Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Orientação profissional- planejando o futuro

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambiente urbano, indústria e modo de vida
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Discutir sobre a escolha profissional e a sua relação com o futuro; Informar-se sobre as profissões; Debater sobre a relação entre auto-conhecimento e escolha de uma profissão. Utilizar a Internet como fonte de pesquisa e criação.
Duração das atividades
Projeto Anual
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Levantar dúvidas sobre a escolha profissional;
Estratégias e recursos da aula

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep01.jpg

 

Orientações didáticas  

 

  • A escolha de uma profissão é algo que preocupa o jovem, na maioria das vezes a escolha é feita sem muito critério, e conseqüentemente isso traz frustrações para este jovem. Alguns ainda revertem o quadro e vão em busca da satisfação, outros passam o resto da vida em profissões que não suprem suas necessidades.
  • A escola como pólo formal do conhecimento pode ajudar a esses jovens a aprender a buscar e compartilhar informações sobre o tema. Preparar os alunos para o futuro é um dos papéis que a Educação não pode se omitir.
  • A adolescência é marcada por mudanças e rupturas naturais ao ciclo de desenvolvimento, esse fator em si já é o suficiente para trazer muitas angústias aos jovens, incluindo a esse quadro a questão da escolha profissional, o aluno se vê em um mar de opções e naufragam ao escolherem por falta de informação e orientação. A internet pode constituir um aliado nesta busca.
  • Este projeto é uma proposta de criação de uma ambiente virtual personalizado, no qual os alunos irão ao longo do ano postando suas descobertas, suas dúvidas, suas angústias e principalmente compartilhando suas idéias. Ele pode ser formado por uma turma, mas ser um patrimônio da escola, assim ao longo dos anos, ele pode ser completado, modificado pelos que vierem.
  • O ambiente proposto é em forma de Wiki, pois amplia o conceito de colaboração coletiva.  


Seqüência didática

A idéia é começar suscitando uma reflexão de trás para frente. Imagine se o aluno já estivesse no fim de sua vida, qual seria a sensação que ele teria sobre a escolha profissional, seria satisfação, frustração?
O filme indicado não fala necessariamente da escolha da profissão, mais dos sonhos que deixamos de realizar quando vivemos.
O que isso tem a ver com escolha profissional?
Trabalhar deve estar associado ao viver, levando em consideração o sentido pleno da palavra. Precisamos de cidadãos que trabalhem, estudem, divirtam-se, busquem realizar seus sonhos, afinal, cidadãos felizes irão lutar por uma sociedade melhor.
Esse filme tem muita sensibilidade e ajudará a conduzir o debate sobre o que somos e o que queremos ser.
 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep0.jpg

Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.

Após um debate do filme proponha que os alunos utilizem um recurso do portal que fala sobre a escolha da profissão. Por ser um programa de rádio apresenta diversos assuntos, caso você queira focar o assunto ele está localizado no tempo 14:35.

 


 


Dando continuidade ao projeto, a classe pode ser divida em grupos e cada um se responsabilizará por durante o ano alimentar a wiki, buscar novas informações, trazer palestrantes, especialistas, etc.
As equipes podem estar dividas em temas, tais como:

  1. Profissões inusitadas
  2. Profissões do futuro
  3. Profissões clássicas
  4. Profissionais da informação- orientação vocacional? Dentre outros que os alunos considerem importantes.

Para servir de fonte de inspiração e consulta sugiro este site http://guiadoestudante.abril.com.br/

 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep1.jpg

 

O site é bem completo oferece desde testes de auto-conhecimento, até mesmo informações sobre cada profissão.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep2.jpg

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/ep3.jpg
WIKI


Wiki pronunciado uíqui ou víqui é uma ferramenta on line que permite a disponibilização de conteúdos e que estes sejam atualizados de forma colaborativa. É composta de hipertextos e um software colaborativo que a hospede. um exemplo bem conhecido é a WikiPédia, a maior enciclopédia colaborativa da web.
Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.
É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipedia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).


