04/12/2009
Maria de Fátima dos Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a fazer equivalência de área entre polígonos e aplicar esses conceitos fazendo modificações na planta baixa de uma casa.
O aluno deverá ter noções de quarta e terceira proporcionais e média geométrica.
- Materiais necessários para realização da atividade
- Imagens de planta baixa de casas;
- Papel sulfite A4;
- Lapiseiras;
- Borracha;
- Par de esquadros;
- Compasso.
- Introdução ao tema
Professor, inicie a aula explicando os diferentes casos de equivalência de figura.
Resolva, juntamente com os alunos, alguns exercícios durante a explicação da matéria, para que possam perceber e diferenciar os tipos de equivalência.
- Atividade
Divida a turma em grupos de quatro alunos cada e distribua para cada grupo a planta baixa de uma casa. Você pode encontrar essas plantas em revistas de decoração ou em sites de construtoras de imóveis.
Proponha aos alunos que o proprietário do imóvel correspondente à planta baixa que eles têm em mão, está insatisfeito com a forma dos cômodos de sua casa e deseja fazer mudanças. Eles foram o grupo contratado para isso.
Esclareça que a área de cada cômodo da casa deverá ser mantida, as modificações serão feitas apenas em suas formas.
Peça para que as construções auxiliares sejam feitas em uma folha separada a ser entregue com a planta alterada por eles.
Avalie os alunos através do resultado final dos trabalhos, observando se conseguiram uma boa solução para o problema apresentado e se as construções foram feitas da maneira certa.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!