01/12/2009
CLÁUDIA REGINA M. G. FERNANDES
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno, por meio do filme e das discussões, poderá aprender sobre a importância dos valores como o respeito e a ética na formação da personalidade do adolescente.
FILME: AOS TREZE ( THIRTEEN)
Ficha técnica:
Elenco: Evan Rachel Wood (Tracy); Holly Hunter (Melanie); Nikki Reed (Evie); Jeremy Sisto (Brady); Brady Corbet (Mason).
Direção: Catherine Hardwicke
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Sinopse: Aos Treze acompanha a transformação de Tracy (EVAN RACHEL WOOD), de uma brilhante estudante que ainda brinca com ursinhos de pelúcia e bonecas. Porém,Tracy entra em contato com a forte pressão dos grupinhos, e vê o poder de atração de Evie Zamora (NIKKI REED), conhecida como “a garota mais sexy da escola”. Evie representa tudo o que Tracy quer ser. Pouco a pouco Tracy consegue se transformar no ideal máximo de uma adolescente, até que os conflitos e desajustes começam a aparecer....
Observações. O filme poderá ser exibido e discutido parcialmente em cada aula. Ou o professor pode passar o filme todo e deixar a discussão para a 3a e última aula.
INSTRUÇÕES:
Duas importantes questões são abordadas neste filme: o relacionamento familiar e a influência dos amigos na formação da personalidade do adolescente.
I. Baseando-se nestas duas vertentes proponha aos alunos uma discussão oral contemplando as seguintes temáticas:
Familiares de Tracy e as suas relações.
Relação da família da Tracy com a escola.
Relação da família da Tracy com a Evie.
Relação daTracy com a Evie.
Sentimentos despertados pelo filme.
Mensagem do filme.
II.Para os alunos registrarem no caderno:
1. Explique o título do filme.
2. Qual ou quais os motivos levaram Tracy a ser amiga de Evie? Comente sua resposta.
3. Cite 3 momentos do filme que mais chamaram sua atenção.
4. Escreva outro final para este filme e justifique sua resposta.
E se fosse você? Como você agiria?
Os alunos formam grupos de 5 elementos e dramatizam uma cena do filme. A cena pode ser escolhida pelo grupo. Os atores devem representar como agiriam se fossem eles as personagens daquela cena.
Os alunos que estão assistindo deverão identificar qual é a cena original do filme que está sendo dramatizada pelo grupo.
O professor pode avaliar em parceria com os alunos quais os fundamentos éticos que balizam a cena dramatizada.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!