01/12/2009
GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ ;LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
a) Identificar diferenças e semelhanças entre colegas da classe.
b) Cultivar o respeito às diferenças, a solidariedade, a paz na diversidade.
c) Exercitar a reflexão e a tolerância com o diferente.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
COMENTÁRIOS AOS/AS PROFESSORES/AS
Professor/a, a educação inclusiva surgiu como possibilidade de atender a educação de alunos/as com necessidades educacionais especiais na escola regular. A inclusão como prática educativa é recente em nossa sociedade, sendo que, na perspectiva da educação inclusiva, todos os alunos, sem exceção, devem ser acolhidos em escolas regulares. Nesse sentido, cabe à escola comum não só receber todo e qualquer aluno, mas garantir a permanência do mesmo nessa instituição, com oferta de ensino de qualidade. Sabemos que isso é desafiador e demanda muito trabalho, porém acreditamos que um primeiro passo para a inclusão da diversidade é lidar com a diferença com naturalidade, sem encobri-la ou destacá-la em excesso. Essa aula tem o propósito de sensibilizar os/as alunos/as para o fato de que a diversidade entre os indivíduos é uma condição humana e estará sempre presente em nosso meio, cabendo a nós, respeitar e aceitar a mesma como possibilidade de enriquecer a nossa convivência na sociedade. Professor/a você poderá utilizar a aula intitulada “IGUAIS OU DIFERENTES?!- SOMOS ESPECIAIS para iniciar ou complementar essa aula.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º Momento: Convidar os/as alunos/as para ouvirem a história: “Na minha escola todo mundo é igual”
RAMOS, R. Na minha escola todo mundo é igual. São Paulo: Cortez, 2009.
Sinopse do livro: Este livro aborda a questão das diferenças a partir do prisma de que todo mundo é igual, apesar das diferenças. Com bonitas ilustrações o livro mostra que todos nós somos iguais, mas cada um tem o seu jeito: aquele que não tem braço e consegue escrever; não escuta e se comunica bem; é mudo e se faz entender; está em cadeira de rodas e pratica esporte; não enxerga e nos identifica pela voz.
2º Momento: Explorar com os/as alunos/as o conteúdo do livro e perguntar: É verdade que todos nós somos iguais?
3º Momento: Apresentar o livro: “Tudo bem ser diferente”
PARR, T. Tudo bem ser diferente. São Paulo: Editora Panda, 2002.
Sinopse do livro: O livro trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida e simples, abordando vários temas como: adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, dentre outros.
4º Momento: Professor/a, após contar essa história, proponha aos alunos que escrevam uma história em quadrinhos com o seguinte título: Na minha sala todo mundo é diferente.
Para a produção da história em quadrinhos, os/as alunos/as deverão lançar mão dos colegas/personagens da sua própria sala que serão apresentados um por um, através de um desenho e de uma mensagem explicativa sobre tal criança. Orientar os/as alunos/as para que tenham respeito e cuidado na apresentação de seus/suas colegas.
Sugestão: Professor/a acesse o link abaixo para obter dicas e orientações sobre "COMO FAZER UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS":
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
5º momento: Após a produção das histórias em quadrinhos, afixar na sala para que todos tenham acesso às mesmas.
Sugestão ao/a professor/a: Professor/a, você poderá prop or posteriormente aos alunos a montagem de um livro com as histórias produzidas por eles/as para presentear um/a aluno/a da turma. Poderá ser feito um sorteio ou reprodução de todo o material de modo que cada um ganhe um livro de recordação da turma.
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º Momento: Exibir o Vídeo: “Dancyng not Cry”, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=oizGbbvxUT0
2º Momento: Perguntar aos/as alunos/as: Como vocês se sentiram ao ver essa apresentação? Qual a mensagem que esse vídeo nos passa? Vocês conhecem alguma pessoa deficiente que é um artista? Como vocês acham que esses dançarinos do vídeo aprenderam a dançar?
Profesor/a, nesse momento vale ressaltar tanto o talento dos dançarinos, quanto o esforço, empenho e dedicação dos mesmos para que fosse realizada uma apresnetação tão bonita. Mostrar à turma que todas as pessoas tem condições de desenvolver seu potencial desde que tenham oportunidade para isso.
Links para a inclusão
http://www.pro-inclusao.org.br/links.html
Educação Inclusiva
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/ein_l.php?t=01
GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007
Professor/a, procure observar se os/as alunos/as conseguiram perceber as diferenças e semelhanças entre colegas da classe. Identifique se houve respeito com as diferenças nos desenhos produzidos pelos/as alunos/as e na produção da história em quadrinhos. Observe se os/as alunos/as se sensibilizaram com as histórias e o vídeo, demonstrando uma postura de valorização das habilidades e potencialidades humanas.
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