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TRABALHANDO A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:

·         Reconheça que as letras do sistema alfabético representam os fonemas da língua.

·         Participe das atividades, escutando com atenção e compreensão, respondendo às questões propostas pelo professor, expondo suas opiniões e respeitando as opiniões dos colegas.

Duração das atividades
Essas atividades podem ser feitas durante o processo de alfabetização, a partir do momento em que as
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que o aluno já tenha iniciado a percepção de que a escrita representa os sons da fala. 

Estratégias e recursos da aula

Caro professor, as atividades a seguir visam possibilitar aos alunos a apropriação do sistema alfabético.  Todos os jogos são direcionados para crianças que já perceberam que cada sílaba representa um som e necessitam superar essa hipótese, de modo a entender que cada letra representa um som.

Atividade 1:  Montando os nomes dos animais

            Para essa atividade, você pode confeccionar cartelas que farão parte de seu material permanente e poderá ser usado em várias turmas de alfabetização.

            Sugerimos que cada cartela seja referida a um mesmo tema.  Daremos, aqui, o exemplo de uma cartela com o tema “animais”, mas é importante que você tenha várias cartelas com diversas temáticas. Ex: frutas, legumes, escola, casa, brincadeiras, etc.

            Recomendamos que a atividade seja feita em dupla e que cada uma tenha um conjunto de letras móveis para preencher a cartela.  Fazendo a atividade com o colega, as crianças poderão trocar hipóteses sobre a escrita das palavras, o que possibilitará maior avanço no processo de alfabetização.

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Atividade 2: Jogo da caixinha de fósforo

            Essa atividade também visa possibilitar aos alunos entrarem em conflito com a hipótese de que cada sílaba da palavra corresponde a um som. Você irá precisar de várias caixinhas de fósforo (ou qualquer outro objeto similar). Cole na superfície da caixinha o desenho de alguma fruta ou animal, por exemplo, e coloque dentro da caixinha as letras que formam o nome da figura. Os alunos irão se deparar com o desafio de ter que usar todas as letras para formar o nome do desenho.

Atividade 3: “Que letra está faltando?”

            Entregue aos alunos uma lista de palavras que se refere a algum tema trabalhado em sala. O aluno deverá completar cada palavra com a letra que está faltando. Esse tipo de atividade também é muito importante para que os alunos superem a hipótese silábica. Ex:

LISTA DE FRUTAS:

___AÇÃ

A__ACAXI

MA___ÃO

LA___ANJA

__ÊRA

BA__ANA

LI___ÃO

(Frutas: Maçã, abacaxi, mamão, laranja, pêra, banana, limão)

            Observação: Você pode falar para a turma o nome de cada fruta. O importante é que percebam a letra faltante.

Atividade 4: Quebra cabeças de crianças

            Nessa atividade, sugerimos que você selecione uma palavra e que alguns alunos recebam as letras (devem ser grandes) que correspondem à palavra. Após você dizer qual é a palavra, os alunos deverão ir à frente e formar a palavra. Você pode trabalhar, por exemplo, com nomes de brincadeiras e jogos. Se a primeira palavra for futebol, sete alunos receberão as letras correspondentes a essa palavra. O restante da turma avaliará se a palavra formada está correta. Caso algum aluno tenha correções a fazer deverá ir à frente e trocar seus colegas de lugar.

Atividade 5: Cruzadinha

Outra atividade que também tem como objetivo possibilitar aos alunos superarem a hipótese silábica é a cruzadinha. Nesse jogo, eles se depararão com o problema de ter que ocupar todos os quadrados da cruzadinha para formar a palavra. Você pode confeccionar uma cruzadinha temática, em que as crianças deverão preenchê-la conforme o desenho apresentado. Se o tema for ESCOLA, por exemplo, a cruzadinha pode conter as palavras: lápis, caderno, caneta. etc. 

Avaliação

Com essas atividades, os alunos deverão perceber que cada letra do sistema alfabético representa um fonema. 

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