01/12/2009
CLÁUDIA REGINA M.G. FERNANDES
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
O aluno poderá rever a sua aprendizagem sobre conceitos referentes ao estudo das plantas.
Instruções:
1.Os alunos construirão uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:
2. O professor passará no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo). Em seguida, solicitará aos alunos que escolham 10 destas palavras que serão copiadas, à caneta, nos espaços em branco da tabela.
AÉREOS | PÉTALAS | PÁSSAROS |
RAIZ | SÉPALAS | OXIGÊNIO |
CAULE | OVÁRIO | GAVINHAS |
RASTEJANTES | CLOROFILA | INSETOS |
TUBÉRCULOS | GINECEU | EPICARPO |
FLOR | ANDROCEU | MESOCARPO |
BAGAS | POLINIZAÇÃO | HASTE |
DRUPAS | PELOS ABSORVENTES | AQUÁTICA |
FOTOSSÍNTESE | ESPINHOS | ÁGUA |
ESTÔMATOS | RESPIRAÇÃO | CARNOSO |
3. O professor elaborará um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco é material de consulta apenas para o professor.
BANCO DE FRASES:
1. Tipo de fruto que possui pericarpo suculento.
2. Substância que pode ser acumulada pelo caule do cacto.
3. Tipo de raiz que é própria de plantas que vivem na água.
4. Caule verde, fino e flexível.
5. Parte comestível do fruto.
6. É a casca do fruto.
7. São agentes polinizadores.
8. São modificações do caule que servem para fixação em suportes.
9. Gás liberado pela planta durante a fotossíntese.
10. Auxiliam no trabalho de dispersão das sementes.
11. Processo no qual a planta utiliza oxigênio.
12. Modificações do caule que servem de proteção para a planta.
13. Parte da raiz que retira água e sais minerais do solo.
14. Transporte do grão de pólen da antera até o estigma.
15. Órgão reprodutor masculino da flor.
16. Órgão reprodutor feminino da flor.
17. Parte da flor que geralmente se transforma em fruto.
18. Folhas modificadas que constituem o cálice.
19. Pigmento verde das folhas.
20. Folhas modificadas que constituem a corola.
21. Estruturas pelas quais as folhas fazem as trocas gasosas.
22. Processo pelo qual a planta produz seu próprio alimento.
23. Frutos que possuem uma única semente formando um caroço.
24. Frutos que possuem muitas sementes livres.
25. É responsável pela reprodução das plantas.
26. São caules que armazenam subtância de reserva.
27. São caules que crescem paralelos ao solo.
28. Parte do vegetal que sustenta folhas, flores, frutos e sementes.
29. Parte do vegetal que tem função de fixá-lo ao solo.
30. São caules que crescem acima da superfície do solo.
4.O professor sorteia o número da frase que será lida, por ele, em voz alta.
5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso não consigam o professor deverá auxiliá-los em suas dificuldades.
6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto será feito à lápis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será o vencedor do jogo.
Sugestões:
1.O professor poderá entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras poderão ser marcadas com um grão de feijão.
2.O professor poderá presentear o vencedor ou os vencedores com brindes.
A avaliação se processa durante a realização do jogo permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conceitos relativos ao estudo das plantas.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2014
Cinco estrelasDelma e Cláudia gostei bastante desta atividade, sou professora de Ciências/Biologia quando tiverem mais sugestões de aulas dinâmicas por favor mandem para mim. Abraços.
15/04/2014
Cinco estrelasAdorei a atividade, muito boa para o ensino fundamental!
15/02/2013
Cinco estrelasfoi tudo de bom me ajudou bastante em minha pesquiza valeu.
09/10/2012
Cinco estrelasas aulas sao muito bouas ensinam brincando e voce aprende mais facil
28/06/2012
Quatro estrelasMuito boa esta aula gostei muito porque aguça o desenvolvimento intectula e o spirito de disputa entre os alunos.