Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Anorexia: o que é?

 

24/11/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Compreensão escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Estrangeira Escrita e produção oral
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas a temática Anorexia.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que os alunos estejam habituados a ler em Inglês.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Os alunos assistirão ao vídeo “Anorexia Bulimia Contact” (Fig. 1) com a duração de quarenta segundos.

RECURSO
Anorexia Bulimia Contact
http://www.youtube.com/watch?v=qFbYW6bNViw

Vídeo Anorexia
Figura 1 – Imagem do Recurso

Observação: o recurso poderá ser salvo em DVD para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!

Após a exibição do vídeo, o professor proporá um debate em aula aberta, com base nas seguintes questões norteadoras:

1. What is the problem with the girl? / Qual é o problema com a garota?
2. Do you think society and media influenced her? / Você acredita que ela seja influenciada pela sociedade e pela mídia?
3. What can be done to help girls like this? / O que pode ser feito para ajudar garotas como ela?

ATIVIDADE 1

O professor orientará os alunos para que em grupos de três integrantes pesquisem na Internet sobre o tema Anorexia. O objetivo é que elaborem uma campanha de prevenção e combate a anorexia em inglês. Para tanto, cada membro do grupo adotará uma perspectiva: nutricionista, psicólogo, membro da famíla ou amigo preocupado com alguém que possa se anoréxico.

Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):

http://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_%28symptom%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://health.yahoo.com/other-other/how-common-is-anorexia/healthwise--zm2726.html
http://www.youthnoise.com/page.php?page_id=2917
http://us.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/he/wmnimages/pdr/fgnt0903.gif
http://www.associatedcontent.com/article/1221646/the_medias_influence_on_teen_body_image.html?cat=25

Vídeo Anorexia
Figura 2 – Imagem do Site Associated Content

Nesta etapa o professor deverá orientar os alunos para que selecionem e anotem todas as informações que considerem relevantes, bem como pesquisem por figuras relativas ao tema Anorexia.

Atividade adaptada de: http://sites.google.com/site/isabelpericas/anorexia  Acesso em: 17 de outubro de 2009.

ATIVIDADE 2

Os alunos criarão folhetos explicativos (Fig. 3) sobre o tema, com o máximo de informações possíveis sobre o problema, bem como sobre suas causas e conseqüências. Para tanto, poderão ser usados editores de texto e imagem, tais como o Microsoft Word e o Paintbrush.

Exemplo de Folheto Explicativo
Figura 3 – Folheto Explicativo
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ocz9EGaXJsE/SnigidPtRDI/AAAAAAAAAMQ/P0SXEbSIa8w/s400/AF-FolhetoProdutos_dentro.jpg  Acesso em: 30 de agosto de 2009.

Caso o professor tenha dúvidas poderá encontrar explicações e orientações sobre a elaboração de folhetos em (Fig. 4):

RECURSO
Como Fazer um Folheto
http://www.slideshare.net/jugense/como-fazer-um-folheto-2000211

Folheto

Figura 4 – Imagem do Recurso

Sugerimos que os folhetos produzidos pelos alunos sejam distribuídos (conforme a possibilidade) na escola e comunidade e que os alunos e/ou professor busquem parcerias na comunidade ou com a prefeitura, de forma a viabilizar economicamente a impressão destes folhetos.

SUGESTÕES

1. Os alunos poderão fazer entrevistas com nutricionistas e médicos endocrinologistas sobre o tema, a fim de complementar as informações incluídas nos folhetos, estabelecendo uma parceria escola-comunidade.

2. Poderão ser promovidas palestras ou debates sobre o tema “Anorexia” em colaboração com os professores de Ciências e Biologia.

3. O professor de Artes poderá dar orientações quanto ao tratamento e organização das imagens nos folhetos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de selecionar informações relevantes e adequadas sobre o tema para a elaboração dos folhetos. A criatividade dos alunos também deve ser considerada!

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • darley, jr. , São Paulo - disse:
    darley-junior@hotmail.com

    16/09/2010

    Três estrelas

    foi legal e muito enteressante mas faltou alguma coisa a mais tipo um texto argumentativo


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.