30/11/2009
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Carvalho Pacheco
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
A partir destas atividades os/as alunos/as deverão ser capazes de:
- Reconhecer sua importância enquanto sujeito histórico, que participa da História com suas ações.
- Expressar opinando sobre o tema proposto.
- Reconhecer a música enquanto um texto poético, observando suas características textuais, versos, estrofes e formato.
- Ler e interpretar imagens.
- Coletar dados e organizá-los em tabela.
- Reconhecer tipos de gráficos.
- Representar e analisar gráfico de colunas.
Conhecimentos sobre a escrita e diferentes portadores de texto.
Estratégias e recursos da aula
- Aula interativa
- Sala de multimídia.
- Aparelho de CD.
- Leitura de música
- Pesquisa em jornais e revistas.
- Interpretação de imagens.
1ª aula - Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
Professor/a inicie sua aula utilizando a sala de multimidia, caso sua escola possua. Leve seus/suas alunos/as para assistirem ao clip da banda Legião Urbana com o cantor Renato Russo. Veja o sítio que sugerimos http://letras.terra.com.br/renato-russo/464346/ . Caso não tenha este recurso, leve o CD com a música e coloque em um aparelho de CD para os/as alunos/as ouvirem.
Aproveite para apresentar alguns dados sobre a biografia do Cantor. Para sua consulta utilize o site http://www.letras.com.br/biografia/renato-russo
Utilize a música para motivar e desencadear o debate sobre o trabalho.
Solicite que ouçam a música com atenção, depois convide a todos/as para cantarem com o cantor.
Em seguida, entregue a letra da música para colarem no caderno.
Explore o formato da música, a linguagem poética, a estrutura do texto em estrofes.
Apresente outros portadores de textos para que eles/as comparem a forma e linguagem, como por exemplo, um jornal, uma bula de remédio e um livro de literatura.
Música de Trabalho
Renato Russo
Composição: Legião Urbana
Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
Mas o que eu tenho
É só um emprego
E um salário miserável
Eu tenho o meu ofício
Que me cansa de verdade
Tem gente que não tem nada
E outros que tem mais do que precisam
Tem gente que não quer saber de trabalhar
Mas quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar pra casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
De todo o meu cansaço
Nossa vida não é boa
E nem podemos reclamar
Sei que existe injustiça
Eu sei o que acontece
Tenho medo da polícia
Eu sei o que acontece
Se você não segue as ordens
Se você não obedece
E não suporta o sofrimento
Está destinado a miséria
Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
Mas isso eu não aceito
Eu sei o que acontece
E quando chega o fim do dia
Eu só penso em descansar
E voltar pra casa pros teus braços
Quem sabe esquecer um pouco
Do pouco que não temos
Quem sabe esquecer um pouco
De tudo que não sabemos
FALANDO SOBRE A MÚSICA
Professor/a sugerimos algumas questões que consideramos importantes para desencadear uma reflexão sobre a condição do sujeito histórico, que participa da História com suas ações, mas você poderá criar outras a partir do contexto social dos/as alunos/as de sua turma, por isso é muito importante que você conheça a realidade deles/as.
Conduza o debate mediando as colocações, no sentido de ampliá-lo, para que não se limitem ao que está colocado pelos compositores, mas que extrapolem tendo a vivência deles/as como parâmetro.
1 - O que mais chamou a sua atenção na música
2 - Você concorda com os compositores quando eles dizem na 1ª estrofe:
Sem trabalho eu não sou nada
Não tenho dignidade,
Não sinto o meu valor
Não tenho identidade
3- O que você considera ser “dignidade”?
4- Será que todas as pessoas que não tem trabalho estão nesta condição por opção prórpria?
5- Que identidade é esta que os compositores estão se referindo? Como o trabalho ajuda na co nstrução de nossa id entidade?
6- Na terceira estrofe os compositores falam sobre as diferenças entre as pessoas; umas não têm nada, outras têm mais do que precisam e também aquele que não quer saber de trabalhar. Dê sua opinião sobre estas afirmações.
7 – Comente a última estrofe. O que os compositores quiseram dizer com:
Quem sabe esquecer um pouco
Do pouco que não temos
Quem sabe esquecer um pouco
De tudo que não sabemos
REGISTRANDO
Professor/a solicite que os/as alunos/as registrem suas opiniões, se tiverem dificuldade na escrita oriente-os/as. Você poderá acrescentar mais questões, se considerar necessárias.
