Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


BINGO BOTÂNICO: REVENDO CONCEITOS

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M.G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá rever a sua aprendizagem sobre conceitos referentes ao estudo das plantas.

Duração das atividades
O1 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estudo das plantas.
Estratégias e recursos da aula

Instruções:
1.Os alunos construirão uma tabela (15 cm x 12 cm) como a sugerida abaixo:

2. O professor passará no quadro um banco de palavras (sugerido abaixo). Em seguida, solicitará aos alunos que escolham 10 destas palavras que  serão copiadas, à caneta, nos espaços em branco da tabela.

BANCO DE PALAVRAS
AÉREOS PÉTALAS PÁSSAROS
RAIZ SÉPALAS OXIGÊNIO
CAULE OVÁRIO GAVINHAS
RASTEJANTES CLOROFILA INSETOS
TUBÉRCULOS GINECEU EPICARPO
FLOR ANDROCEU MESOCARPO
BAGAS POLINIZAÇÃO HASTE
DRUPAS PELOS ABSORVENTES AQUÁTICA
FOTOSSÍNTESE ESPINHOS ÁGUA
ESTÔMATOS RESPIRAÇÃO CARNOSO

3. O professor elaborará um banco de frases numeradas (sugerido abaixo) que correspondam aos conceitos dos termos do banco de palavras. Este banco é material de consulta apenas para o professor.

BANCO DE FRASES:

1.  Tipo de fruto que possui pericarpo suculento.

2.  Substância que pode ser acumulada pelo caule do cacto.

3.  Tipo de raiz que é própria de plantas que vivem na água.

4.  Caule verde, fino e flexível.

5.  Parte comestível do fruto.

6.  É a casca do fruto.

7.  São agentes polinizadores.

8.  São modificações do caule que servem para fixação em suportes.

9.  Gás liberado pela planta durante a fotossíntese.

10. Auxiliam no trabalho de dispersão das sementes.

11. Processo no qual a planta utiliza oxigênio.

12. Modificações do caule que servem de proteção para a planta.

13. Parte da raiz que retira água e sais minerais do solo.

14. Transporte do grão de pólen da antera até o estigma.

15. Órgão reprodutor masculino da flor.

16. Órgão reprodutor feminino da flor.

17. Parte da flor que geralmente se transforma em fruto.

18. Folhas modificadas que constituem o cálice.

19. Pigmento verde das folhas.

20. Folhas modificadas que constituem a corola.

21. Estruturas pelas quais as folhas fazem as trocas gasosas.

22. Processo pelo qual a planta produz seu próprio alimento.

23. Frutos que possuem uma única semente formando um caroço.

24. Frutos que possuem muitas sementes livres.

25. É responsável pela reprodução das plantas.

26. São caules que armazenam subtância de reserva.

27. São caules que crescem paralelos ao solo.

28. Parte do vegetal que sustenta folhas, flores, frutos e sementes.

29. Parte do vegetal que tem função de fixá-lo ao solo.

30. São caules que crescem acima da superfície do solo.

4.O professor sorteia o número da frase que será lida, por ele, em voz alta.

5. Os alunos deverão dizer a palavra que corresponde ao conceito lido. Caso não consigam o professor deverá auxiliá-los em suas dificuldades.

6. Os alunos que possuem a palavra na sua tabela deverão marcá-la. Isto será feito à lápis com um x ou circulando a palavra. (Sugere-se assim porque, uma vez apagadas as marcas, a cartela poderá ser reutilizada numa nova rodada). Este processo é repetido até que todas as palavras da tabela do aluno estejam assinaladas. O primeiro aluno que assinalar todas as palavras deverá gritar BINGO e será o vencedor do jogo.


Sugestões:
1.O professor poderá entregar a cartela pronta aos alunos e as palavras poderão ser marcadas com um grão de feijão.
2.O professor poderá presentear o vencedor ou os vencedores com brindes.

Avaliação

A avaliação se processa durante a realização do jogo permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conceitos relativos ao estudo das plantas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.