Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Interpretando textos de humor

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Profa. Dra. Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados;
• ler e interpretar textos e imagens de humor;
• reconhecer as características desse gênero textual.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos tenham conhecimentos básicos de como fazer busca na Internet.

Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática;
• atividade em grupo.

Aula 1
Atividade

Para começar a aula, o professor deverá levar para a sala de aula 6 (seis) cópias ampliadas dos textos de humor selecionados abaixo. Formará grupos e entregará uma cópia para cada grupo. Solicitará à turma que não mostre seu texto aos outros grupos e que analisem os textos engraçados disponibilizados abaixo. Cada grupo deverá escrever o que entendeu do texto/ilustração para apresentarem aos colegas.

Texto 1

Carta engraçada

Segue carta de um devedor, caloteiro e ainda muito cara-de-pau, mas engraçada, publicada na Folha. Esta carta é verídica e foi divulgada pelo próprio Clube de Dirigentes Lojistas. A correspondência abaixo foi enviada por um devedor a uma das várias lojas credoras, conforme ele mesmo informa na sua correspondência.

Data...


“Prezados Senhores,
Esta é a oitava carta jurídica de cobrança que recebo de Vossas Senhorias…
Sei que não estou em dia com meus pagamentos. Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais não permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês. As outras ficam para o mês seguinte. Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.
Ocorre o seguinte… todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os dois “sortudos” que irão receber o meu rico dinheirinho. Os outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.. Afirmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa vem constando todos os meses na minha caixinha. Se não os paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte. Finalmente, faço-lhes uma advertência:
Se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Senhoria dos meus sorteios mensais.
Sem mais,
Obrigado

____________

Fonte: Folha de São Paulo, 2007


Texto 2

Ilustração engraçada


http://jogos.hex.com.br/forum/viewtopic.php?pid=318410

Texto 3

Ilustração engraçada


http://jogos.hex.com.br/forum/viewtopic.php?pid=318410

Texto 4

Ilustração engraçada

http://jogos.hex.com.br/forum/viewtopic.php?pid=318410

Texto 5

Tirinha engraçada


http://jogos.hex.com.br/forum/viewtopic.php?pid=318410


Texto 6

Imagem engraçada

http://www.piadasonline.com.br/mostraimagem.asp?2.jpg

Importante: Professor, imprima as ilustrações de forma ampliada em papel sulfite e encape-as com papel contat para protegê-las. Ao final da atividade, recolha todas para que você possa usá-las novamente em outras turmas e guardá-las em seu acervo de material concreto.

Aula 2


Esta aula ficará reservada para que cada grupo apresente seu texto à turma. Assim todos os grupos conhecerão o texto do outro.

Aula 3

O professor deverá levar os alunos à sala de Informática para que eles pesquisem no www.google.com .br  ou em outro site de busca outros textos de humor. Cada aluno ficará responsável por imprimir um texto e levar para a sala para apresentar à turma na próxima aula. O objetivo é o de fazer uma exposição de textos de humor no mural da sala ou em outro nos corredores da escola.

Avaliação


Os alunos serão avaliados de acordo com a participação na atividade em grupo e na exposição oral. É importante observar se eles anotaram os aspectos mais relevantes dos textos analisados.


Sugestões de leitura para o professor

- POSSENTI, Sírio. Os humores da língua: análise linguística de piadas. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1998.
- NUNES, Max. Uma pulga na camisola: o máximo de Max Nunes. São Paulo: Cia da Letras, 1996.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.