24/11/2009
Andréa Marques Leão Doescher, Bruno Mattiazzo e Erwin Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Compreensão escrita |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Produção escrita |
Esta aula pode contribuir para aprimorar a capacidade crítica, analítica e argumentativa dos alunos relacionadas a temática Anorexia.
É importante que os alunos estejam habituados a ler em Inglês.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Os alunos assistirão ao vídeo “Anorexia Bulimia Contact” (Fig. 1) com a duração de quarenta segundos.
RECURSO
Anorexia Bulimia Contact
http://www.youtube.com/watch?v=qFbYW6bNViw
Figura 1 – Imagem do Recurso
Observação: o recurso poderá ser salvo em DVD para ser exibido em aparelho apropriado para todos os alunos ao mesmo tempo!
Após a exibição do vídeo, o professor proporá um debate em aula aberta, com base nas seguintes questões norteadoras:
1. What is the problem with the girl? / Qual é o problema com a garota?
2. Do you think society and media influenced her? / Você acredita que ela seja influenciada pela sociedade e pela mídia?
3. What can be done to help girls like this? / O que pode ser feito para ajudar garotas como ela?
ATIVIDADE 1
O professor orientará os alunos para que em grupos de três integrantes pesquisem na Internet sobre o tema Anorexia. O objetivo é que elaborem uma campanha de prevenção e combate a anorexia em inglês. Para tanto, cada membro do grupo adotará uma perspectiva: nutricionista, psicólogo, membro da famíla ou amigo preocupado com alguém que possa se anoréxico.
Para a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 2):
http://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_%28symptom%29
http://en.wikipedia.org/wiki/Anorexia_nervosa
http://health.yahoo.com/other-other/how-common-is-anorexia/healthwise--zm2726.html
http://www.youthnoise.com/page.php?page_id=2917
http://us.i1.yimg.com/us.yimg.com/i/he/wmnimages/pdr/fgnt0903.gif
http://www.associatedcontent.com/article/1221646/the_medias_influence_on_teen_body_image.html?cat=25
Figura 2 – Imagem do Site Associated Content
Nesta etapa o professor deverá orientar os alunos para que selecionem e anotem todas as informações que considerem relevantes, bem como pesquisem por figuras relativas ao tema Anorexia.
Atividade adaptada de: http://sites.google.com/site/isabelpericas/anorexia Acesso em: 17 de outubro de 2009.
ATIVIDADE 2
Os alunos criarão folhetos explicativos (Fig. 3) sobre o tema, com o máximo de informações possíveis sobre o problema, bem como sobre suas causas e conseqüências. Para tanto, poderão ser usados editores de texto e imagem, tais como o Microsoft Word e o Paintbrush.
Figura 3 – Folheto Explicativo
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_ocz9EGaXJsE/SnigidPtRDI/AAAAAAAAAMQ/P0SXEbSIa8w/s400/AF-FolhetoProdutos_dentro.jpg Acesso em: 30 de agosto de 2009.
Caso o professor tenha dúvidas poderá encontrar explicações e orientações sobre a elaboração de folhetos em (Fig. 4):
RECURSO
Como Fazer um Folheto
http://www.slideshare.net/jugense/como-fazer-um-folheto-2000211
Figura 4 – Imagem do Recurso
Sugerimos que os folhetos produzidos pelos alunos sejam distribuídos (conforme a possibilidade) na escola e comunidade e que os alunos e/ou professor busquem parcerias na comunidade ou com a prefeitura, de forma a viabilizar economicamente a impressão destes folhetos.
SUGESTÕES
1. Os alunos poderão fazer entrevistas com nutricionistas e médicos endocrinologistas sobre o tema, a fim de complementar as informações incluídas nos folhetos, estabelecendo uma parceria escola-comunidade.
2. Poderão ser promovidas palestras ou debates sobre o tema “Anorexia” em colaboração com os professores de Ciências e Biologia.
3. O professor de Artes poderá dar orientações quanto ao tratamento e organização das imagens nos folhetos.
1. Dicionário português-inglês
Recurso
Dictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de selecionar informações relevantes e adequadas sobre o tema para a elaboração dos folhetos. A criatividade dos alunos também deve ser considerada!
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/09/2010
Três estrelasfoi legal e muito enteressante mas faltou alguma coisa a mais tipo um texto argumentativo