Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Caranguejo peixe é... Cirandando também se aprende!

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
Melina Brasil Silva Resende
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver os sentidos (audição, tato); desenvolver noções de direção (direita e esquerda); desenvolver a coordenação motora; despertar a curiosidade sobre outros seres vivos e seu habitat natural.

Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Existem muitas cantigas de roda ou cirandas que são muito apreciadas por crianças nessa faixa etária. Essas canções podem ser um recurso estimulante para trabalhar as relações sociais, noções de lateralidade, os sentidos e novos conhecimentos.

Primeiro momento: Leve os alunos para um local com espaço amplo (suficiente para que seja possível fazer uma roda); Inicie a conversa perguntando para as crianças quais cantigas/brincadeiras de roda conhecem; Após, brinquem de algumas, para estimular essa atividade.

Segundo momento: Apresente e proponha para os alunos cantarem a letra do “Caranguejo” (Cantiga Popular)

CARANGUEJO (CANTIGA POPULAR)

CARANGUEJO NÃO É PEIXE,
CARANGUEJO PEIXE É;
CARANGUEJO SÓ É PEIXE
NA ENCHENTE DA MARÉ.


ORA, PALMA, PALMA, PALMA!
ORA, PÉ, PÉ, PÉ !
ORA, RODA, RODA, RODA,
CARANGUEJO PEIXE É!

Após, combine com os alunos que quando chegar a parte que diz “Palma, palma, palma” todos batam palmas; Quando for “Pé, pé, pé” batam os pés no chão, alternando direita e esquerda; quando cantarem “Roda, roda, roda” girem em torno de si mesmos (alterne esse giro ora para esquerda, ora para a direita). Peça para os alunos sugerirem idéias de outras coreografias.

Terceiro momento: Explore (apresente em um cartaz ou escreva na lousa) a letra da música com as crianças e questione sobre a questão: “Caranguejo é peixe ou não é”? Pergunte se já viram ou conhecem caranguejos, onde eles vivem, etc. Registre na lousa as colocações dos alunos. Apresente imagens de um caranguejo e comente as características visíveis dele (possui cinco patas, possui uma carapaça que o protege). Peça para os alunos ilustrarem a cantiga “Caranguejo”. A partir da curiosidade das crianças, sugira que levem uma pesquisa para ser realizada em casa sobre a definição de caranguejo e qual seu habitat natural, sua características, etc; assim eles aprenderão desde pequeninos o gosto pela descoberta através da pesquisa.

Recursos Complementares

Cartaz com a letra da música “Caranguejo”
(http://www.letras.com.br/musicas-infantis/caranguejo)
Espaço amplo para que as crianças possam dançar;
Folha de pesquisa enviada para casa com questionamentos das crianças com relação às características e habitat dos caranguejos.

Avaliação

Avaliar se os alunos desenvolveram noções de direção (direita e esquerda); Aprimoraram a coordenação motora; analisar se houve interesse e curiosidade em novos conhecimentos sobre os seres vivos através da pesquisa realizada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.