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E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano

 

18/12/2008

Autor e Coautor(es)
ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG
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TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender a dinâmica do planeta Terra que origina as estações do ano. Situar-se no ambiente reconhecendo os pontos cardeais através da observação da natureza.
Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Saberes sócio-culturais sobre tema. Noções sobre as diferentes características das estações do ano.
Estratégias e recursos da aula


 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/nolaboratorio.gif

Aula 1

Professor, inicie a aula com a seguinte questão:

QUAIS AS DIFERENTES ESTAÇÕES DO ANO, QUAIS SUAS CARACTERÍSTICAS E POR QUE ELAS OCORREM?

Oriente os alunos para que explorem o recurso do portal do professor: “Capitão Tormenta e Paco em estações do ano”. Este recurso permite conhecer a respeito das estações do ano bem como suas conseqüências.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/cap_tormenta_estacoes_ano.jpg 

Solicite para que os alunos leiam as telas sugeridas para aprender sobre os movimentos da Terra, clicando no “globo” e na “enciclopédia do Capitão” e em seguida respondam a charada proposta sobre o movimento de rotação:

• “O meu descanso afinal chegará quando a estação correta iniciar. O equinócio mais quente indicará a hora certa para zarpar.”

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Após a apresentação e navegação no recurso do portal, reforce com seus alunos o conceito das estações do ano:
“Qual a posição da Terra e do Sol em cada estação do ano?”.

Dica! – O recurso do “Capitão Tormenta e Paco em Movimentos da Terra” também apresenta informações dobre o movimento de translação. Se houver tempo disponível na aula ele também poderá ser acessado, para reforçar as informações aprendidas.


Aula 2

Novamente no laboratório de informática, explore o recurso do portal do professor: “Estações do ano”. Animação que explica passo a passo como ocorrem as estações do ano nos hemisférios Norte e Sul.

Estações do ano

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O estudo das estações do ano permite reforçar o conceito de Heliocentrismo (Sol como centro do Sistema Solar), já descrito na aula anterior.
Algumas questões importantes podem ser consideradas após a navegação no recurso (peça para que os alunos – em dupla – discutam as seguintes proposições e respondam em seus cadernos para posterior apresentação):

• O que desencadeia o surgimento das estações do ano?
• Quais as principais características de cada estação, em relação à quantidade de luz Solar recebida?
• Por que não é possível que ocorra Inverno logo após o Verão ou viceversa?
• Por que sempre que é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte e vice-versa?


Aula 3

Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de fenômenos naturais de grandes dimensões. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem a habilidade de enxergar por diferentes ângulos o objeto de estudo, interpretando o que ocorre na situação real e em simulações. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.


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MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA – COMO SERIA?

Construa quatro modelos para representar a órbita do planeta Terra. Um deles deverá ser o “REAL”, representando a verdadeira posição e movimento do planeta. Os outros três são modelos imaginários que representam outras situações - “IRREAIS”, que resultariam em condições não condizentes com aquelas que observamos na Natureza (observe os quatro modelos na figura).

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/modelos_translacao.jpg

IMPORTANTE: embora em todos os modelos a órbita terrestre esteja representado por uma elipse (o que está mais acentuado no modelo “fictício 3”) a verdadeira trajetória é quase um círculo (com excentricidade de 0,02). No desenho, esse círculo é inclinado para trás, o que resulta na visualização de uma elipse. Note, que, para valorizar a percepção de órbita quase circular, o planeta Terra é representado de tamanho menor ao fundo e maior à frente.

MODELO 1 - O eixo de inclinação da Terra estaria sempre inclinado na direção oposta do Sol.

MODELO 2 - A Terra teria o eixo de rotação PERPENDICULAR em relação ao seu plano da órbita.

MODELO 3 - A órbita da Terra seria uma elipse acentuada com o Sol posicionado mais próximo de uma das extremidades dessa elipse.

Dica! – A construção dos modelos é relativamente simples, utilizando materiais de fácil obtenção como: pequenas bolas de isopor, arame, palitos de dentes, linha de costura preta e fio de nylon. O modelo que representa a situação “REAL” poderá ser pintado com as cores azul e marrom para representar as águas e continentes e o sol de cor laranja. Os demais, por representarem situações fictícias, poderão ser apresentados sem cores.

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Com os modelos já preparados, apresente inicialmente o modelo “REAL” e reforce os conhecimentos aprendidos na aula anterior, por meio dos recursos digitais.
Os alunos podem, nesse momento, apresentar as respostas para as questões propostas na aula anterior.

A seguir, divida a turma em três grupos e apresente para cada grupo um modelo fictício da órbita da Terra. Cada grupo deverá analisar o modelo, anotar que condições seriam observadas na natureza se aquela situação fosse real.
Após a análise, cada grupo um deverá apresentar suas conclusões para a turma.

