Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


AOS TREZE: FAMÍLIA, FILHOS E AMIGOS DOS FILHOS.

 

01/12/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio do filme e das discussões, poderá aprender sobre a importância dos valores como o respeito e a ética na formação da personalidade do adolescente.

Duração das atividades
03 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários.
Estratégias e recursos da aula

FILME: AOS TREZE ( THIRTEEN)

Ficha técnica: 

Elenco: Evan Rachel Wood (Tracy); Holly Hunter (Melanie); Nikki Reed (Evie); Jeremy Sisto (Brady); Brady Corbet (Mason).
Direção: Catherine Hardwicke
Gênero: Drama
Duração: 100 min.

Sinopse: Aos Treze acompanha a transformação de Tracy (EVAN RACHEL WOOD), de uma brilhante estudante  que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém,Tracy entra em contato com a forte pressão dos grupinhos, e vê o poder de atração de Evie Zamora (NIKKI REED), conhecida como “a garota mais sexy da escola”. Evie representa tudo o que Tracy quer ser. Pouco a pouco Tracy consegue se transformar no ideal máximo de uma adolescente, até que os conflitos e desajustes começam a aparecer.... 

Observações.  O filme poderá ser exibido e discutido parcialmente em cada aula. Ou o professor pode passar o filme todo e deixar a discussão para a 3a e última aula.

INSTRUÇÕES:

Duas importantes questões são abordadas neste filme: o relacionamento familiar e a influência dos amigos na formação da personalidade do adolescente.

I. Baseando-se nestas duas vertentes proponha aos alunos uma discussão oral contemplando as seguintes temáticas:


Familiares de Tracy e as suas relações.

Relação da família da Tracy com a escola.

Relação da família da Tracy com a Evie.

Relação daTracy com a Evie.

Sentimentos despertados pelo filme.

Mensagem do filme.

II.Para os alunos registrarem no caderno:
1. Explique o título do filme.

2. Qual ou quais os motivos levaram Tracy a ser amiga de Evie? Comente sua resposta.

3. Cite 3 momentos do filme que mais chamaram sua atenção.

4. Escreva outro final para este filme e justifique sua resposta.

Avaliação

E se fosse você? Como você agiria?

Os alunos formam grupos de 5 elementos e dramatizam uma cena do filme. A cena pode ser escolhida pelo grupo. Os atores devem representar como agiriam se fossem eles as personagens daquela cena.

Os alunos que estão assistindo deverão identificar qual é a cena original do filme que está sendo dramatizada pelo grupo.

O professor pode avaliar em parceria com os alunos quais os fundamentos éticos que balizam a cena dramatizada.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.