NESTE CURSO. VEJO QUE VOCÊS ESTÃO NO CAMINHO CERTO PARA O RESGATE DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.