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DESENHO GEOMÉTRICO – MODIFICANDO UMA PLANTA BAIXA ATRAVÉS DE EQUIVALÊNCIA DE ÁREAS

 

04/12/2009

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá a fazer equivalência de área entre polígonos e aplicar esses conceitos fazendo modificações na planta baixa de uma casa.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos cada (200 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter noções de quarta e terceira proporcionais e média geométrica.

Estratégias e recursos da aula

- Materiais necessários para realização da atividade

- Imagens de planta baixa de casas;

            - Papel sulfite A4;

            - Lapiseiras;

            - Borracha;

            - Par de esquadros;

            - Compasso.

- Introdução ao tema

            Professor, inicie a aula explicando os diferentes casos de equivalência de figura.

            Resolva, juntamente com os alunos, alguns exercícios durante a explicação da matéria, para que possam perceber e diferenciar os tipos de equivalência.

- Atividade

            Divida a turma em grupos de quatro alunos cada e distribua para cada grupo a planta baixa de uma casa. Você pode encontrar essas plantas em revistas de decoração ou em sites de construtoras de imóveis.

            Proponha aos alunos que o proprietário do imóvel correspondente à planta baixa que eles têm em mão, está insatisfeito com a forma dos cômodos de sua casa e deseja fazer mudanças. Eles foram o grupo contratado para isso.

            Esclareça que a área de cada cômodo da casa deverá ser mantida, as modificações serão feitas apenas em suas formas.

            Peça para que as construções auxiliares sejam feitas em uma folha separada a ser entregue com a planta alterada por eles.

Avaliação

Avalie os alunos através do resultado final dos trabalhos, observando se conseguiram uma boa solução para o problema apresentado e se as construções foram feitas da maneira certa.

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