25/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Com esta aula, o aluno poderá ser capaz de identificar as relações lógicas de oposição e de contraste presentes em textos. Tais relações podem ser implícitas – sendo reconhecidas na atividade de interpretação de texto – e podem também ser explícitas, a partir do uso de conectivos apropriados. Ressaltamos, ainda, que esta aula poderá contribuir para o aprimoramento da prática de escrita dos alunos, no que se refere aos processos coesivos de articulação das orações.
Para explorar esse assunto, sugerimos a seguinte bibliografia:
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: um estudo de conjunções do português. Campinas, Pontes, 1987.
KOCH, Ingedore Villaça. A inter-ação pela linguagem. 8. ed. São. Paulo: Contexto, 2003.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. no 1º. e 2º. graus. 4 ed. São Paulo: Cortez, 1998.
Como conhecimentos prévios para o desenvolvimento desta aula, destacamos conceitos de sintaxe, tais como: frase, oração, período. É importante, também, que os alunos saibam reconhecer, basicamente, os articuladores textuais (conjunções, conectivos).
Professor, nossa aula será baseada em trabalho com textos. Inicialmente, apresentamos um texto e algumas perguntas relacionadas a ele, a fim de que os alunos já adquiram as primeiras noções relacionadas ao assunto. Em seguida, apresentamos um esquema de explicação, que você deverá desenvolver em aula, respondendo a possíveis dúvidas, e um quadro com os conectivos que expressam ideia de oposição ou contraste. Expressam essa ideia, a nosso ver, as orações adversativas e concessivas. Cremos ser desnecessário fazer a distinção entre orações subordinadas adverbais concessivas e orações coordenadas adversativas, até porque as gramáticas tradicionais não definem com eficiência essa diferença, além do fato de que a nomenclatura é o menos importante; o mais importante é o aluno saber usar corretamente os recursos da língua.
Apresentamos, ainda, uma segunda atividade, baseada também em um texto. Procure, professor, acompanhar o desempenho dos alunos na realização dessas atividades.
ATIVIDADE I
TEXTO I
Questão 01
Em síntese, qual é o fato noticiado pelo texto?
Chave de resposta: Em síntese, o texto noticia a queda do consumo de drogas em nível mundial
Questão 02
Esse fato pode ser avaliado como positivo ou como negativo? Justifique sua resposta.
Chave de resposta:não há resposta correta para essa pergunta. Aqui surge uma grande oportunidade de o professor estabelecer com a turma discussão sobre o mundo das drogas.O texto, no entanto,direciona-se para o fato de que pode ser feita uma avaliação positiva desse fato, haja vista a diminuição dos problemas relacionados às drogas.
Questão 03
Observe que o título do texto traz uma ressalva. Que ressalva é essa?
Chave de resposta: O título traz a ressalva de que as drogas ainda podem ameaçar a humanidade.
Questão 04
Que recurso linguístico d enota essa ressalva?
Chave de resposta: O uso da conjunção “mas” denota essa ressa lva.
Observe o seguinte esquema:
A primeira oração do período conduz o interlocutor a pensar que a queda do consumo de drogas é um fator positivo nos que diz respeito aos malefícios que elas causam à humanidade. Essa informação, que está implícita, e que, portanto, precisa ser inferida, é oposta à afirmação contida na segunda oração, a qual reitera os riscos ainda existentes.
O elemento responsável por essa conexão de ideias é o conectivo “mas”. Esse conectivo contém a ideia de adversidade.
Outra maneira de expressar oposição é através da ideia de concessão. Observe a construção a seguir:
O conectivo “apesar de” também expressa oposição, com a diferença de antecipar o contraste entre as ideias do período e de dar uma ênfase ainda maior ao conteúdo contrastado. Nesse sentido, concessão significa fornecer (conceder) uma informação com uma conclusão esperada - que é negada - produzindo efeito contrário.
A lista a seguir mostra uma série de conectivos que denotam ideia de oposição ou contraste (adversidade e concessão), bem como exemplos de frases construídas com esses conectivos.
Passemos agora a uma prática de leitura e de escrita, a fim de que você possa interpretar e empregar corretamente os conectivos em estudo.
ATIVIDADE II
Leia o texto seguinte e re sponda às questões propostas.