Para cada modelo, propõem-se as seguintes questões:

• Haveria diferentes estações do ano?
• Como seriam as estações do ano nessa situação?
• As estações do ano (se houver) seriam alternadas nos hemisférios?
• Os intervalos entre uma estação e outra seriam regulares?

Para encerrar, peça que cada grupo elabore um CARTAZ que apresente as conclusões para aquele tipo de situação.

IMPORTANTE: esta atividade tem o objetivo de levar o aluno à reflexão, utilizando os conhecimentos já apropriados em relação ao tema. Lembre-os sempre, que os modelos “fictícios” têm apenas esse objetivo e aproveite o momento para discutir QUAIS SERIAM AS CONSEQÜÊNCIAS para a vida no planeta se as situações “simuladas” fossem reais.


RECURSOS COMPLEMENTARES

Neste sítio podem ser obtidas mais informações sobre a influência da Igreja (Inquisição) sobre os conhecimentos astronômicos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

O texto no endereço abaixo fornece diversas informações (por Guilherme Murici Corrêa - Monitor UFMG/Frei Rosário) relacionadas ao Sol: sua importância, métodos e precauções para sua observação, entre outras.
http://www.observatorio.ufmg.br/dicas08.htm

Excelente texto para o professor compreender sobre a excentricidade das elipses e sobre o problema do ensino da órbita da Terra. Texto de João Batista Garcia Canalle - Instituto de Física/UERJ (canalle@uerj.br), disponível nos formatos doc ou pdf nos endereços abaixo.
www.cdcc.sc.usp.br/cda/oba/Questao_adic_VIOBA.doc
www.fe.unicamp.br/formar/revista/N000/pdf/Conv-com-Prof-MovTerra-Negrao-Junho08.pdf


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1353/imagens/AUTOAVALIACAO.gif 

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?

INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que o movimento de translação da Terra origina as estações do ano.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo que não apenas o movimento de translação da Terra promove o surgimento das estações do ano, mas também a inclinação do eixo imaginário contribui para esse fenômeno.

MESTRE - 10,0 pontos
Compreendo que o movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra promovem o surgimento das estações do ano numa seqüência determinada para cada hemisfério e que essas características tem grande influência na vida do planeta.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Veja ao final da aula.
Avaliação
Cada aluno deverá escrever um Port Folio com desenhos e textos que representem as respostas para as questões propostas durante as duas aulas. Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente níveis de auto-avaliação propostos no final desta aula e indique aquele em que se enquadra. É opcional colocar os valores de cada nível.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 8/8 - 100%
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Opiniões

  • carla, Escola Municipal Mércia do Nascimento Dias , São Paulo - disse:
    carla.alb.85@gmail.com

    10/08/2013

    Cinco estrelas

    Incrível esta aula! Pena que não consegui acessar o aplicativo do capitão, quando solicita que clique no globo e na enciclopédia para acessar informações, não acontece nada! Alguém poderia me ajudar? Agradeço desde já!


  • bia, Angola - disse:
    anabeatriz.gatinh@gmail.com

    30/04/2013

    Cinco estrelas

    legal


  • lili, Bermuda - disse:
    laiininha_s1@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    muitooooooo booooom


  • Roselei Buratto, Escola Noss Senhora da Salette , Rio Grande do Sul - disse:
    rosebg2009@hotmail.com

    08/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei maravilhosa esta aula, aproveitando vou montar com meus alunos os MODELOS IMAGINÁRIOS DA ÓRBITA DA TERRA.......Fantástico. Parabéns.


  • Denise Canfield, ESCOLA JOAQUIM JOSÉ DA S. XAVIER - VAL DE SERRA , Rio Grande do Sul - disse:
    ametysta@gmail.com

    25/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito legal...parabéns!


  • Adriana, EM Pingo de Gente - Pólo , Mato Grosso do Sul - disse:
    adrianaribeirofarias@hotmail.com

    29/09/2011

    Cinco estrelas

    Realmente uma aula bem elaborada, mesclando ciência e ludicidade, uma forma maravilhosa de chamar a atenção dos alunos. Pode-se através desta aula além de discutir a formação das estações do ano, observar as alterações climáticas e as consequências causadas caso as estações fossem modificadas.


  • Fernanda, Laura Vicunha , Rio Grande do Sul - disse:
    nandadoamaral@ibest.com.br

    16/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões. Sempre é importante procurarmos novas ideias para enriquecer nossas aulas. Valeu!


  • Valdira Ribeiro de Carvalho, C. E. Roberto Sarney e U.I. Nazeu Oliveira Souza , Maranhão - disse:
    valdira.carvalho@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professor, gostei muito da elaboração da aula, dos recursos utilizados e das dicas para construção de um modelo simples para demonstração do processo de mudança das estações do ano.


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