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Cadeia alimentar

 

16/06/2008

Autor e Coautor(es)
Thiago Machado Mello de Sousa
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar os níveis tróficos em uma cadeia/teia alimentar; 2. Explicar o fluxo de energia e matéria que ocorre em um ecossistema.
Duração das atividades
1 hora-aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Conceito do que é ecossistema; 2. Conceito do que é matéria; 3. Conceito do que é energia; 4. Fotossíntese.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Nesta primeira aula os alunos vão aprender a montar uma cadeia alimentar. Como elemento motivador para o início das atividades exiba para os alunos o seguinte filme. Este filme se chama Something fishy e é uma pequena animação que mostra de forma divertida uma cadeia alimentar formada pelas algas, um crustáceo, um peixe e um tubarão. 

 

Dica! Após a exibição do filme discuta com os alunos que relação existe entre os seres vivos que aparecem na animação. Questione-os. Quem serve de alimento para quem? Os alunos conhecem outros exemplos do mesmo tipo de relação apresentada pelo filme? Que exemplos são estes?

 

Exercício – Após a discussão trabalhe com os alunos a atividade sugerida pelo seguinte roteiro. A proposta não é trabalhar exatamente todas as atividades da forma como elas são apresentadas no roteiro. Trabalhe inicialmente com os alunos a parte do roteiro que descreve o “Jogo da Cadeia”. O objetivo do jogo é a montagem de várias cadeias alimentares, organizando vários seres vivos cujos nomes estão escritos em fichas de papel.

 

Dica! Para a realização desta atividade apenas oriente os alunos a organizarem os seres vivos na ordem de quem come quem, ainda não explique aos alunos que eles estão montando cadeias alimentares. Talvez alguns seres vivos representados nas fichas do “Jogo da Cadeia” sejam novos para os alunos. Os alunos podem pesquisar imagens em sites de busca tais como http://www.fotosearch.com.br/ e http://images.google.com.br/,  a fim de identificarem cada um dos seres apresentados e assim inferir o que cada um come. Professor, sinta-se a vontade para mudar os seres vivos representados nas fi chas. Uma boa idéia é a utilização de espécies nativas de sua região, mais comuns ao cotidiano de seus alunos.

 

Uma vez terminado o exercício, discuta com os alunos, com base nos exemplos das cadeias montadas, os conceitos formais sobre níveis tróficos (produtores, consumidores primários, secundários, terciários e assim por diante), fluxo de energia e matéria em cada um dos níveis e o próprio conceito do que é uma cadeia alimentar.

 

Dica! Uma boa forma de discutir os níveis tróficos é apresentar os conceitos e pedir aos alunos que relacione-os com os seres vivos das cadeias alimentares construídas durante o exercício. Não se esqueça de salientar o papel dos decompositores. Onde será que os alunos poderiam encaixá-los nas cadeias alimentares? Escolha duas das cadeias alimentares construídas para exemplificar o conceito de teia alimentar.

 

Trabalhe com os alunos algumas das situações-problema propostas pelo roteiro. De acordo com o problema apresentado discuta o impacto que isso geraria nas cadeias alimentares construídas. As configurações das cadeias mudam de acordo com o problema? O que os alunos acham?

 

Atividade para casa – 1) Peça aos alunos que identifiquem quem assume o papel de produtor, consumidor primário, secundário e terciário, no exemplo de cadeia alimentar apresentado no filme. 2) Peça-lhes que tentem relacionar todos os exemplos de seres vivos trabalhados durante o “Jogo da cadeia”, de forma que com isso possam montar uma teia alimentar. Oriente-os a identificar na teia as possíveis cadeias alimentares, os níveis tróficos, qual é o sentido do fluxo de energia e onde se encaixam os decompositores.

 

Dica! A montagem da teia alimentar na atividade proposta para casa pode ser feita em grupos e sua apresentação pode ser feita por meio de cartazes, por exemplo.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

 

Video:

http://sph3re.tv/download/2beee288a7aa4679939fa291a95aa2fb/484c7d5b/359/something_fishy_240x160.mpg - Something fishy. Direção: Ed Konyha, Brainchild Studios, Inc. 2002. Canadá. Duração: 03min11seg. Pequeno filme de animação sem diálogos que evidencia uma cadeia alimentar formada por algas, um crustáceo, um pequeno peixe e um tubarão. Clique na imagem para ter acesso ao filme.

 

Roteiro de atividade:

http://www.cdcc.sc.usp.br/roteiros/caop1.htm. “Jogo da Cadeia”. Proposta de atividade cujo objetivo é a montagem de várias cadeias alimentares que se relacionam entre si formando uma teia.

 

Sites:

http://www.fotosearch.com.br/
http://images.google.com.br/
http://br.search.yahoo.com/
http://pro.corbis.com/ (este é em inglês).
Estes sites funcionam como bancos de imagens que podem ser utilizados para pesquisa.
 

Avaliação
A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Durante a execução do “Jogo da Cadeia”. Os alunos conseguiram montar as cadeias alimentares de forma correta? 2. Durante a aula. Os alunos conseguiram relacionar os conceitos apresentados em sala com os exemplos trabalhados durante o jogo? Em que ponto houve mais dúvidas? 3. Pela atividade de casa. As relações na teia alimentar construída estão corretas? Os alunos conseguiram identificar os níveis tróficos e o sentido do fluxo de energia? Os decompositores foram evidenciados como ponto chave para a teia, permitindo a reciclagem da matéria?
Opinião de quem acessou

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