TEXTO II
Daniel Escobar
No mês passado tirei uns dias de folga e fui até a vizinha Espanha, em Sevilha. Coincidentemente a viagem aconteceu quando o Rio de Janeiro foi anunciado como sede das Olimpíadas de 2016. Eu mal soube da notícia quando entrei em um táxi e o motorista, quando ficou sabendo da minha nacionalidade, resolveu mostrar toda sua indignação pela escolha do Rio em detrimento de Madri.
Ele não conseguia entender como uma cidade com tantos problemas sociais e de infra-estrutura poderia sediar os jogos olímpicos. E o pior: ter ainda derrotado a capital de seu país, que nem de longe enfrenta as mesmas dificuldades. Cá entre nós, tirando a dor de cotovelo espanhola, é mesmo difícil de entender.
Acho que por estar já há três anos morando fora fiquei um pouco mais tranquilo em relação à segurança. Perdi algumas paranoias que nos atormentam nas ruas brasileiras. E também foi ficando mais difícil perceber uma vida cercada de medo.
Quando estamos em uma terra estrangeira nos sentimos um pouco representantes do nosso país. Por isso, na medida do possível, procuro enaltecer os pontos positivos do Brasil e o defendo com unhas e dentes dos estereótipos que por aí existem. Hoje, por exemplo, abri um jornal português e pela “enésima” vez encontrei uma matéria sobre a violência nos morros cariocas.
Desde o último episódio envolvendo traficantes X polícia X traficantes X inocentes que os jornais por aqui destinam páginas e mais páginas de notícias e opiniões sobre o assunto. No que diz respeito à segurança, portanto, vai ficando cada vez mais difícil defender o meu país. Quando alguém diz que gostaria de visitar o Brasil, mas que não vai porque tem medo de ser acertado por uma bala, o que devo dizer? O que fazer diante dos fatos?
Ainda assim, Portugal é o principal emissor de turistas para o Brasil na Europa e fica em terceiro lugar em nú meros globais – atr ás apenas dos EUA e Argentina. Em 2008, cerca de 300 mil p ortugueses escolheram a ex-colônia como destino de férias. Eu tenho amigos portugueses que passam férias no nor deste todos os anos, que têm parentes no Rio de Janeiro e São Paulo. Adoram. Mas, quando voltam para Portugal, não deixam de assinalar a violência, a falta de saneamento e outros problemas que saltam aos olhos. Apesar disso, sempre voltam ao Brasil.
Talvez more aí o paradoxo que o taxista espanhol não conseguiu entender. O Brasil é o país do “apesar”. Apesar de toda a violência, a aprovação do presidente está em alta. Apesar do caos nos aeroportos, o turismo vai bem.
Apesar de o Rio de Janeiro estar mergulhado em uma crise de segurança, vai sediar os Jogos Olímpicos.
Daniel Escobar é jornalista e mora em Lisboa onde mantém o blog Comboio Lisboa (www.comboiolisboa.com) em parceria com a jornalista Ieda Barros.
Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2009/11/11/o-pais-do-apesar-240009.asp, acesso em 12/11/2009.
Questão 05
O título do texto, “O país do apesar”, somente NÃO se refere
a) à escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpíadas, apesar da violência que existe na cidade.
b) ao fato de o autor do texto defender o Brasil, seu país de origem, mesmo estando no exterior.
c) à escolha do Brasil como destino turístico de portugueses, apesar das notícias sobre violência.
d) à constatação de que o turismo do Brasil vai bem, apesar de haver caos nos aeroportos.
Resposta correta: letra “b”.
Questão 06
Leia o seguinte trecho:
“Eu tenho amigos portugueses que passam férias no nordeste todos os anos, que têm parentes no Rio de Janeiro e São Paulo. Adoram. Mas quando voltam para Portugal não deixam de assinalar a violência, a falta de saneamento e outros problemas que saltam aos olhos.”
O conectivo “mas”, nesse trecho, evoca as seguintes informações implícitas, EXCETO:
a) os problemas que o Brasil supostamente possui podem ser um impedimento ao fato de as pessoas o adorarem, a exemplo dos portugueses.
b) quando uma pessoa adora alguma coisa, geralmente não tece críticas a seu respeito; ao contrário, procura tecer elogios sobre ela.
c) se os turistas portugueses passam férias no nordeste todos os anos, eles de alguma forma relevam os problemas que encontram.
d) são tantos os problemas que saltam aos olhos, que os turistas portugueses voltam para sua terra natal, deixando seus parentes no Brasil.