Neologismos
Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta wiki:
1.origem: wikiwiki: rápido, na língua havaiana.
2.verbo wikipediar: acção relacionada ao projeto Wikipédia;
1.subst. wikipédia;
2.adj. wikipedioso, wikipédico; cultura aberta, livre, anarco-democrática.
3.Ambiente wikipédico: Sítios subordinados ao domínio *.wikipedia.org/* e/ou ambiente social construído pelos colaboradores nos "bastidores" da Wikipédia. Sendo "bastidores" definido por: páginas de discussão e algumas páginas especiais como a Esplanada onde os colaboradores trocam experiências, sugestões e críticas relacionadas ao projeto.
3.Wikar: acção de inserir material em um Wiki.
4.Wikificar: Acção de formatar um texto no modo próprio da ferramenta wiki.
5.Wikipedistas: Quem colabora activamente editando e/ou criando artigos. ver artigo principal: Wikipedistas
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:O_que_%C3%A9_um_Wiki


Como sugestões de leitura e programas seguem alguns links:

DOKUWIKI
Neste site há um inclusive um tutorial.
http://shop.guiacnc.com.br/doku.php?id=tutoriais:wiki


TWIKI
O TWiki é uma ferramenta de escrita colaborativa na WEB, que consiste em possibilitar que várias pessoas separadas geograficamente interajam, criando conteúdo utilizando apenas um navegador. Através do TWiki, é possível desenvolver documentação em formato de hipertexto através da Web, de uma forma dinâmica e sem a necessidade de software especializado. Para conhecer as versões mais novas e outros recursos adicionais da ferramenta, visite o site oficial do TWiki em http://twiki.org.
fonte: http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/Main/WebHome

 

WikiSpaces

WikiSpaces é um site para criação de wikis —tipos específicos de coleções de documentos modificados com a colaboração de vários usuários. Todas as páginas são elaboradas gratuitamente e podem ser classificadas em três modalidades: “Public”, com a permissão de edição por qualquer pessoa; “Protected” na qual somente membros registrados podem editar e “Fully private” que permite somente aos membros registrados no serviço visualizarem o conteúdo (esta modalidade é paga).
O que chama atenção no sistema é a facilidade de uso para estas criações. Entretanto, um tutorial com os passos básicos para edição da página pode ser encontrado na opção “Help”, com a explicação de o que representa cada um dos ícones, como deixar um texto em negrito, itálico, criação de tabelas etc. Estas são telas aparentemente simples, entretanto elas oferecem informações consistentes e realmente tornam o uso no WikiSpaces mais simples. Vale a pena conferir.
Com o WikiSpaces, você pode criar suas páginas e permitir que seus amigos e familiares a editem constantemente, visto que não existe um limite de números de espaços, membros e páginas criadas. .Também é possível fazer o “upload” de qualquer tipo de arquivos para as páginas, inserindo fotos, vídeos ou sons, personalizando a sua wiki.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/wikispaces.htm

 

  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1346/imagens/Fep4.jpg

 


 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Escolha a profissão Áudio
Recursos Complementares
Tutorial de como criar uma wiki http://www.slideshare.net/cliotech/wikispaces-tutorial-306220/ http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/blogs/blog.php&post=25389
Avaliação
Verificar o grau de dedicação as atividades por parte dos alunos produtores da wiki. Identificar se a wiki torna-se um norteador para os alunos da escola;
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria eunice, instituto carmo , São Paulo - disse:
    casaarrumada2015@gmail.com

    16/01/2016

    Quatro estrelas

    ótimo. Aproveitarei algumas sugestões. Muito obrigada por compartilhar.


  • glauciene, ceier aguia branca , Espírito Santo - disse:
    glaua@ig.com.br

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    muito legal, os jovens tem grande dificuldade de escolher o que fazer profissionalmente.


  • Michel, Cidade de Emaús , Pará - disse:
    prof_michel@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sugestão. sabemos o quanto os jovens tem dúvida na hora de escolher uma profissão e quantos tornam-se adultos frustrados por nem terem tido oportunidade de escolher ou escolheram errado por falta de conhecimento, esta podemos ajudar! Gostei muito da sugestão e farei o possível para implementar com meus alunos da melhor forma possível


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.