Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


PRODUÇÃO DE UM ANÚNCIO

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi genebra

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Reconheça as características do gênero textual anúncio.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão.

·         Responda às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos já saibam a direção da escrita – esquerda para direita – e tenham iniciado o processo de percepção de que a escrita representa os sons da fala.

Estratégias e recursos da aula

Comece as atividades com uma roda de conversa com seus alunos. Diga à turma, que iniciará a leitura de alguns anúncios relacionados à prestação de serviços:

FAÇO VÁRIOS TIPOS DE SALGADOS, LAZANHAS, CANELONES, RAVIOLES, NHOQUES, PODENDO SER TAMBÉM PRATOS PARA A SEMANA OU PARA QUINZENA.CHEGO ÀS 9H E SAIO ÁS 15H , DEIXANDO TUDO PRONTO. LIGUE PARA 31/8653-1315 ou 3267-7618 Falar com Márcia.

Adaptado do site: http://topanuncio.com.br/minas-gerais/a,3388,Salgadeira-diarista---Belo-Horizonte.htm

MEU NOME É EVANILDO, SOU PEDREIRO, PINTOR E TRABALHO COMO AZULEJISTA. TENHO 15 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PINTURAS DE PAREDES. CONTATO E-MAIL: EVANILDO02@IG.COM.BR OU A-MARCELO-SOUZA@BOL.COM.BR TEL-1175244776 1175244776                                                          

               Adaptado do site: http://topanuncio.com.br/minas-gerais/p,search-ads.htm

               Discuta, então, com os alunos sobre as características desse gênero textual. Você pode perguntar:

·         “Para que serve o anúncio lido?”

·         “Que informações esse texto traz?”: É interessante que você peça aos alunos para localizarem as informações trazidas nos anúncios lidos. (Se os alunos ainda não tiverem autonomia na leitura de textos, você pode dar algumas dicas para que localizem as informações pedidas)

·         “O texto de um anúncio é longo ou curto? Por quê?”,

·         “Onde encontramos esse tipo de texto”? É importante que você leve para a turma alguns jornais que tenham anúncios. Deixe que os alunos manuseiem o material e leiam alguns anúncios. Se eles não tiverem autonomia na leitura de textos, você pode ler os anúncios para a turma. Depois questione: “Por que as pessoas colocam anúncios em jornais?” Se possível, visite com as crianças algum comércio local que tenha anúncios na parede e pergunte: “Por que as pessoas colocam anúncios em lugares comerciais?”

Atividade 2:

         Sugerimos que você proponha à turma a escrita de anúncios para divulgar na escola e em seu entorno trabalhos prestados por membros da família das crianças. Para isso, pergunte aos alunos se algum membro de suas famílias presta serviços, que necessitam de divulgação. Ex: pintor, pedreiro, salgadeira, etc.

         Em seguida, faça a proposta aos alunos de escreverem um pequeno bilhete aos familiares. Discuta com a turma como será a escrita do bilhete. Seria importante perguntar se algum membro da família presta serviços e se gostaria que fosse divulgado na escola e em seu entorno. Enfatize que em caso positivo, deverão enviar informações sobre o serviço prestado e uma forma de contato com o profissional, como e-mail, telefone, etc.

Atividade 3:

         Discuta com as crianças em que lugares da escola e de seu entorno poderão colocar os anúncios. Os alunos deverão perceber por que um anúncio deve ser colocado em um lugar público, em que haja grande circulação de pessoas.

         À medida que os familiares se interessa rem pela produção dos anúncios e enviarem para escola as informações sobre os serviços, recomendamos que seja iniciada a escrita coletiva do texto.

         Antes de iniciá-la, é importante planejar o que deverá ser escrito. Para isso, você pode retomar algumas questões: “Que informações o texto precisa ter?”, “Ele deverá ser curto ou longo? Por quê?” Ao final da escrita, proponha aos alunos a leitura do texto a fim de revisá-lo.

Observação: Você pode escrever o texto no quadro e depois digitá-lo e imprimí-lo, ou então, escrever em um cartaz com letras maiores.

Atividade 4:

         Depois de os anúncios terem sido escritos, decida com os alunos os locais em que deverão ser fixados. É importante que toda a turma participe da atividade, indo colar os anúncios nos lugares selecionados. Nessa intervenção, você pode retomar a questão: “Esse é um bom local para colocar o anúncio? Por quê?”

Atividade 5:

         Avalie com a turma o que aprenderam com as atividades. Sugerimos que você faça essa avaliação coletivamente. É interessante que registre no quadro: “O que aprendemos sobre os anúncios?” e escreva as conclusões da turma sobre esse trabalho.

Avaliação

Ao final dessa sequência de atividades, as crianças deverão ter aprendido o que é um anúncio e as características desse gênero textual.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.