Resposta correta: letra “d”.
Questão 07
Leia o seguinte trecho:
"Apesar de toda a violência, a aprovação do presidente está em alta. "
O emprego do conectivo “apesar de” demonstra que o autor:
a) polemiza a aprovação do presidente.
b) corrobora a aprovação do presidente.
c) desconhece a aprovação do presidente.
d) reflete sobre a aprovação do presidente.
Resposta correta: letra “a”.
Questão 08
Releia o segundo parágrafo do texto para responder ao que se pede.
8.1) Assinale a única opção que contém uma paráfrase INCORRETA relacionada a esse parágrafo:
a) O Rio de Janeiro, apesar de tantos problemas sociais e de infra-estrutura, sediará os Jogos Olímpicos.
b) Não obstante os problemas sociais e de infra-estrutura, o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos.
c) O Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos, por mais que possua problemas sociais e de infra-estrutura.
d) Não obstante sediará os Jogos Olímpicos, o Rio de Janeiro possui problemas sociais e de infra-estrutura.
Resposta correta: letra "d"
8.2) Corrija a opção cuja paráfrase você marcou como incorreta, reestruturand o-a.
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Chave de resposta: Não obstante possuir problemas sociais e de infra-estrutura, o Rio de Janeiro sediará os Jogos Olímpicos.
Q uestão 09
As frases a seguir, retiradas do texto, contêm ideia de oposição (adversidade e concessão). Você deverá reescrevê-las empregando os conectivos adversativos e concessivos do quadro da seção anterior, bem como procedendo às modificações necessárias para que fiquem adequadas à norma padrão da língua. Procure, por exemplo, alterar a ordem dos termos da oração e modificar o tempo e o modo verbal.
==> Professor, estimule os alunos a reestruturarem esses períodos das mais diversas formas. É através dessa prática de uso de diferentes conectivos e de diferentes formulações de ordem sintática que os alunos poderão desenvolver as habilidades de articulação das orações.
Para a avaliação, sugerimos que o professor repita as atividades que apresentamos na seção anterior, utilizando novos textos. Por estarmos tratando da aquisição de estruturas linguísticas que expressam relações de oposição e contraste, é importante que os alunos façam constantes exercícios que exijam o reconhecimento dos conectivos trabalhados bem como o seu correto uso.
Apresentamos um último exemplo de atividade, adaptada, retirada do livro da professora Magda Soares, cuja referência está no fim da atividade.
Frequentemente, a interpretação do que lemos ou ouvimos depende de informações que não estão explícitas na frase, estão implícitas. O texto oferece um exemplo neste trecho:
“De fato, experimentar um prato de minhocas não é tarefa fácil para um cidadão ocidental, mesmo que seja um cientista.”
a) “mesmo que seja um cientista”: nessa frase está subentendido que, para um cientista, experimentar um prato de minhocas poderia ser uma tarefa fácil. Que conceito de cientista está implícito na frase?
“Não resisto a um bolo, mesmo que seja de farinha de minhoca.”
b) Que preconceito sobre bolo de farinha de minhoca está implícito na frase?
SOARES, Magda. (2002) Português: uma proposta para o letramento. 1ª ed. São Paulo: Moderna.
Quatro estrelas 6 classificações
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05/02/2013
Cinco estrelasGostei muito da matéria, da aula em si, a explicação é ótima, que venham outras mais explicações que a todo momento necessitamos.
26/05/2011
Cinco estrelasA forma como foi distribuida a aula em prol da aprendizagem significativa dos alunos foi bem interessante.
23/04/2011
Cinco estrelasParabéns pelas aulas sobre conjunções. Sou professora e usarei o material com minha turma do 3º ano em Simão Pereira.
11/01/2011
Quatro estrelasAula bastante inteligente que explora aspectos sinaticos e semânticos no texto.
05/08/2010
Quatro estrelasé muito rico auxilia o professor e é maravilhoso conta com esse saite.
31/07/2010
Cinco estrelasPerfeito, um ótimo exercício de gramática reflexiva.