1- Consulte a música “Música de Trabalho” e responda:
a) Quem criou esta música?
b) O que os compositores quiseram falar com esta música?
c) Você acha que a sua realidade se parece com o que está sendo cantado?
d) Dê sua opinião sobre esta composição.
e) Quantas estrofes tem esse poema cantado por Renato Russo?
2ª aula - Duas (2) aulas de aproximadamente 60 minutos cada uma
LENDO IMAGENS
Professor/a no sítio:
hp&http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=q você encontra diversas imagens sobre diferentes tipos de trabalhos. Veja algumas que selecionei para você explorar a leitura de imagens com seus/suas alunos/as. Para isso, poderá utilizar o recurso da sala de multimídia ou imprimir e entregar uma cópia para que todos/as possam visualizá-las. Outra possibilidade seria recortar de revistas ou jornais e montar um painel.
Imagem 1- Fonte:amparo.sp.gov.br
Imagem 2- Fonte:blogbeta.uncovering.org
Imagem 3- Fonte: jayeshjunior.blogspot.com
Imagem 4– Fonte: portaldoprofessor.mec...
Professor /a solicite que observem as imagens e respondam:
1- Em sua opinião todas as imagens estão mostrando pessoas trabalhando? Justifique sua resposta.
2- O que diferencia o trabalho de cada um?
3- Qual é o trabalho do palhaço?
4- Você acha que algum tipo de trabalho é melhor do que outro? Justifique sua resposta.
5- Escreva três diferenças entre o trabalho da imagem 3 e o da imagem 4.
PESQUISANDO...
1- Você trabalha? Qual seu emprego? Qual a sua profissão?
2- Faça um levantamento, sobre o emprego atual e as profissões de cada aluno/a da sala.
Levantamento das profissões e empregos dos/as alunos/as da turma:
a- Alunos:
b- Profissões:
c- Emprego atual:
- Depois de levantarem os dados, faça a tabulação coletivamente na lousa.
- Observe o resultado do levantamento e responda as perguntas a seguir:
a) Quantas pessoas estão empregadas em sua sala?
b) Quantas pessoas estão desempregadas em sua sala?
c) Quantas pessoas atuam em atividades ligadas à sua profissão?
CONSTRUINDO GRÁFICO.
Professor/a antes de iniciar esta atividade, verifique se seus/suas alunos/as já conhecem algum tipo de gráfico. Qual é o conhecimento que eles/as possuem sobre gráficos.
Selecione algumas revistas ou jornais que contenham imagens de gráficos para que possa mostrar. Se possível consulte o sítio: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/tipos-graficos.htm , nele você terá acesso aos diferentes tipos de gráficos.
Veja um modelo de GRÁFICO DE COLUNAS.
Ele é formado a partir de duas linhas sendo uma na horizontal e uma vertical, na linha horizontal onde estão estabelecidas as colunas que vão representar todas as variações de um determinado assunto, a linha vertical mede a intensidade de variação. As colunas devem possuir uma medida uniforme assim como as distâncias entre elas.
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/tipos-graficos.htm
Professor/a se verificar que os/as alunos/as estão com dificuldades, faça na lousa para que compreendam melhor.
Para facilitar a construção do gráfico faça uma tabela para que eles/as utilizem os quadrinhos. Por exemplo: se tiver 10 profissões a tabela deverá ter 10 colunas, se tiver 8 alunos trabalhando no mesmo tipo de emprego deverá ter 8 linhas.
Faça um gráfico de colunas para mostrar quantas pessoas de sua sala trabalham no mesmo tipo de emprego. Utilize uma tabela para levantar as colunas do gráfico. Eles/as deverão colorir os quadrinhos de acordo com o levantamento realizado e assim fazer as colunas.
Após a realização do gráfico responda:
a- Quais os empregos que mais aparecem em sua classe?
b- Quais são os empregos que menos aparecem em sua classe?
c- O que você pode afirmar sobre os empregos de seus/suas colegas, olhando esse gráfico?
Professor/a ao acompanhar o trabalho realizado: debata sobre a música, as opiniões, os registros, a leitura das imagens e o envolvimento deles/as no trabalho com o gráfico você terá elementos suficientes para saber se houve uma boa aprendizagem ou não. Caso perceba que ainda não compreenderam algum conceito trabalhado, retome o assunto de forma diferente, pois muitas vezes a dificuldade do/a aluno/a está na metodologia que utilizamos e não em sua compreensão.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!