18/12/2008
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, indústria e modo de vida |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Orientações didáticas
Seqüência didática
A idéia é começar suscitando uma reflexão de trás para frente. Imagine se o aluno já estivesse no fim de sua vida, qual seria a sensação que ele teria sobre a escolha profissional, seria satisfação, frustração?
O filme indicado não fala necessariamente da escolha da profissão, mais dos sonhos que deixamos de realizar quando vivemos.
O que isso tem a ver com escolha profissional?
Trabalhar deve estar associado ao viver, levando em consideração o sentido pleno da palavra. Precisamos de cidadãos que trabalhem, estudem, divirtam-se, busquem realizar seus sonhos, afinal, cidadãos felizes irão lutar por uma sociedade melhor.
Esse filme tem muita sensibilidade e ajudará a conduzir o debate sobre o que somos e o que queremos ser.
Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a "lista da bota", algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.
Após um debate do filme proponha que os alunos utilizem um recurso do portal que fala sobre a escolha da profissão. Por ser um programa de rádio apresenta diversos assuntos, caso você queira focar o assunto ele está localizado no tempo 14:35.
Dando continuidade ao projeto, a classe pode ser divida em grupos e cada um se responsabilizará por durante o ano alimentar a wiki, buscar novas informações, trazer palestrantes, especialistas, etc.
As equipes podem estar dividas em temas, tais como:
Para servir de fonte de inspiração e consulta sugiro este site http://guiadoestudante.abril.com.br/
O site é bem completo oferece desde testes de auto-conhecimento, até mesmo informações sobre cada profissão.
WIKI
Wiki pronunciado uíqui ou víqui é uma ferramenta on line que permite a disponibilização de conteúdos e que estes sejam atualizados de forma colaborativa. É composta de hipertextos e um software colaborativo que a hospede. um exemplo bem conhecido é a WikiPédia, a maior enciclopédia colaborativa da web.
Wiki é hoje em dia a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web.
É de suma importância que as pessoas tenham total respeito por este trabalho, tendo em vista sua abrangência. Há várias ferramentas Wiki à nossa disposição. A Wikimedia, fundação que mantém o projeto Wikipedia, distribui a mesma versão aqui utilizada sob a licença GNU (open source).
Neologismos
Novas palavras e expressões criadas a partir da difusão da ferramenta wiki:
1.origem: wikiwiki: rápido, na língua havaiana.
2.verbo wikipediar: acção relacionada ao projeto Wikipédia;
1.subst. wikipédia;
2.adj. wikipedioso, wikipédico; cultura aberta, livre, anarco-democrática.
3.Ambiente wikipédico: Sítios subordinados ao domínio *.wikipedia.org/* e/ou ambiente social construído pelos colaboradores nos "bastidores" da Wikipédia. Sendo "bastidores" definido por: páginas de discussão e algumas páginas especiais como a Esplanada onde os colaboradores trocam experiências, sugestões e críticas relacionadas ao projeto.
3.Wikar: acção de inserir material em um Wiki.
4.Wikificar: Acção de formatar um texto no modo próprio da ferramenta wiki.
5.Wikipedistas: Quem colabora activamente editando e/ou criando artigos. ver artigo principal: Wikipedistas
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:O_que_%C3%A9_um_Wiki
Como sugestões de leitura e programas seguem alguns links:
DOKUWIKI
Neste site há um inclusive um tutorial.
http://shop.guiacnc.com.br/doku.php?id=tutoriais:wiki
TWIKI
O TWiki é uma ferramenta de escrita colaborativa na WEB, que consiste em possibilitar que várias pessoas separadas geograficamente interajam, criando conteúdo utilizando apenas um navegador. Através do TWiki, é possível desenvolver documentação em formato de hipertexto através da Web, de uma forma dinâmica e sem a necessidade de software especializado. Para conhecer as versões mais novas e outros recursos adicionais da ferramenta, visite o site oficial do TWiki em http://twiki.org.
fonte: http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/Main/WebHome
WikiSpaces
WikiSpaces é um site para criação de wikis —tipos específicos de coleções de documentos modificados com a colaboração de vários usuários. Todas as páginas são elaboradas gratuitamente e podem ser classificadas em três modalidades: “Public”, com a permissão de edição por qualquer pessoa; “Protected” na qual somente membros registrados podem editar e “Fully private” que permite somente aos membros registrados no serviço visualizarem o conteúdo (esta modalidade é paga).
O que chama atenção no sistema é a facilidade de uso para estas criações. Entretanto, um tutorial com os passos básicos para edição da página pode ser encontrado na opção “Help”, com a explicação de o que representa cada um dos ícones, como deixar um texto em negrito, itálico, criação de tabelas etc. Estas são telas aparentemente simples, entretanto elas oferecem informações consistentes e realmente tornam o uso no WikiSpaces mais simples. Vale a pena conferir.
Com o WikiSpaces, você pode criar suas páginas e permitir que seus amigos e familiares a editem constantemente, visto que não existe um limite de números de espaços, membros e páginas criadas. .Também é possível fazer o “upload” de qualquer tipo de arquivos para as páginas, inserindo fotos, vídeos ou sons, personalizando a sua wiki.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/wikispaces.htm
Nome | Tipo |
---|---|
Escolha a profissão | Áudio |
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/01/2016
Quatro estrelasótimo. Aproveitarei algumas sugestões. Muito obrigada por compartilhar.
09/02/2011
Quatro estrelasmuito legal, os jovens tem grande dificuldade de escolher o que fazer profissionalmente.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa a sugestão. sabemos o quanto os jovens tem dúvida na hora de escolher uma profissão e quantos tornam-se adultos frustrados por nem terem tido oportunidade de escolher ou escolheram errado por falta de conhecimento, esta podemos ajudar! Gostei muito da sugestão e farei o possível para implementar com meus alunos da melhor forma possível