Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PLANTAS: REVISÃO EM TRÊS TEMPOS

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá rever a sua aprendizagem sobre o estudo das plantas a partir de uma atividade lúdica.
Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estudo das plantas.
Estratégias e recursos da aula

Esta atividade deverá ser aplicada após o estudo das plantas.

INSTRUÇÕES:

1.O professor divide a sala em 3 equipes.

2.Um aluno da primeira equipe senta-se numa cadeira de frente para os demais colegas e de costas para o quadro.

3.Os colegas que pertencem a sua equipe  ficam sentados em seus lugares porém,  de costas para este aluno (para que não haja ninguém soprando a resposta).

4.Em seguida, serão lidas 3 informações que conduzem a resposta correta. Para cada leitura o aluno tem 20 segundos para responder. O aluno tem direito a apresentar uma única resposta para cada leitura.

5. A marcação dos pontos obedece aos seguintes critérios:

Se o aluno conseguir responder corretamente após a leitura da primeira informação, a sua equipe marca 10 pontos.

Se o aluno conseguir responder corretamente após a leitura da segunda informação, a sua equipe marca 6 pontos.

Se o aluno conseguir responder corretamente após a leitura da terceira informação, a sua equipe marca 3 pontos.

Se o aluno não conseguir responder, sua equipe tem 20 segundos para ajudá-lo. Se conseguir, a equipe marca 1 ponto, caso contrário, o aluno retorna para o seu lugar.

6. Ao final de cada rodada o professor relê as 3 informações e discute a resposta com os demais alunos.

7. O jogo recomeça com o aluno da segunda equipe e todos os procedimentos são repetidos.

8. Vence a equipe que marcar o maior número de pontos em 09 rodadas (cada equipe participa de 3).

As informações são sugeridas abaixo:


1. RAIZES
1ª informação: Nas orquídeas elas são aéreas.
2ª informação: Podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.
3ª informação: Absorvem água e sais minerais indispensáveis à vida da planta.

2. CAULE
1ª informação: No bambu ele é classificado como colmo.
2ª informação: Pode ser classificado como subterrâneo, aéreo ou aquático.
3ª informação: Sua função é sustentar a planta (folhas, flores e frutos).

3. ESPINHOS
1ª informação: São folhas modificadas.
2ª informação: Servem de proteção ao caule.
3ª informação: Estão presentes no caule da laranjeira.


4. TUBÉRCULO1ª informação: É um tipo de caule subterrâneo.
2ª informação: Alguns podem ser comestíveis.
3ª informação: A batatinha é um exemplo deste caule.

5. FOLHAS
1ª informação: São presas ao caule pelo pecíolo ou pela bainha.
2ª informação: Realizam a fotossíntese, a transpiração e a respiração.
3ª informação: Nos cactos estão transformadas em espinhos.


6. FLORES
1ª informação: Podem ter sexos separados.
2ª informação: São os órgãos de reprodução das plantas.
3ª informação: Algumas são comestíveis.


7. CÁLICE

1ª informação: Tem a função de proteger a flor.
2ª informação: Geralmente apresenta a cor verde.
3ª informação: É formado pelas sépalas.


8. POLINIZAÇÃO

1ª informação: Garante a reprodução das plantas.
2ª informação: Pode ser feita pelo vento, insetos, aves e mamíferos.
3ª informação: É o transporte do pólen até o estigma.


9. PSEUDOFRUTOS

1ª informação: O caju, a maçã, o morango são seus exemplos.
2ª informação: Não se originam do desenvolvimento do ovário da flor.
3ª informação: Não são frutos verdadeiros.

Avaliação

O professor escolhe, dentre os 9 termos que apareceram no jogo, os 4 termos que os alunos mais tiveram dificuldades.
O professor solicita aos alunos que formem duplas.
Cada duas duplas são identificadas por um mesmo número. Por exemplo: haverá na sala duas duplas n.1, duas duplas n.2, duas duplas n.3, e assim por diante.
Em uma folha a dupla registra seus nomes e elabora conceitos para os termos selecionados pelo professor.
Em seguida, para a fase de correção, a dupla que respondeu troca sua folha com a dupla que possui o mesmo número que o seu. Por exemplo, a dupla n. 1 troca a folha com a outra dupla n. 1; a n. 2 troca com a outra dupla n. 2, e assim por diante.
Após a correção, as duplas trocam suas folhas para verificação da correção.
Esta atividade poderá ser formativa ou somativa, a critério do professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.